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Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 05 IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 3º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira

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Apresentação em tema: "Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 05 IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 3º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 05 IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 3º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira

2 Adição (sem reserva) utilizando o material dourado Exemplo 1) Utilizando as peças do material dourado efetue

3 Adição (com reserva) utilizando o material dourado Exemplo 2) Utilizando as peças do material dourado efetue

4 Subtração (sem empréstimo) utilizando o material dourado Exemplo 3) Utilizando as peças do material dourado efetue 478 – –

5 Subtração (com empréstimo) utilizando o material dourado Exemplo 4) Utilizando as peças do material dourado efetue 424 – 268. –

6 Propriedades da Adição I Propriedade Comutativa A ordem das parcelas não altera a soma ou total. Situação-problema 1) Mário tem 5 bolinhas azuis e ganhou 4 bolinhas vermelhas. Quantas bolinhas Mário possui ao todo? = 9 Situação-problema 2) Mário tem 4 bolinhas vermelhas e ganhou 5 bolinhas azuis. Quantas bolinhas Mário possui ao todo? = 9

7 Propriedades da Adição II Propriedade Associativa A ordem da adição das parcelas não altera a soma ou total. Situação-problema) Janaína tem 4 selos verdes, 2 selos amarelos e 3 selos rosas. Quantas selos Janaína possui ao todo? (4 + 2) + 3 = = 9 4 +(2 + 3) = = 9 (4 + 3) + 2 = = 9

8 Propriedades da Adição III Propriedade do Elemento Neutro Adicionar zero a uma parcela não altera seu valor. Situação-problema) Paulo tinha 6 maçãs. Não ganhou mais nenhuma. Com quantas maçãs Paulo ficou? = 6

9 Explorando as propriedades da adição Exercício) Efetue = = Propriedade Comutativa = ( ) = = Propriedade Associativa = 810 Propriedade Elemento Neutro

10 Incentivando o cálculo mental Exercício) Efetue 572 – = 183 Exercício) Efetue 631 – = 153

11 Quadrados Mágicos Um quadrado é considerado mágico quando a soma de cada linha, de cada coluna e de cada diagonal resulta sempre no mesmo resultado

12 Triângulo Mágico Exercício) Disponha os números de 1 a 9 no diagrama abaixo, de forma que a soma de cada linha sempre resulte em

13 Estrela Mágica Exercício) Na estrela a seguir a soma de cada linha sempre resulta em 24. Desta forma, complete corretamente as lacunas

14 Para refletir 1)Escreva o procedimento necessário para efetuar uma adição sem reserva utilizando o material dourado. 2)Um aluno está com dificuldades em aprender a adição com reserva. Como o material dourado pode auxiliá-lo na superação desta dificuldade específica? 3)Numa determinada escola não há disponível material dourado para o professor. Como este poderá ensinar a subtração sem empréstimo para seus alunos usando os mesmos princípios? 4)Como a manipulação das peças do material dourado pode diminuir as dificuldades na aprendizagem da subtração com empréstimo perante os alunos? 5)Como um professor pode validar a propriedade comutativa da adição perante seus alunos? 6)Qual o significado dos parênteses numa expressão numérica? 7)Utilizando as propriedades da adição, efetue )Utilizando a reta numérica efetue 851 – )Qual a principal intenção em utilizar as chamadas “figuras mágicas” no ensino de adição?


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