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O CALÇADO ATRAVÉS DOS TEMPOS shoes intelligence Enio E. Klein
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O CALÇADO ATRAVÉS DOS TEMPOS Dos Primórdios até a Revolução Industrial
(Pré-história) (1800) No Setor Calçados Calçados produzidos com materiais do entorno: madeira, fibras vegetais, peles de animais, mamíferos mas também de peixes. Produção doméstica: mulheres, a mão, elaboram calçados para si, marido e filhos Sapateiro como profissão, como especialização, nos primeiros núcleos urbanos Sapatos refinados para clero e nobreza, com destaque para as mulheres Sociedade/Mercado Sociedade agropastoril Economia de subsistência Primeira Onda (Tofler) Predomínio população rural Formação de núcleos urbanos Mulheres de Atenas Bens de consumo com especialização, produção local: ferreiro, tecelão, alfaiate, moleiro Renascença, casas reais, cortes numerosas, danças Mercantilismo Sapateiro: local player
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O CALÇADO ATRAVÉS DOS TEMPOS Dos Primórdios até a Revolução Industrial
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O CALÇADO ATRAVÉS DOS TEMPOS Da Revolução Industrial até II Guerra Mundial (1800) (1939-45)
Sociedade/Mercado Era industrial, Capitalismo Segunda Onda (Tofler) Ênfase na produção Revolução do transporte: estrada de ferro e navio a vapor Apogeu do Fordismo Olimpíadas Modernas (1896) I Copa do Mundo (1930) Comércio Internacional crescente mas com ênfase em matérias primas Início da propaganda Rádio e cinema Fabricante: National Player No Setor Calçados Surgimento das primeiras fábricas: Bata na cidade de Zlin – Rep. Tcheca (1898), primeira multinacional Especialização por seções (corte, costura e montagem) Mecanização (USM) Primeiras patentes Diversos tipos de construção Predomínio do couro (fazendas de gado) e da borracha (plantation) Vulcanização (Japão) Produção dos calçados esportivos (Adidas, New Balance) Mercado definido por população e renda Produção, comercialização e consumo dentro de cada país: Exceção: Bata/Zlin Rep. Tcheca – Thomas Bata ( )
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O CALÇADO ATRAVÉS DOS TEMPOS Da Revolução Industrial até II Guerra Mundial
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O CALÇADO ATRAVÉS DOS TEMPOS Do fim da II Guerra Mundial até Queda do Muro de Berlim
( ) (1989) Sociedade/Mercado Fim da Era Colonial Terceira Onda (Tofler) Comércio e Serviços Cinema e indústria cultural Auge do Marketing Mídia Eletrônica Automação Planejamento estratétigo NASA – Viagem à lua (1969) Especializações / Normas Técnicas Intensificação do Comércio Mundial de produtos manufaturados (GATT/FMI/BM/UE/OCDE/Rodada Uruguai) Televisão colorida Novas modalidades esportivas, esportes náuticos Ortopedia, podologia, fisioterapia Fabricante: international player No Setor Calçados Migração da produção de calçados para o Terceiro Mundo Substituição do couro por outros materiais Ênfase na química: colado, pré-fabricado, injetado Qualidade total Normas técnicas CAD e informática Subcontratação parcial, terceirização Mercado mais complexo: segmentação, calçados funcionais, calçados para esportes Biomecânica (Nike e Adidas) Marketing desportivo Fator moda x cultura pop
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O CALÇADO ATRAVÉS DOS TEMPOS Do fim da II Guerra Mundial até Queda do Muro de Berlim
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O CALÇADO ATRAVÉS DOS TEMPOS Últimas duas décadas (1990-2010)
Sociedade/Mercado Grandes redes de distribuição Logística Quarta Onda Sociedade do conhecimento Capital intelectual, valores intangíveis Consciência ambiental Consciência saúde/bem-estar Nanotecnologia Reciclabilidade Internet Criação do Mercosul Fabricante: global player No Setor Calçados Nova migração ao 3º Mundo (Vietnã e Nordeste Brasileiro) Declínio do uso do couro bovino, destaque para peles exóticas Combinação de vários materiais Química avançada – nanotecnologia Subcontração total (Nike – empresa virtual) Novas relações loja x fábrica “In store marketing” Marcas fortes em todos os segmentos Segmentação acentuada, especialização Conforto & Moda Nichos de mercado E.U.A. – maior consumidor do Ocidente com 98% de importações CHINA – Maior produtor, consumidor e exportador mundial
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O CALÇADO ATRAVÉS DOS TEMPOS Últimas duas décadas
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O CALÇADO ATRAVÉS DOS TEMPOS Próximas décadas
No Setor Calçados Novos materiais: resiliência, durabilidade Selo conforto Selo verde Selo social Customização – Projeto Euroshoe Venda direta Afirmação, consolidação de uma moda brasileira no mundo ?! Moda brasileira Volta da produção local, pequena escala Faça-o você mesmo Super especializações: calçados para baterista, calçados para skatista CHINA – maior produtor, maior exportador e maior consumidor mundial Poucas relocalizações de plantas industriais Esgota-se a geografia da mão-de-obra barata Rápidas mudanças da moda: uma nova logística Sociedade/Mercado Quinta Onda Massificação internet Nova espiritualidade Envelhecimento da população Revolução na medicina (células tronco) Questão ambiental Organizações supra-nacionais Ócio x Lazer Porosidade das fronteiras nacionais Novas modalidades esportivas (esportes radicais) Global Player Virtual: domínio de marcas globais
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