A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estatística – Aula 08 IMES – Fafica Curso de Psicologia Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estatística – Aula 08 IMES – Fafica Curso de Psicologia Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira"— Transcrição da apresentação:

1 Estatística – Aula 08 IMES – Fafica Curso de Psicologia Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira

2 Mediana 1.Dados agrupados Com intervalos de classe Exemplo: Determine a mediana da seguinte distribuição de frequência. Estaturas (cm) 1150 à à à à à à Estaturas (cm) 1150 à à à à à à )Primeiramente verificamos a metade do total de elementos; 2)O 20º elemento encontra-se na terceira classe (de 14º a 24º); 3)Como há 11 elementos nessa classe e o intervalo de classe é igual a 4, a mediana, a partir do limite inferior, será dada por:

3 Mediana Na realidade, efetuamos a seguinte operação: Estaturas (cm) 1150 à à à à à à

4 Mediana Outro exemplo: Determine a mediana da seguinte distribuição de frequência. Classes 10 à à à à à à 7005 Classes 10 à à à à à à

5 Moda É o valor que ocorre com maior frequência numa série de dados. Exemplo 3: Determine a moda da série cujos elementos são 1, 7, 8, 10, 15 e 16. Não há elemento com maior frequência, logo esta série não possui moda e é chamada de série amodal.

6 Moda 2.Dados agrupados Sem intervalos de classes Numa distribuição de frequência onde os dados se encontram agrupados mas não possuem intervalos de classe, a moda é o valor que possuir a maior frequência. Exemplo: Consideremos a distribuição relativa a 34 famílias de quatro filhos, tomando como variável o número de filhos do sexo masculino

7 Moda 2.Dados agrupados Com intervalos de classes A classe que possui a maior frequência é denominada classe modal. Logo, o valor dominante está compreendido entre os limites da classe modal. O método mais simples para o cálculo da moda é determinarmos o ponto médio da classe modal. Este valor é denominado moda bruta. Exemplo: Na seguinte distribuição, temos: Estaturas (cm) 1150 à à à à à à 17403

8 Moda Fórmula de Czuber Para o cálculo da moda, existem outros métodos mais elaborados como, por exemplo, o que faz uso da fórmula de Czuber.

9 Moda Exemplo Calcule a moda da seguinte distribuição de frequência: Classes 10 à à à à à à 7005 Antes de aplicarmos a fórmula podemos identificar suas variáveis:


Carregar ppt "Estatística – Aula 08 IMES – Fafica Curso de Psicologia Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google