A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 10 - Estatística 10.1 Introdução:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 10 - Estatística 10.1 Introdução:"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 10 - Estatística 10.1 Introdução:
A estatística é o ramo da Matemática Aplicada que estuda métodos para coleta, a organização, a análise e a interpretação de dados e informações que supostamente estão sendo estudadas ou pesquisadas.Veremos abaixo conceitos básicos fundamentais para entendermos sobre esses dados que são analisados e interpretados. População: Uma população é formada por todos elementos de um conjunto que têm uma característica comum.

2 10.1 Introdução: Amostra: É um subconjunto formado por alguns elementos extraídos de uma determinada população. Numa pesquisa que envolve pessoas, por exemplo, variáveis como sexo, esporte favorito, grau de instrução são variáveis QUALITATIVAS. Variáveis, como por exemplo, idade, altura, peso que caracterizam números são variáveis QUANTITATIVAS.

3 10.2 Frequência Absoluta e Frequência Relativa
Considere uma pesquisa com 525 pessoas sobre o esporte preferido. Cada pessoa tem apenas uma opção de escolha. Observe os resultados encontrados na tabela abaixo.

4 10.2 Frequência Absoluta e Frequência Relativa
O número de vezes que um valor da variável, da pesquisa, é citado representa a FA (Frequência Absoluta). O quociente entre a FA de uma variável e o total de citações de todas as variáveis da pesquisa é denominado FR (Frequência Relativa).

5 10.2 Frequência Absoluta e Frequência Relativa
As variáveis como peso e altura, por exemplo, podem possuir valores não inteiros. São chamadas de variáveis contínuas. Numa pesquisa que contém variáveis contínuas, é utilizado o agrupamento de dados por faixas que recebe o nome de CLASSES. Veja: Idade em anos de cada chefe de família:

6 10.3 Gráficos Em uma pesquisa, os gráficos estatísticos são uma forma de apresentação dos dados pesquisados. Observe alguns tipos de gráficos: Gráfico de linhas

7 10.3 Gráficos Gráfico de barras

8 10.3 Gráficos Gráfico de setores

9 10.4 Medidas de tendência central
Média Aritmética: é o quociente entre a soma dos valores observados e o número de observações.

10 10.4 Medidas de tendência central
Moda: São os valores que aparecem com maior freqüência no conjunto de valores observados. Considerando o grupo de valores abaixo, a nota que aparece com maior frequência é a nota de R$ 2,00.

11 10.4 Medidas de tendência central
Mediana: De um grupo de valores previamente ordenados de modo crescente ou decrescente, é o valor que divide esse grupo de valores em duas partes com o mesmo número de termos. Veja os exemplos:

12 10.4 Medidas de tendência central
Mediana: Se a sequência for um número par de termos, a mediana será a média aritmética entre os termos centrais


Carregar ppt "Capítulo 10 - Estatística 10.1 Introdução:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google