A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Economia de Comunhão 13 de Setembro de 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Economia de Comunhão 13 de Setembro de 2011."— Transcrição da apresentação:

1 Economia de Comunhão 13 de Setembro de 2011

2 Economia de Comunhão Onde e porquê A Cultura do Dar As empresas EdC
O destino dos lucros Os Polos Empresariais Conclusão

3 Onde e Porque Economia de Comunhão
A Economia de Comunhão foi lançada por Chiara Lubich em Maio de 1991 no Brasil Substituir a fotografia...

4 Economia de Comunhão Chiara Lubich propôs a divisão dos lucros por três finalidades: Ajudar as pessoas mais desfavorecidas e/ou em situação de dificuldade; Difundir a “Cultura do Dar” e da reciprocidade; Reinvistir na própria empresa, assegurando o seu desenvolvimento e, em particular, a criação de postos de trabalho. Finalidades igualmente importantes...

5 Economia de Comunhão Finalidades igualmente importantes...

6 Cultura do Dar Damos: O que temos em excesso ou mesmo o que é necessário; A inteligência, a experiência; a vontade; as capacidades, a compreensão,…. O princípio da gratuidade: Age-se trabalha-se e produz-se sem utilizar as pessoas, as coisas, ou a si próprio respeitando-as como bens em si Rever esta formulação...

7 As Empresas As empresas de EdC “lutam” no seu dia a dia para:
Colocar a pessoa no centro da empresa; Ajudar pessoas que estão em dificuldade, criando novos postos de trabalho; Promover a passagem, da economia e da sociedade inteira, da cultura do ter para a cultura do dar.

8 Evolução do número das empresas

9 Evolução por Continentes (comparação 2007 / 2010)

10 Subdivisão por setores produtivos

11 Subdivisão por número de trabalhadores (dados disponibilizados por 77% das empresas)

12 Subdivisão por faturação (dados disponibilizados por 50% das empresas)

13 As Contribuições

14 Lucros das empresas EdC utilizados (% por tipologia)

15 Projetos de desenvolvimento e assistência (% por setor)

16 O Destino das Contribuições
Checar se isto está actualizado...

17 Bolsas de estudo financiadas (1.059) (% por tipo de estudo)

18 Formação de “homens novos” (% por setor)

19 O Destino dos Lucros Checar se está actualizado...

20 O Destino dos Lucros Checar se está actualizado...

21 O Destino dos Lucros Checar se está actualizado...

22 Os Polos Empresariais Os Polos - Dar visibilidade ao projecto e congregar as empresas de EdC São expressão de uma comunidade de empresas de EdC, “um espaço de comunhão” e um “laboratório de experimentação” do novo modo de “atuar na economia”

23 Polo Giosi Guella - Abrigada

24 Os Polos Empresariais no mundo
Finalidades igualmente importantes...

25 Conclusão Hoje, nesta época de crise, a economia e o mercado têm certamente uma necessidade de novas regras, mas, acima de tudo, uma necessidade vital de comunhão, de felicidade, de gratuidade.

26 Conclusão “O lucro é útil se, como meio, for orientado para um fim que lhe indique o sentido e o modo como o produzir e utilizar. O objectivo exclusivo de lucro, quando mal produzido e sem ter como fim último o bem comum, arrisca-se a destruir riqueza e criar pobreza.” «Caritas in Veritate»

27 Conclusão A Economia de Comunhão - EdC, produzindo estes bens dá uma contribuição muito própria, mas não irrelevante, aos sonhos e sofrimentos dos homens e das mulheres de hoje.

28 Conclusão Trata-se de promover uma mudança não só de carácter económico mas também cultural que coloca os recursos humanos e materiais ao serviço do bem comum para que “não haja necessitados”


Carregar ppt "Economia de Comunhão 13 de Setembro de 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google