A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Construção da Marca do Comércio Colectivo de Vila Verde OXYS consultores de marketing, lda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Construção da Marca do Comércio Colectivo de Vila Verde OXYS consultores de marketing, lda."— Transcrição da apresentação:

1 Construção da Marca do Comércio Colectivo de Vila Verde OXYS consultores de marketing, lda.

2 2 Metodologia OXYS 1.Segmentação 2.Posicionamento 3.Identidade 1.Identidade física 2.Identidade psicológica 4.A Campanha de Comunicação 1.Plataforma Criativa 1.Os Alvos 2.Os Objectivos 3.As Promessas 4.Os Constangimentos 2.Estratégia Criativa 1.Eixo psicológico 2.Criação do Conceito de Comunicação 3.Construção dos Manifestos Publicitários 3.Mensagens consultores de marketing, lda.

3 3 Segmentação OXYS Critério de segmentação relevante: consultores de marketing, lda. Geográfico Residentes no concelho de Vila Verde Residentes nos concelhos limítrofes Potenciais compradores a sul até ao Porto Potenciais compradores a norte até à Galiza Potenciais compradores de outros locais (via internet)

4 4 Identidade OXYS consultores de marketing, lda. Identidade Física –Nome –Logotipo –Símbolos –Cores –Tipos de letra –Grafismo –Assinatura –Slogan –Jingle –Embalagem –Pontos de venda –(...) Identidade psicológica –Carácter ou personalidade –Território –Valores

5 5 OXYS consultores de marketing, lda. –Imagem Conjunto de características objectivas e simbólicas que são atribuídas ao produto por um determinado público –Posicionamento A escolha, por parte da Organização, dos traços salientes e distintivos que permitam ao público situar o produto num universo de produtos comparáveis e de o distinguir da concorrência Posicionamento e Imagem

6 6 OXYS consultores de marketing, lda. Posicionamento –De que produto se trata? –O que é que o distingue dos outros produtos análogos? IDENTIFICAÇÃO DIFERENCIAÇÃO Posicionamento junto de um público:

7 7 OXYS consultores de marketing, lda. (Traços salientes e distintivos) Identidade Id. físicaId. psicológica IMAGEM Personalidade Território Valores Nome Gráfica Visual Posicionamento IdentificaçãoDiferenciação (De que produto se trata?)(Como se distingue dos outros?) (O que nós somos)(Como nos vêem) Ruído

8 8 OXYS consultores de marketing, lda. FiatVolvoRolls Royce Posicionamento

9 9 OXYS consultores de marketing, lda. Rolls Royce 3 traços salientes e distintivos: É o mais caro, o mais confortável e o mais luxuoso dos carros de gama alta Posicionamento

10 10 OXYS consultores de marketing, lda. Posicionamento das Cidades Capital do Comércio: Braga Capital do Calçado: São João da Madeira Capital do Cavalo: Golegã Capital dos Dinossauros: Lourinhã Capital do Fumeiro: Vinhais Capital do Leite: Aveiro Capital do Gótico: Santarém Capital do Mármore: Vila Viçosa Capital do Móvel: Paços de Ferreira Capital da Ria Formosa: Olhão Capital da Saúde: Coimbra Capital do Turismo: Albufeira Capital do Vinho do Porto: disputada entre Pinhão, Régua, Valença do Douro e V. N. Gaia

11 11 OXYS consultores de marketing, lda. Posicionamento 1.NAMORO / ROMANTISMO / (…) 2.História, Património cultural e natural, festas, gastronomia, alojamento rural, (…) – ESPAÇO DE SONHO Comunicar as características distintivas do COMÉRCIO COLECTIVO DE VILA VERDE

12 12 OXYS consultores de marketing, lda. Campanha de Comunicação

13 13 Plataforma criativa OXYS 1.O alvo 2.Os Objectivos 3.A Promessa 4.Os constrangimentos consultores de marketing, lda.

14 14 O alvo OXYS consultores de marketing, lda. Classificação Marktest ClassesPopulação A5,5% B11,9% C124,9% C231,0% D26,0% Classes sociais em Portugal:

15 15 OXYS Todas as Classes: consultores de marketing, lda. O alvo Residentes no concelho de Vila Verde Residentes nos concelhos limítrofes Potenciais compradores a sul até ao Porto Potenciais compradores a norte até à Galiza Potenciais compradores de outros locais (via internet)

16 16 Os objectivos OXYS 1.Dinamizar a procura comercial, de serviços e turismo do concelho 2.Motivar e mobilizar todos os agentes interessados no sucesso da campanha consultores de marketing, lda.

17 17 A promessa OXYS consultores de marketing, lda. A Promessa consiste na satisfação a comunicar ao alvo e é materializada na Estratégia Criativa

18 18 Estratégia Criativa OXYS 1.Escolha do eixo psicológico Que resultado se pretende obter no espírito do consumidor? Resposta: ? 2.Criação do conceito de comunicação Que diz a campanha? Resposta: ? 3.Construção dos manifestos publicitários Como é que a campanha transmite aquilo que se pretende? Resposta: ? consultores de marketing, lda.

19 19 Respostas OXYS 1.Escolha do eixo psicológico Que resultado se pretende obter no espírito do consumidor? R: Vila Verde é o ponto de encontro do romantismo; é o melhor local para namorar e apreciar tranquilamente o património e a riqueza histórica, cultural e natural do concelho 2.Criação do conceito de comunicação Que diz a campanha? R: Comprar em Vila Verde é uma experiência gratificante 3.Construção dos manifestos publicitários Como é que a campanha transmite aquilo que se pretende? R: Em Vila Verde o comércio (sentido lato) tem um rosto consultores de marketing, lda.

20 20 OXYS consultores de marketing, lda. Os constrangimentos OXYS 1.Questões de natureza moral 2.Plano jurídico 3.Verdade do produto 4.Ética consultores de marketing, lda. Nota: Recusado pelo anunciante

21 21 OXYS consultores de marketing, lda. OXYS As Mensagens

22 22 OXYS consultores de marketing, lda. OXYS Tipo de Discurso A Mensagem pode ser organizada em 2 dimensões: INFORMACIONAL (ao nível cognitivo): -Resolver um problema -Evitar um problema -Satisfazer uma necessidade incompleta -Colmatar um desejo ou eliminar um receio ou medo TRANSFORMACIONAL (ao nível das emoções): -Desenvolver uma estimulação intelectual -Procurar dar uma gratificação sensorial -Veicular um reconhecimento social

23 23 OXYS consultores de marketing, lda. OXYS Tipo de Discurso na Publicidade

24 24 OXYS consultores de marketing, lda. OXYS Tipo de Discurso por suporte publicitário

25 25 OXYS consultores de marketing, lda. OXYS Tipo de Discurso Informacional Procurar resolver um problema Grandes superfícies (70,2%) Saúde (71,2%) Tratamentos do corpo (44,1%) Tratamentos do cabelo (44,1%) Procurar evitar um problema Brinquedos (40,0%) Satisfazer uma necessidade incompleta Seguros (51,9%) Telecomunicações (57,8%) Electrodomésticos (63,6%) Satisfazer um desejo ou eliminar um receio Seguros (24,1%) Higiene pessoal (37,5%) Tratamentos para o rosto (36,4%)

26 26 OXYS consultores de marketing, lda. OXYS Tipo de Discurso Transformacional Desenvolver uma estimulação intelectual Meios de comunicação social (73,9%) Procurar dar uma gratificação sensorial Brinquedos (97,0%) Turismo (69,2%) Bebidas não alcoólicas (68,4%) Veicular um reconhecimento social Imobiliário (94,6%) Vestuário (90,9%) Calçado (66,7%) Bebidas alcoólicas (51,8%) Automóveis (45,8%)

27 27 OXYS consultores de marketing, lda. OXYS Outros Tipos de Discurso

28 28 OXYS consultores de marketing, lda. OXYS Conclusões Discurso persuasivo 1.Nos últimos anos tem-se assistido, na construção de mensagens, a uma transferência do género cognitivo para o afectivo 2.Dependendo do meio deverá ser adoptado o discurso informacional (cognitivo) ou o transformacional (afectivo), sem prejuízo para a adopção de um outro tipo de discurso que se mostre mais adequado

29 29 OXYS consultores de marketing, lda. Símbolo, Logótipo e Assinatura OXYS consultores de marketing, lda.

30 OXYSOXYS

31 OXYSOXYS Outros elementos da identidade

32 OXYSOXYS consultores de marketing, lda.

33 OXYSOXYS

34 OXYSOXYS

35 OXYSOXYS

36 OXYSOXYS

37 OXYSOXYS Resultados que se pretendem obter Mobilizar os empresários dos estabelecimentos comerciais, de serviços e turismo Incentivar esses empresários a tomarem iniciativas conducentes à melhoria do negócio Atingir o maior número de consumidores/compradores dos públicos-alvo com a campanha Prender a atenção dos meios de comunicação social Aumentar o número de visitantes ao concelho Comunicar as vantagens da utilização do comércio, serviços e turismo do concelho (a residentes e não residentes) Aumentar o nível de negócios dos estabelecimentos comerciais, de serviços e turismo

38 OXYSOXYS FIM consultores de marketing, lda.


Carregar ppt "Construção da Marca do Comércio Colectivo de Vila Verde OXYS consultores de marketing, lda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google