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Principais Fatos e Números BRAZIL População: 200 milhões PIB*: US$ 2,7 trilhões (2011) Brasil Minas Gerais Região Metropolitana de Belo Horizonte Classificado.

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2 Principais Fatos e Números BRAZIL População: 200 milhões PIB*: US$ 2,7 trilhões (2011) Brasil Minas Gerais Região Metropolitana de Belo Horizonte Classificado como a 6ª maior economia em 2011, esperando chegar à 5ª posição até ª maior economia dentre os 27 Estados Brasileiros. 3 ª maior população urbana no Brasil. * Fonte: BCB, IBGE,FJP e estimativas pela BDMG. População: 20 milhões (10% do Brasil) PIB*: U$ 200 bilhões (9,5% do Brasil) População: 5,2 milhões (25% de MG) PIB*: US$ 70 bilhões (35% de MG)

3 BRAZIL Região Metropolitana de Belo Horizonte 1.Classificada como a primeira entre todas as Regiões Metropolitanas do Brasil nos critérios de renda e crescimento de emprego. ( )* 2.Classificada como a 28ª Região Metropolitana entre outras 200 em nível global, nos critérios de renda e crescimento de emprego.* * Fonte: Brookings Institution Global Metro Monitor

4 América do Sul Brasil Minas Gerais Belo Horizonte Minas Gerais Visão: Visão: transformar Minas Gerais no melhor Estado Brasileiro para viver e investir até Aumentar os investimentos em infraestrutura pública, através de parceiros privados. Buscar parceiros internacionais para investir conjuntamente em negócios locais. Ser uma região competitiva na Nova Economia. Investimentos estimados de 2003 a 2011 USD 200 bilhões Novas vagas de emprego estimadas jobs

5 ECONOMIA - PIB em 2011: USD 200 bilhões - Exportações em 2011: US$ 42 bilhões - Segundo maior parque industrial no país. - Líder no Brasil em mineração, metalurgia, produção de cimento, cafeicultura, engenharia, consultoria gerencial etc. SOCIAL - População: 20 milhões de habitantes - Crianças na escola: 2,6 milhões - 18 mil alunos no ensino fundamental faculdades/universidades INFRAESTRUTURA Km de estradas Km de ferrovias - 66 aeroportos: um aeroporto internacional e industrial - Ampla rede de telecomunicações: 6,04 milhões de linhas fixas e 20,8 milhões de linhas móveis. TERRITÓRIO Km² - Maior que alguns países como a França, Suécia e Espanha. Principais Números

6 Um Centro Multimodal no Brasil

7 Projeto de Implementação da Infraestrutura Plano Macroestrutural Minas Gerais como o 1º Corredor de Tecnologia Multimodal Vetor Norte da RMBH

8 Projeto básico e executivo do segundo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Tancredo Neves S ITUAÇÃO Contratação do projeto básico e executivo realizada. Início das atividades pelo Consórcio Concremat-Themag. Finalização das obras prevista para O Estado de Minas Gerais abriu licitação para o novo acesso ao complexo Aeroportuário. Valor: U$ 150,000, T ERMINAL II DO AITN A construção do segundo terminal de passageiros do AITN visa ampliar a capacidade operacional do aeroporto, em consonância com a previsão de crescimento do número de passageiros, apurada em estudo realizado pela Changi Consultants. O terminal II estará capacitado para 10 milhões de passageiros/ano.

9 Investimento Projeto Básico e Executivo US$ 5,500, Valor preliminar de obras (estimativa): US$330,000,000.00

10 Estudo do traçado da conexão ferroviária de BH ao AITN O PORTUNIDADES DE NEGÓCIOS / INVESTIMENTOS PPP ou concessão para a construção e operação da linha. Operadora para a plataforma logística. E STUDO DE VIABILIDADE DE VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS ( VLT ) – FEV E PLATAFORMA LOGÍSTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR Estudo elaborado através de uma consultoria espanhola, cujo escopo é a análise de viabilidade de implementação da linha de média capacidade sobre trilhos ligando o Aeroporto Internacional Tancredo Neves ao Centro da Cidade. Doação do Governo Espanhol (FEV) para elaboração do estudo.

11 Situação E STUDO ENTREGUE EM MARÇO DE Investimento total US$750,000.00

12 Plataforma multimodal de transportes. S ITUAÇÃO 1 ª P LATAFORMA L OGÍSTICA M ULTIMODAL DE T RANSPORTES DA RMBH O projeto da Plataforma Multimodal tem como finalidade a criação de uma área em que diferentes operadores logísticos possam operar de forma integrada e eficiente, com capacidade de concentração e desconcentração de cargas e de geração de sinergias muito superior às zonas industriais convencionais visando à melhoria da logística de distribuição da RMBH. Negociação com a CODEMIG para viabilização do projeto.

13 Investimento Total US$500,000, P OSSIBILIDADE DE PPP

14 Um centro de compras focado no mercado varejista, dois hotéis, uma faculdade de moda e um centro de convenções O PORTUNIDADES DE NEGÓCIOS / INVESTIMENTOS Atração de lojistas de diversas partes de Minas Gerais e do Brasil. F ASHION C ITY Localizado numa área de 400 mil metros quadrados o megaempreendimento será construído em Pedro Leopoldo, na divisa com Confins, a quatro quilômetros do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. O projeto envolve a construção de um centro de compras focado no mercado varejista, dois hotéis, uma faculdade de moda e um centro de convenções. O Masterplan do Projeto Fashion City foi desenvolvido pelo renomado escritório Andre Sá e Francisco Mota Arquitetos, especializados em shoppings. Os principais objetivos do BH Fashion City são receber as edições do Minas Trend Preview e funcionar como um espaço permanente de showrooms.

15 Situação I NÍCIO DAS OBRAS PREVISTAS PARA C ONCLUSÃO DAS OBRAS PREVISTA PARA Investimento total A PROXIMADAMENTE U$ ,00 NOS PRÓXIMOS 3 ANOS.

16 A EROPORTO I NTERNACIONAL T ANCREDO N EVES – AITN A DMINISTRADORA ATUAL : INFRAERO Plano Diretor já aprovado pela INFRAERO Concepção: Changi Airport Consultants Oportunidade Potencial de Negócio: PPP ou Concessão ainda não anunciada DEPENDE DE DECISÃO DO GOVERNO FEDERAL Iniciativa: SAC - Secretaria de Aviação Civil e INFRAERO

17 Investimento para os Próximos 20 anos: U$ 1,000,000,000.00

18 P ROGRAMA DE P ARCERIA P ÚBLICO -P RIVADA DE M INAS G ERAIS

19 S ITUAÇÃO O Governo de Minas Gerais acredita firmemente que o setor privado pode ser um motor poderoso no desenvolvimento social e econômico. Esta é uma das razões pela qual tem havido um comprometimento firme para promover um Programa de PPP, baseado nos princípios da transparência, boa governança, eficiência e busca pelo Value for Money. Este comprometimento produziu resultados impressionantes. Somos o Estado no Brasil que mais tem contratos. Temos também uma linha de projetos muito robusta a ser lançada no mercado, que somam cerca de US$ 5 bilhões em valor de capital para os próximos três anos. Acima de tudo, estes resultados se basearam num esforço firme para desenvolver e manter uma equipe profissional e capaz. Isto conduz à confiança e à previsibilidade, que são fatores-chave para atrair mais investidores e melhores operadores para os nossos projetos de infraestrutura. Os slides que se seguem são um breve resumo dos projetos que pretendemos lançar nos próximos dez meses.

20 G ERAÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DO LIXO NA Á REA M ETROPOLITANA DE B ELO H ORIZONTE O projeto envolve o desenho, implantação, manutenção e funcionamento de várias estações de transferência de resíduos sólidos e de duas usinas para processar o lixo doméstico sólido, gerado por 44 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O PORTUNIDADE DE N EGÓCIO O investidor terá uma oportunidade para participar da licitação de um contrato com prazo de 30 anos, com tecnologia flexível. A licitação selecionará a melhor proposta, baseada numa cobrança unitária paga pelo Governo, bem como na melhor solução ambiental oferecida pela tecnologia escolhida. O governo arcará com 70% do risco de demanda de longo prazo.

21 N ÚMEROS B ÁSICOS S ITUAÇÃO Investimento previsto: US$ 200 MM População: 2,3 milhões Lixo gerado: – toneladas/dia A elaboração do projeto estará concluída em janeiro de O edital será emitido até fevereiro de 2013.

22 G ESTÃO DE Á REAS A MBIENTALMENTE PROTEGIDAS Os parques estaduais mais importantes serão concessionados ao setor privado. O projeto exigirá níveis de proteção ambiental sofisticados, além da possibilidade de se obter receita comercial com utilização de marcas e serviços turísticos. O PORTUNIDADES DE E MPREGO Investir em áreas ambientalmente protegidas, próximas às áreas urbanas com claro apelo turístico, compartilhando os riscos de demanda com o Governo Estadual e associando a própria marca com políticas verdes.

23 N ÚMEROS B ÁSICOS S ITUAÇÃO Investimento estimado: US$ 50 MM Área: 200 hectares A elaboração do projeto estará concluída em fevereiro de O edital será emitido até junho de 2013.

24 C ENTRO DE C ONVENÇÕES DE B ELO H ORIZONTE O Governo irá se associar aos investidores privados na implantação de um centro de convenções, que estará integrado a uma instalação para exposição agrícola, o que representará um dos maiores centros de convenções da América Latina. O PORTUNIDADE DE N EGÓCIO Parceria com o Governo num ambiente de risco relativamente baixo para projetar, financiar, construir, operar e transferir o centro de convenções/instalação para exposição agrícola, assim como operar uma série de empresas comerciais na área circunvizinha.

25 N ÚMEROS B ÁSICOS S ITUAÇÃO Investimento estimado: US$ 150 MM Área: 9,8 hectares A elaboração do projeto estará concluída em março de O edital será emitido até abril de 2013.

26 O R ODOANEL N ORTE DE B ELO H ORIZONTE O Rodoanel Norte do Anel Rodoviário Metropolitano é um projeto verde que atravessará oito cidades, sendo considerado uma das maiores obras de infraestrutura da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Possibilitará o fluxo da produção metropolitana, aliviando o anel rodoviário atual que, com o tempo, tornou-se uma via expressa urbana. O PORTUNIDADE DE N EGÓCIO O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) foi publicado para verificar o interesse das empresas privadas no projeto e obter estudos de viabilidade. Existe uma oportunidade para participação nestes Estudos de viabilidade e, mais ainda, participar da licitação para a concessão do Rodoanel.

27 N ÚMEROS B ÁSICOS S ITUAÇÃO Investimento estimado: US$ 600MM Extensão: 68 Km O prazo final para empresas expressarem o seu interesse é março de O edital deverá ser emitido em maio de 2013.

28 S ISTEMA F ERROVIÁRIO R EGIONAL DE P ASSAGEIROS A Área Metropolitana de Belo Horizonte está entrecortada por diversas redes ferroviárias, tradicionalmente usadas para o transporte de cargas. Considerando-se a necessidade de expandir as redes de mobilidade, estas linhas de transporte de carga serão adaptadas e, em alguns casos, duplicadas para permitir a operação de linhas regulares de passageiros através da área metropolitana. O PORTUNIDADE DE N EGÓCIO Projetar, financiar, construir e operar linhas de passageiros (incluindo os trens) na área metropolitana num acordo tipo concessão/PPP. Os riscos de demanda e financeiros serão arcados parcialmente pelo setor público.

29 N ÚMEROS B ÁSICOS S ITUAÇÃO Investimento estimado: US$ 700 MM Extensão: 530 Km O prazo final para empresas expressarem o seu interesse é janeiro de A solicitação de proposta deverá ser emitida em julho de 2013.

30 M AIS INFORMAÇÕES PODEM SER OBTIDAS EM : WWW. PPP. MG. GOV. BR


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