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Speed Reader® American Seminars – Vitaes Page - Todos os Direitos Reservados.

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Apresentação em tema: "Speed Reader® American Seminars – Vitaes Page - Todos os Direitos Reservados."— Transcrição da apresentação:

1 Speed Reader® American Seminars – Vitaes Page - Todos os Direitos Reservados

2 Speed Reader® - Leitura Dinâmica Introdução Primeira lição Exercícios especiais de leitura (leia com atenção antes de começar) Segunda lição Terceira lição Quarta lição lenta MédiaRápida lenta Média Rápida lenta Média Rápida lenta Média Rápida Quinta lição Textos para Exercitação Fechar Sexta lição lenta Média Speed Reader® American Seminars – Vitaes Page - Todos os Direitos Reservados

3 Speed Reader® - Speed Reader® - Textos para Exercitação A Lenda do Monge e do Escorpião A carroça vazia O velho, o menino e o burro A borboleta no casulo As pedras grandes e o vaso Milho bom O empréstimo 5 Que tipo de pessoas vive neste lugar? 8 Speed Reader® American Seminars – Vitaes Page - Todos os Direitos Reservados

4 A maioria das pessoas, quando perguntada, diz que não gosta de ler, porque isto lhes dá sono. Na verdade, não é a leitura que dá sono, e sim o modo como ela é realizada. Devido ao modo como aprenderam a ler, as pessoas ficam com hábitos prejudiciais de leitura, tais como: sub vocalização (leitura com os lábios ou com a garganta); leitura linear (palavra por palavra); leitura desatenta (com constantes re leituras do mesmo trecho, e uma baixa retenção do conteúdo lido). Também em razão deste tipo de leitura, as pessoas acostumam se a ler pouco, o que acarreta um pequeno repertório de palavras. Assim, qualquer palavra que desconheçam (devido à pouca leitura) provoca lhes um desconforto interno inconsciente, que elas procuram racionalizar (explicar) dizendo para si próprias e para os outros que não gostam muito de ler. Introdução Speed Reader® - Leitura Dinâmica

5 Existem, então, dois motivos básicos pelos quais você lê errado: 1) o modo como aprendeu a ler; 2) ler de modo inconstante. Na verdade, um decorre do outro: você lê pouco, devido ao modo como aprendeu a ler. É claro que isto não significa que não saiba ler; isto significa apenas que, em sua aprendizagem, foi imposto um limite à sua velocidade de leitura, limite este que você jamais tentou superar. Quando se ensina uma criança (ou adulto) a ler, as palavras são divididas em sílabas, para facilitar a aprendizagem da leitura. Além disso, as palavras são lidas em voz alta, sílaba por sílaba. Infelizmente, depois de aprendida a leitura, a maioria das pessoas continua a ler fazendo esta vocalização das palavras, mesmo que silenciosamente. Na verdade, este é o maior obstáculo à leitura rápida. Os motivos

6 Para aprender a ler dinamicamente, de um modo veloz e produtivo, você deve mudar o seu método de leitura, o que se pode conseguir com um treinamento especial. Primeiro, você deve perder o hábito de sub vocalizar as palavras. Depois, deve habituar se a enxergar o conjunto de palavras, ao invés das palavras isoladas. À medida que progredir nos exercícios, você conseguirá enxergar blocos cada vez maiores de palavras de uma só vez. Com os exercícios de atenção, aprenderá a aumentar a sua atenção durante a leitura, o que fará que retenha cada vez mais o conteúdo do que ler. A velocidade que conseguir atingir, a par desta retenção de conteúdo, darão um prazer cada vez maior às suas leituras. Faça os exercícios progressivamente, sem pressa e sem pular nenhum, de modo persistente. Escolha um lugar sossegado, e procure colocar se de modo relaxado e receptivo, confiando que irá conseguir o que deseja.

7 De início, para evitar que você procure vocalizar as palavras que irá ler, coloque um lápis entre os dentes, e empurre a língua contra eles, durante a leitura das palavras que fará a seguir. Você irá usar o lápis nos quatro primeiros exercícios. O que você deve fazer, é procurar ver (e reconhecer) a palavra de uma única vez, olhando sua parte central. Faça apenas cinco movimentos dos olhos por linha, levando os de uma só vez, bem rápido, ao meio da palavra seguinte (a linha toda deve ser lida no menor tempo possível de três a quatro segundos, por exemplo, para começar). Mantenha o lápis apertado entre os dentes, enquanto lê. Passe para o exercício seguinte somente quando puder reconhecer em um só olhar cada palavra do exercício anterior (importante: fique com os olhos bem abertos, mas sem forçá los, durante a leitura). Speed Reader® - Speed Reader® - Exercícios Especiais de Leitura

8 Repetindo a lição!

9 Primeira lição lenta véupazsuafelemairalerviaara puasolatamelfialerpãoluz ave temecotal piatiluvasalelo uma cal teu pardia céu mãoamaelolei ser som tez malsul lar que voz não mil tri bom mar pão tua rei nua véu barsim giz til lei noz 137 zuf 453 çpp mytqip 290 cxp ewi cvue4t i9w qp9 82w ccw23q m9p 4r5 wsa 5ewstv

10 Você conseguiu ler todas as palavras da lição? Desejo Repetir a lição. Quero ir para uma lição mais rápida Voltar ao menu inicial

11 Repetindo a lição!

12 Primeira lição média véupazsuafelemairalerviaara puasolatamelfialerpãoluz ave temecotal piatiluvasalelo uma cal teu pardia céu mãoamaelolei ser som tez malsul lar que voz não mil tri bom mar pão tua rei nua véu barsim giz til lei noz 137 zuf 453 çpp mytqip 290 cxp ewi cvue4t i9w qp9 82w ccw23q m9p 4r5 wsa 5ewstv

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14 Repetindo a lição!

15 Primeira lição rápida véupazsuafelemairalerviaara puasolatamelfialerpãoluz ave temecotal piatiluvasalelo uma cal teu pardia céu mãoamaelolei ser som tez malsul lar que voz não mil tri bom mar pão tua rei nua véu barsim giz til lei noz 137 zuf 453 çpp mytqip 290 cxp ewi cvue4t i9w qp9 82w ccw23q m9p 4r5 wsa 5ewstv

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17 Repetindo a lição!

18 Segunda lição lenta bolaselo fila cama molaanelfacasomatira penavela sono hora pano balamotoazultema cola sodaaltar rotacoma time malalona saco veiaaval lodoramo nora lima zona solaneto cavalata tela miramola vila zeta pote caro lama bela nata tora ratocova seno tela sino silotolo pena roma cano pera vidagelopata peol bcvfwrye ewsd mdio 3e4i 3er4 wsdr34m9 mds9 12lo opde 3ert2es5 32wt mop9 fre8 09er

19 Desejo repetir a lição. Quero ir para uma lição mais rápida Voltar ao menu inicial

20 Repetindo a lição!

21 Segunda lição média bolaselo fila cama molaanelfacasomatira penavela sono hora pano balamotoazultema cola sodaaltar rotacoma time malalona saco veiaaval lodoramo nora lima zona solaneto cavalata tela miramola vila zeta pote caro lama bela nata tora ratocova seno tela sino silotolo pena roma cano pera vidagelopata peol bcvfwrye ewsd mdio 3e4i 3er4 wsdr34m9 mds9 12lo opde 3ert2es5 32wt mop9 fre8 09er

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23 Repetindo a lição!

24 Segunda lição rápida bolaselo fila cama molaanelfacasomatira penavela sono hora pano balamotoazultema cola sodaaltar rotacoma time malalona saco veiaaval lodoramo nora lima zona solaneto cavalata tela miramola vila zeta pote caro lama bela nata tora ratocova seno tela sino silotolo pena roma cano pera vidagelopata peol bcvfwrye ewsd mdio 3e4i 3er4 wsdr34m9 mds9 12lo opde 3ert2es5 32wt mop9 fre8 09er

25 Você conseguiu ler todas as palavras da lição? Desejo repetir a lição! Quero ir para a Próxima Etapa Voltar ao menu inicial

26 Repetindo a lição!

27 Terceira lição lenta atira sinal selar vigia somarvocal lavar tirar tomar cintoteima colar caixa aviso tremacreme troca fraco molhaevitabolhapilha acata sente feriraromapasta limarmontanatalafere ponta ativa votar bócionorte mirar razão calma anelaviolavalortrotegreta fraco gritofruirhéliopolirtratotrono primo zunir focar calaraleta frevo cravo vidro remar evt89 wcrdt mod09 niruidrfd67nmd8imidopmfgod435rd edry73e5o0 m87dd mdoti eerw4 iiofrer45tmd8ri u7fd9 erd67 4d7uf jv32u

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29 Repetindo a lição!

30 Terceira lição média atira sinal selar vigia somarvocal lavar tirar tomar cintoteima colar caixa aviso tremacreme troca fraco molhaevitabolhapilha acata sente feriraromapasta limarmontanatalafere ponta ativa votar bócionorte mirar razão calma anelaviolavalortrotegreta fraco gritofruirhéliopolirtratotrono primo zunir focar calaraleta frevo cravo vidro remar evt89 wcrdt mod09 niruidrfd67nmd8imidopmfgod435rd edry73e5o0 m87dd mdoti eerw4 iiofrer45tmd8ri u7fd9 erd67 4d7uf jv32u

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32 Repetindo a lição!

33 Terceira lição rápida atira sinal selar vigia somarvocal lavar tirar tomar cintoteima colar caixa aviso tremacreme troca fraco molhaevitabolhapilha acata sente feriraromapasta limarmontanatalafere ponta ativa votar bócionorte mirar razão calma anelaviolavalortrotegreta fraco gritofruirhéliopolirtratotrono primo zunir focar calaraleta frevo cravo vidro remar evt89 wcrdt mod09 niruidrfd67nmd8imidopmfgod435rd edry73e5o0 m87dd mdoti eerw4 iiofrer45tmd8ri u7fd9 erd67 4d7uf jv32u

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35 Repetindo a lição!

36 Quarta lição lenta açougue sonata cantil pendor anota tonelada notário afinal tão quota ceder pirado salutar embrião trepidar acenou perra venal cota culmina abalar semente afim cálice pomar acionar finta gravata toca repassa cena bolota gincana face cal atordoa camada pilastra mesclaraspecto sólido tenaz lampeiro queixar focal nata toca impera alardeia dedo falaz largo meada samba ilustrar sacode violenta sujo arpejo conecta vigora tonteia loteria conceder páscoa holocausto tonificar veículo atol honra ameia celeste

37 escala explode moldar replicar foz zinabre rompante grei aflora primícias lei renúncia vegetal pasmar treliça calabouço tez funesto melhora caça cilada lombada pernalta um tacada monetário aspas lenitivo pesado monumento quedar trela avaliação putativo corado geral sonante aléia sustenido orla via apático alardeia deleite lâmpada frota liz hepatite primado altar selim ato arma substância queixume plausível sótão seda ver grifo verão promana etapa quiosque ida alerta selva falda escarpa lotar mó zumbir trejeito mofina outeiro elite salta esbarrar

38 Você conseguiu ler todas as palavras da lição? Desejo Repetir a lição. Quero ir para uma lição mais rápida Voltar ao menu inicial

39 Repetindo a lição!

40 Quarta lição média açougue sonata cantil pendor anota tonelada notário afinal tão quota ceder pirado salutar embrião trepidar acenou perra venal cota culmina abalar semente afim cálice pomar acionar finta gravata toca repassa cena bolota gincana face cal atordoa camada pilastra mesclaraspecto sólido tenaz lampeiro queixar focal nata toca impera alardeia dedo falaz largo meada samba ilustrar sacode violenta sujo arpejo conecta vigora tonteia loteria conceder páscoa holocausto tonificar veículo atol honra ameia celeste

41 escala explode moldar replicar foz zinabre rompante grei aflora primícias lei renúncia vegetal pasmar treliça calabouço tez funesto melhora caça cilada lombada pernalta um tacada monetário aspas lenitivo pesado monumento quedar trela avaliação putativo corado geral sonante aléia sustenido orla via apático alardeia deleite lâmpada frota liz hepatite primado altar selim ato arma substância queixume plausível sótão seda ver grifo verão promana etapa quiosque ida alerta selva falda escarpa lotar mó zumbir trejeito mofina outeiro elite salta esbarrar

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43 Repetindo a lição!

44 Quarta lição rápida açougue sonata cantil pendor anota tonelada notário afinal tão quota ceder pirado salutar embrião repidar acenou perra venal cota culmina abalar semente afim cálice pomar acionar finta gravata toca repassa cena bolota gincana face cal atordoa camada pilastra mesclar aspecto sólido tenaz lampeiro queixar focal nata toca impera alardeia dedo falaz largo meada samba ilustrar sacode violenta sujo arpejo conecta vigora tonteia loteria conceder páscoa holocausto tonificar veículo atol honra ameia celeste escala explode moldar replicar foz zinabre rompante grei aflora primícias lei renúncia vegetal pasmar treliça calabouço tez funesto melhora caça cilada lombada pernalta um tacada monetário aspas lenitivo pesado monumento quedar trela avaliação putativo corado geral sonante aléia sustenido orla via apático frota liz hepatite primado altar selim ato arma substância queixume plausível sótão seda ver grifo verão promana etapa quiosque ida alerta selva falda escarpa lotar mó zumbir trejeito mofina outeiro elite salta esbarrar

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46 Repetindo a lição!

47 Quinta lição - lenta açougue sonata cantil pendor anota tonelada notário afinal tão quota ceder pirado salutar embrião trepidar acenou perra venal cota culmina abalar semente afim cálice pomar acionar finta gravata toca repassa cena bolota gincana face cal atordoa camada pilastra mesclar aspecto sólido tenaz lampeiro queixar focal nata toca impera alardeia dedo falaz largo meada samba ilustrar sacode violenta sujo arpejo conecta vigora tonteia loteria conceder páscoa holocausto tonificar veículo atol honra ameia celeste escala explode moldar replicar foz zinabre rompante grei aflora primícias lei renúncia vegetal pasmar treliça calabouço tez funesto melhora caça cilada lombada pernalta tacada monetário aspas lenitivo pesado monumento quedar trela avaliação corado geral sonante aléia sustenido orla via apático alardeia deleite lâmpada frota liz hepatite primado altar selim ato arma substância queixume plausível sótão seda ver grifo verão promana etapa quiosque ida alerta selva falda escarpa lotar mó zumbir trejeito mofina outeiro elite salta esbarrar cacife fiambre costado

48 Você conseguiu ler todas as palavras da lição? Desejo repetir a lição. Quero ir para uma lição mais rápida Voltar ao menu inicial

49 Repetindo a lição!

50 Quinta lição - media açougue sonata cantil pendor anota tonelada notário afinal tão quota ceder pirado salutar embrião trepidar acenou perra venal cota culmina abalar semente afim cálice pomar acionar finta gravata toca repassa cena bolota gincana face cal atordoa camada pilastra mesclar aspecto sólido tenaz lampeiro queixar focal nata toca impera alardeia dedo falaz largo meada samba ilustrar sacode violenta sujo arpejo conecta vigora tonteia loteria conceder páscoa holocausto tonificar veículo atol honra ameia celeste escala explode moldar replicar foz zinabre rompante grei aflora primícias lei renúncia vegetal pasmar treliça calabouço tez funesto melhora caça cilada lombada pernalta tacada monetário aspas lenitivo pesado monumento quedar trela avaliação corado geral sonante aléia sustenido orla via apático alardeia deleite lâmpada frota liz hepatite primado altar selim ato arma substância queixume plausível sótão seda ver grifo verão promana etapa quiosque ida alerta selva falda escarpa lotar mó zumbir trejeito mofina outeiro elite salta esbarrar cacife fiambre costado

51 Você conseguiu ler todas as palavras da lição? Desejo repetir a lição. Voltar ao menu inicial

52 Há duas ou mais frases separadas por barras. Procure colocar os olhos abaixo de cada frase, bem no meio, procurando ver de uma só vez todas as palavras entre as barras. Mantenha a tela a dois palmos de distância dos olhos, durante a leitura). exemplo: Esta questão / é difícil. Os pássaros / são canoros. Sexta lição Continuar

53 Repetindo a lição!

54 A tecnologia / evoluiu bastante. O som / se propaga / no ar. Palavras vazias / não dizem / muita coisa. Os produtos / à venda / são baratos. As questões / da prova / são difíceis. Não há / evidências que / provem isto. O triângulo / tem três lados. É incrível / que isto não / tenha explodido. O edifício tinha / exatamente / trinta e dois andares. As vendas aumentaram / extraordinariamente / em dezembro. Todos pararam de falar, / quando o diretor / pediu silêncio. A previsão de tempo / indica que haverá / tempo bom, / sem nebulosidade. O solo é escorregadio; / procurem não cair, / ou quebrarão / uma perna.

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56 A Lenda do Monge e do Escorpião "Monge e discípulos iam por um estrada equando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendoarrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio,meteu-se na água e tomouo bichinho na mão. Quando o trazia para fora,o bichinho o picou e, devido a dor,o homem deixou-o cair novamente no rio. Foi então à margem tomou um ramo de árvore, adiantou-se outra vez a correr pela margem, entrou no rio, colheu o escorpião e o salvou. Voltou o monge e juntou-seaos discípulos na estrada. Eles haviam assistido à cenae o receberam perplexos e penalizados. - Mestre deve estar doendo muito! Porque foi salvar esse bicho ruim e venenoso? que se afogasse!Seria um a menos!Veja como ele respondeu à sua ajuda! Picou a mão que o salvara!Não merecia sua compaixão! O monge ouviu tranqüilamente os comentários e respondeu: - "Ele agiu conforme sua natureza, e eu de acordo com a minha." (Autor Desconhecido)

57 A carroça vazia Certa manhã, meu pai convidou-mea dar um passeio no bosque eeu aceitei com prazer. Ele se deteve numa clareira edepois de um pequeno silênciome perguntou: - Além do cantar dos pássaros, você esta ouvindo mais alguma coisa? Apurei os auvidos alguns segundos e respondo: - Estou ouvindo um barulho de carroça. - Isso mesmo, disse meu pai. É uma carroça vazia.... perguntei ao meu pai: - Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos? - Ora, respondeu meu pai. É muito fácil saber que uma carroça está vazia, por causa do barulho.Quanto mais vazia a carroça maior é o barulho que faz. - Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, inoportuna, interrompendo a conversa de todo mundo, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo: "QUANTO MAIS VAZIA A CARROÇA, MAIOR É O BARULHO" Autor Desconhecido

58 O velho, o menino e o burro Um velho resolveu vender seu burro na feira da cidade. Como iria retornar andando, chamou seu neto para acompanhá-lo.Montaram os dois no animale seguiram viagem. Passando por umas barracas de escoteiros, escutaram os comentários críticos; " Como é que pode, duas pessoasem cima deste pobre animal !". Resolveram então que o menino desceria,e o velho permaneceria montado. Prosseguiram... Mais na frente tinha uma lagoa e algumas velhas estavam lavando roupa. Quando viram a cena, puseram-se a reclamar; " Que absurdo ! Explorando a pobre criança,podendo deixá-la em cima do animal." Constrangidos com o ocorrido,trocaram as posições, ou seja,o menino montou e o velho desceu Tinham caminhado alguns metros,quando algumas jovens sentadas na calçada externaram seu espanto com o que presenciaram;"Que menino preguiçoso! Enquanto este velho senhor caminha, ele fica todo prazeroso em cima do animal.Tenha vergonha !"

59 Diante disto, o menino desceu edesta vez o velho não subiu.Ambos resolveram caminhar, puxando o burro. Já acreditavam ter encontrado a fórmulamais correta quando passaram em frente a um bar. Alguns homens que ali estavamcomeçaram a dar gargalhadas, fazendo chacota da cena;" São mesmo uns idiotas ! Ficam andando a pé, enquanto puxam um animal tão jovem e forte !" O avô e o neto olharam um para o outro, como que tentando encontrar a maneira correta de agir. Então ambos pegaram o burroe o carregaram nas costas !!! Além de divertida, esta fábula mostraque não podemos dedicar atenção irracional para as críticas, pois estas acontecerão sempre, independente da maneira em que procurarmos agir.

60 Que Tipo de Pessoas Vivem neste lugar? Conta uma popular lenda do Oriente,que um jovemchegou à beira de um oásis, junto a um povoado e,aproximando-se de um velho, perguntou-lhe: Que tipo de pessoas vive neste lugar? Que tipo de pessoa viveno lugar de onde você vem? - Perguntou pôr sua vez o ancião. Oh! Um grupo de egoístas e malvados - replicou-lhe o rapaz - estou satisfeito de haver saído de lá. A isso o velho replicou: a mesma coisa você haverá de encontrar pôr aqui. No mesmo dia, um outro jovem se acercou do oásis para beber água e vendo o ancião perguntou-lhe: Que tipo de pessoas vive pôr aqui? O velho respondeu com a mesma pergunta: Que tipo de pessoas viveno lugar de onde você vem? O rapaz respondeu: Um magnífico grupo de pessoas, amigas, honestas, hospitaleiras. Fiquei muito triste pôr ter de deixá-las. O mesmo encontrará pôr aqui,respondeu o ancião. Um homem que havia escutadoas duas conversas perguntou ao velho: Como é possível dar respostas tão diferentes à mesma pergunta? Ao que o velho respondeu: Cada um carrega no seu coraçãoo meio ambiente em que vive. Aquele que nada encontrou de bom nos lugares pôr onde passou, não poderá encontraroutra coisa pôr aqui. Aquele que encontrou amigos ali, também os encontrará aqui.Somos todos viajantes no tempo e o futuro de cada um de nós está escrito no passado. Ou seja, cada um encontra na vida exatamente aquilo que traz dentro de si mesmo. O ambiente, o presente e o futuro somos nós que criamos e isso só depende de nós mesmos.

61 Milho bom Esta é a história de um fazendeiroque venceu o prêmio "milho-crescido". Todo ano ele entrava com seu milhona feira e ganhava o maior prêmio. Uma vez um repórter de jornalo entrevistou e aprendeu algo interessante sobre como ele cultivou o milho. O repórter descobriu que o fazendeiro compartilhava a semente do milho dele com seus vizinhos. "Como pode você se dispor a compartilharsua melhor semente de milho com seus vizinhos quando elesestão competindo com o seu em cada ano ?" - perguntou o repórter. Por que?" - disse o fazendeiro, - "Você não sabe ? O vento apanha pólen do milho maduro e o leva através do vento de campo para campo.Se meu vizinhos cultivam milho inferior, a polinização degradará continuamentea qualidade de meu milho. Se eu for cultivar milho bom,eu tenho que ajudar meu vizinhosa cultivar milho bom". Ele era atento às conectividades da vida.O milho dele não pode melhorar a menos que o milho do vizinho também melhore. Assim é também em outras dimensões.Aqueles que escolhem estar em paz devem fazer com que seus vizinhosestejam em paz. Aqueles que querem viver bemtêm que ajudar os outros para que vivam bem. E aqueles quequerem ser felizes têm que ajudar os outrosa achar a felicidade, pois o bem-estar de cada um está ligado ao bem-estar de todos. A lição para cada um de nósse formos cultivar milho bom, nós temos que ajudar nossos vizinhos a cultivar milho bom. Autor desconhecido ou ignorado

62 O empréstimo Na casa de chá um homem dizia aos amigos: _Emprestei uma moeda de prata a uma pessoa e não tenho testemunhas. Receio que quem recebeu negueque a pus em suas mãos. Os amigos ficaram com pena dele,um sufi que estava sentado num canto ergueu a cabeça e disse: - Convide-o para tomar chá aqui e diga-lhe,na presença de todas estas pessoas, que você lhe emprestou vinte moedas de ouro. - Como posso fazer isso se só lhe emprestei uma moeda de prata? -É exatamente isso o que ele vai responder indignado- disse o sufi - e todos poderão ouví-lo de seus lábios. Você não queria testemunhas??? autor desconhecido

63 A borboleta no casulo Um dia, uma pequena aberturaapareceu em um casulo; um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco. Então pareceu que ela havia paradode fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha idoo mais longe que podia, e não conseguia ir mais. Então o homem decidiu ajudar a borboleta:ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpo estava murchoe era pequeno e tinha as asas amassadas. O homem continuou a observar a borboletaporque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrisseme esticassem para serem capazes de suportar o corpoque iria se afirmar a tempo. Nada aconteceu!Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murchoe asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar. O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia, era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboletapara passar através da pequena abertura era o modo com que a natureza fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo. Algumas vezes, o esforço é justamenteo que precisamos em nossa vida. Se passassemos esta nossa vidasem quaisquer obstáculos, nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Eu quis Força...e recebi Dificuldades para me fazer forte. Eu quis Sabedoria... e recebi Problemas para resolver. Eu quis Prosperidade...e recebi Cérebro e Músculos para trabalhar. Eu quis Coragem... e recebi Perigo para superar. Eu quis Amor...e recebi pessoas com Problemas para ajudar. Eu quis Favores...e recebi Oportunidades. Eu não tive nada do que quis...Mas eu recebi tudo de que precisava.

64 As pedras grandes e o vaso Um professor de ciências de um colégioqueria demonstrar um conceito aos seus alunos. Ele pegou um vaso de boca largae colocou algumas pedras grandes dentro. Então perguntou a classe: - Está cheio? Unanimemente responderam: - Sim O professor então pegou um balde de pedregulhos e virou dentro do vaso. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as rochas grandes. Então perguntou aos alunos:- E agora, está cheio? Desta vez alguns estavam hesitantes,mas a maioria respondeu: - Sim O professor então levantou uma lata de areia e começou a derramar areia dentro do vaso. A areia então preencheu os espaços entre os pedregulhos. Pela terceira vez o professor perguntou: - Então, está cheio? Agora a maioria dos alunos estava receosa, mas novamente muitos responderam: - Sim O professor então mandou buscar um jarro de água e jogou-a dentro do vaso. A água saturou a areia.Neste ponto, o professor perguntou para a classe: - Qual o objetivo desta demonstração? Um jovem e brilhante aluno levantou a mão e respondeu: - Não importa quanto a "agenda" ele sempre conseguirá 'espremer' dentro mais coisas - Não - respondeu o professor - o ponto é o seguinte: A menos que você coloque as pedras grandesem primeiro lugar dentro do vaso, nunca mais as conseguirá colocar lá dentro.As pedras grandes são as coisas importantes de sua vida: sua espiritualidade, sua família, namorados(as), seus amigos(as), seu crescimento pessoal e profissional. Se você preencher sua vidasomente com coisas pequenas, como demonstrei com os pedregulhos,com a areia e a água, as coisas realmente importantes nunca terão tempo, nem espaço em suas vidas. da vida de alguém esteja cheia,


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