A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFA. LUCILA PESCE - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFA. LUCILA PESCE - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)"— Transcrição da apresentação:

1 PROFA. LUCILA PESCE - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência) do sujeito e da humanidade resultam de um processo sócio-histórico. - Desenvolvimento: do intersubjetivo (de fora - exógeno) para o intrasubjetivo (para dentro - endógeno). Daí a importância da cultura. - Tipos de conceito: * cotidianos: presentes na vida diária e formulados via linguagem. * científicos: formulados a partir da aprendizagem sistematizada (escola). VYGOTSKY ( )

2 PROFA. LUCILA PESCE Quatro entradas para o desenvolvimento: - Filogênese: história da espécie animal, definindo limites e possibilidades de desenvolvimento psicológico. Plasticidade do cérebro humano. - Ontogênese: desenvolvimento de um indivíduo de uma determinada espécie. Ligado à filogênese. - Sociogênese: história da cultura na qual o sujeito está inserido. As formas de funcionamento cultura constituem o desenvolvimento humano. - Microgênese: cada fenômeno psicológico tem sua própria história. A percepção das singularidades de cada sujeito cognoscente rompe com o primado determinista presente nas 3 entradas acima. Mediação simbólica: a relação do homem com o mundo é mediada por instrumentos (natureza concreta) e por signos (natureza simbólica).

3 PROFA. LUCILA PESCE Pensamento e linguagem: - Os signos são construídos culturalmente. - Língua: principal instrumento de representação simbólica. - Através do intercâmbio social, via linguagem, a criança vai da inteligência prática (plano concreto, sem mediação simbólica) para a inteligência abstrata (plano simbólico). - Funções da linguagem: * comunicação (também entre os animais). * visão de mundo (pensamento generalizante) - o ato de nomear é o ato de classificar e, por conseguinte, de generalizar e abstrair. - Linguagem: organizadora do pensamento.

4 PROFA. LUCILA PESCE Linguagem: - Importante ferramenta psicológica, pois interfere no desenvolvimento e na estrutura das funções psicológicas superiores (consciência). - Função planejadora da fala: instrumento do pensamento. - O significado da palavra transforma-se com o desenvolvimento do sujeito. - Língua como sistema simbólico básico de todos os homens, pois permite ao sujeito formular conceitos, abstrair e generalizar a realidade, mediante complexas atividades mentais. - A abstração e a generalização liberta o sujeito da experiência concreta. Isso tanto mais ocorre, quanto mais há interação.

5 PROFA. LUCILA PESCE Etapas da fala: - Socializada: função comunicativa inicial (de fora para dentro). - Egocêntrica: a fala da criança para si própria (ocorre sempre que a criança está em situação de dificuldade cognitiva - linguagem como instrumento do pensamento). - Interior: a criança incorpora o sistema simbólico no seu aparato psicológico, com o suporte da língua.

6 PROFA. LUCILA PESCE Nível de desenvolvimento real: revela a possibilidade de uma atuação independente do sujeito (o que a criança já faz sozinha). Nível de desenvolvimento proximal: revela a possibilidade de atuação do sujeito, a partir da intervenção do outro. ZDP Intervenção pedagógica deve ocorrer na ZDP. Para Vygosky, a aprendizagem promove o desenvolvimento. Vygotsky: a criança se desenvolve porque aprende. Piaget: a criança aprende porque se desenvolve.

7 PROFA. LUCILA PESCE Processo: tão importante quanto o produto. ZDP Avaliação: dos níveis de desenvolvimento real e proximal, para melhor intervir. Professor: mediador, cujas intervenções contribuem para o fortalecimento das funções psicológicas ainda não consolidadas. Aprendizagem: influencia o desenvolvimento.

8 PROFA. LUCILA PESCE Questões para discussão: 1. Que implicações a teoria de Vygostky traz para a sua reflexão sobre os fundamentos epistemológicos de cursos em EaD? 2. Apresente pelo menos um conceito da teoria de Vygotsky, que em sua opinião poderia estar presente no projeto em EaD. Fontes: A relação desenvolvimento-aprendizagem na teoria de Vygotsky Vídeo: Lev Vygotsky (por Marta Kohl). Coleção Grandes Educadores. S. P.: Atta Mídia e Educação


Carregar ppt "PROFA. LUCILA PESCE - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google