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MATEMÁTICA APLICADA ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais.

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Apresentação em tema: "MATEMÁTICA APLICADA ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais."— Transcrição da apresentação:

1 MATEMÁTICA APLICADA ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais

2 Análise de Dados – Noções de Estatística I Por que estudar Estatística? O desenvolvimento do raciocínio estatístico é extremamente útil em aplicações de caráter científico, comercial, etc. A estatística é excelente na organização e quantificação de dados. A estatística é um instrumento de grande utilidade na tomada de decisão.

3 Análise de Dados – Noções de Estatística I Estatística – Definição Ciência que estuda elementos de pesquisa ou modelos probabilísticos. Através deste estudo tenta estimar ou prever a ocorrência de experimentos futuros dependendo da situação estudada. ESTATÍSTICA DESCRITIVA OU DEDUTIVA INFERENCIAL OU INDUTIVA PROBABILIDADE

4 Análise de Dados – Noções de Estatística I CONCEITOS BÁSICOS Exercício 3 – Pág. 60 Parâmetros Estatísticas ou Estimadores PROBABILIDADE

5 Análise de Dados – Noções de Estatística I VARIÁVEL: Característica que se estuda em uma população. VARIÁVEL QUALITATIVA Expressa por atributos Ex: Estado Civil, Grau de Escolaridade QUANTITATIVA Expressa por números Ex: Salário, Idade

6 Análise de Dados – Noções de Estatística I VARIÁVEL QUALITATIVA ORDINAL Obedecem a uma relação de ordem Ex: Grau de Escolaridade, Classe Social NOMINAL Não obedece nenhuma ordem Ex: Estado Civil

7 Análise de Dados – Noções de Estatística I Exercícios 1 e 2 – Págs. 59 e 60 VARIÁVEL QUANTITATIVA DISCRETA Assumem somente valores inteiros Ex: número de nascimentos, alunos de uma sala de aula CONTÍNUA Podem assumir qualquer valor, fracionário ou inteiro Ex: Idade, altura, peso

8 Análise de Dados – Noções de Estatística I DADOS BRUTOS: Conjunto dos dados coletados numéricos obtidos após crítica dos valores coletados. Rol: Disposição dos dados brutos em ordem crescente ou decrescente. Ex: Notas de 20 alunos em uma prova de Física. DADOS BRUTOS ROL

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10 Análise de Dados – Noções de Estatística I Distribuição de Frequência: forma resumida de apresentação dos dados de maneira que, para cada dado apresentado informamos a sua frequência de observação. Tabelas de Distribuição de Frequências CLASSES Dados Discretos (pequenas amostras) INTERVALOS DE CLASSES Dados Contínuos Dados Discretos (grandes amostras)

11 Análise de Dados – Noções de Estatística I Distribuição de Frequências para dados Discretos Ex: Notas de 20 alunos em uma prova de Matemática. DADOS BRUTOS ROL

12 Análise de Dados – Noções de Estatística I Classe: Cada um dos resultados obtidos para uma determinada variável. Frequência Simples ou Absoluta de uma Classe ( ): quantidade de dados observados naquela classe.

13 Análise de Dados – Noções de Estatística I Frequência Relativa de uma Classe ( ): Indica a comparação entre e o total pesquisado.

14 Análise de Dados – Noções de Estatística I Frequência Absoluta Acumulada ( ): é a soma das frequências simples ou absolutas das classes anteriores e da classe atual.

15 Análise de Dados – Noções de Estatística I Frequência Relativa Acumulada ( ): é a soma das frequências relativas das classes anteriores e da classe atual.

16 Análise de Dados – Noções de Estatística I Distribuição de frequências para dados contínuos Normalmente são utilizados os intervalos de classe (intervalos de variação da variável). Amostra com a Massa Corporal de 20 pessoas CLASSESFREQUÊNCIA (fi) TOTAL20

17 Análise de Dados – Noções de Estatística I Tipos de Intervalos de Classe a) Fechado à esquerda e fechado à direita a I-I b ou [a,b] b) Fechado à esquerda e aberto à direita a I- b ou [a,b[ c) Aberto à esquerda e fechado à direita a -I b ou ]a,b] d) Aberto à esquerda e Aberto à direita a - b ou ]a,b[ Amostra com a Massa Corporal de 20 pessoas CLASSESFREQUÊNCIA (fi) TOTAL20

18 Análise de Dados – Noções de Estatística I Distribuição de Frequências para dados Contínuos. Ex: Dados referentes à altura (em m) de 40 alunos de uma sala de aula.

19 Análise de Dados – Noções de Estatística I Procedimento: n (nº de elementos da amostra) = 40 Alunos R (Amplitude total da amostra) R = Xmaior – Xmenor = 1,73 – 1,50 = 0,23 Se n < 25, K = 5 Classes. Caso contrário, K (Número de classes) = K = h (Amplitude das classes)

20 Análise de Dados – Noções de Estatística I

21 Ponto Médio de um Intervalo de Classe: Média aritmética entre os limites inferior e superior de um intervalo de classe.

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24 Análise de Dados – Interpretação de Gráficos I Gráficos Estatísticos O gráfico é um instrumento que possibilita transmitir o significado de planilhas ou tabelas complexas de uma forma mais eficiente e mais simples. a) Simplicidade o gráfico deve ser destituído de detalhes de importância secundária, assim como de traços desnecessários que possam levar o observador a uma análise com erros; b) Clareza: o gráfico deve possibilitar uma interpretação correta dos valores representativos do fenômeno em estudo; c.)Veracidade: o gráfico deve expressar a verdade sobre o fenômeno em estudo, ou seja, cálculos devem coincidir com as marcações.

25 Análise de Dados – Interpretação de Gráficos I Tipos de Gráficos Gráficos em Linha ou Segmentos Utiliza uma linha poligonal para representar os dados. Utilizado principalmente para mostrar crescimento, decréscimo ou estabilidade.

26 Análise de Dados – Interpretação de Gráficos I Tipos de Gráficos Gráficos em Colunas ou em Barras É a representação de uma série por meio de retângulos, dispostos verticalmente (em colunas) ou horizontalmente (em barras).

27 Análise de Dados – Interpretação de Gráficos I Tipos de Gráficos Gráficos em Colunas ou em Barras Muito utilizado quando as variáveis seguem uma ordem.

28 Análise de Dados – Interpretação de Gráficos I Tipos de Gráficos Gráficos em Colunas ou em Barras Esse tipo de gráfico é geralmente empregado quando queremos representar, simultaneamente, dois ou mais fenômenos estudados como propósito de comparação.

29 Análise de Dados – Interpretação de Gráficos I Tipos de Gráficos Gráficos em Setores (Pizza) Empregado sempre que desejamos ressaltar a participação do dado no total. O total é representado pelo círculo, que fica dividido em tantos setores quantas são as partes.


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