A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Amedeo Clemente Modigliani 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Amedeo Clemente Modigliani 1"— Transcrição da apresentação:

1 Amedeo Clemente Modigliani 1
Clique

2 Nascido na região da Toscana, Itália, de origem judaica, Amedeo Clemente Modigliani ( ) viveu em Paris a maior parte de sua vida. Casou-se com uma pintora de 17 anos, Jeanne Hébuterne, que, grávida, se matou no dia em que ele foi enterrado. Modigliani – auto-retrato

3 Modigliani pode ser considerado um autodidata, apesar dos estudos feitos na mocidade. As maiores influências, que persistem ao longo de toda a sua obra são a pintura renascentista de Siena e a arte negra, especialmente as esculturas do Gabão e do Congo. Ao fixar-se em Montmartre, a companhia constante de Modigliani é Maurice Utrillo, que o inicia no hábito das bebidas e drogas, que terminariam por arruinar-lhe a saúde. Só ao final desse período Modigliani faz uma obra considerada entre as suas mais importantes: o quadro “O Violoncelista”, exposto no Salon des Indépendants de   Nos anos seguintes Modigliani parece haver abandonado a pintura: muda-se para Montparnasse, onde se torna amigo de Brancusi, que o convence a fazer escultura.

4 Jeanne Hébuterne

5 O Cubismo, nascido nas reuniões do Bateau-Lavoir, causa-lhe profunda impressão; admira a pintura de Cézanne. A arte negra, por ele descoberta, e as reminiscências da pintura sienesa dão a seus trabalhos de escultura as características principais. Embora a curta fase final da carreira de Modigliani seja considerada a mais importante, desde o princípio seus trabalhos – de pintura e de escultura – possuem o estilo inconfundível: as figuras alongadas, de pescoço comprido, rosto oval ligeiramente inclinado e olhos marcados por dois pequenos pontos, mas com a leve alusão de um sorriso, tudo isso compõe o que logo se identifica como “um Modigliani’.

6 Jeanne Hébuterne 2

7 Burgundian Woman

8 Seu admirável domínio da cor é completado por um quase despojamento da figura, em que muitos quiseram ver a marca de sua inclinação para a escultura. Nos últimos anos da vida pinta quase só retratos e nus femininos. A sensualidade de suas figuras não está em suas carnes, mas no movimento e alongamento que o pintor lhes dá. Modigliani tem o raro dom de conseguir uma empatia entre o espectador e os seus retratos; além disso, seus quadros são altamente decorativos.

9 Young woman with a white collar

10 A Lady with a fan

11 Head of a Woman

12 Young woman with a necklace
Elena Picard

13 The Girl of Chocolate

14 Mrs. van Muyden

15 (4,9 milhões de euros ou 5,95 milhões de dólares).
Seus quadros, espalhados por museus de todo o mundo, alcançam cifras astronômicas no mercado de Arte. A Casa Christie, de Londres, vendeu, há algum tempo, "Retrato de Jeanne Hébouterne" por  3,25 milhões de libras (4,9 milhões de euros ou 5,95 milhões de dólares). Neste pps apresentam-se apenas figuras femininas; no pps Modigliani 2 estão as masculinas. No html “A Pintura de Amedeo Clemente Modigliani” encontram-se as pinturas de nus.

16 Portrait of a woman with a tie

17 Girl with Pigtails

18 (Dedicated to Odette Hayden)
Portrait of Dedie (Dedicated to Odette Hayden)

19 Portrait of Thora Klinchlowstrom

20 Renée

21 The Amazon

22 Woman with a Blue Scarf

23 Young Brunette

24 Prelúdio – Ópera “Traviata” Giuseppe Verdi, *1813 +1901
Créditos Fundo musical: Prelúdio – Ópera “Traviata” Giuseppe Verdi, * Pesquisa e Produção: Mario Capelluto e Ida Aranha Formatação: Elisabeth Victoria Rachaus


Carregar ppt "Amedeo Clemente Modigliani 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google