A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1806 - 1870 Daniel MacLise Clique.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1806 - 1870 Daniel MacLise Clique."— Transcrição da apresentação:

1 Daniel MacLise Clique

2 A Scene from Undine – Royal Collection, Windsor Castle, London - 1843

3 Pintor histórico irlandês do século XIX, percursor dos Pré-Rafaelitas,
DANIEL MACLISE Pintor histórico irlandês do século XIX, percursor dos Pré-Rafaelitas, nasceu em Cork em 1806. Sua educação foi a mais despretensiosa possível, mas MacLise era ávido por cultura, gostava de ler e queria dedicar-se à Arte. Apesar disso, seu pai, um soldado escocês,  colocou-o no Newenham's Bank,  em 1830, onde ele permaneceu por dois anos, saindo para estudar na Escola de Arte de Cork. Numa livraria, em 1825, o jovem MacLise viu Sir Walter Scott que estava viajando pela Irlanda. Sorrateiramente fez um sketch do grande homem, trabalho esse que se tornou extremamente popular ao ser posteriormente litografado. Isso levou o artista a ficar suficientemente famoso para receber muitas encomendas de retratos, os quais executava a lápis, com um tratamento minucioso dos detalhes e acessórios.    Vários amigos influentes perceberam o gênio promissor do rapaz e queriam prover-lhe meios para estudar na metrópole, mas, com rara independência, MacLise recusou todas as ofertas, e economisou uma quantia suficiente para ir estudar em Londres. Lá ele teve a sorte de fazer um sketch do célebre ator Charles John Kean, trabalho esse que foi litografado e publicado, o que o projetou imensamente, entrando para a Academy Schools em 1828, onde conquistou os maiores prêmios destinados aos estudantes. Sob o pseudônimo de Albert Croquis, a partir de 1830 começou a publicar no periódico londrino Fraser's Magazine retratos de pessoas célebres do seu tempo, que acabaram por formar um conjunto composto por 72 litografias, publicadas em 1871 com o nome de MacLise Portrait Gallery.

4 Apresentou diversas exposições de retratos na Academia, tendo sido eleito membro associado em 1835 e acadêmico em Os anos que se seguiram foram ocupados com uma longa série de trabalhos, com temas históricos, tradicionais, ou provindos das obras de Shakespeare, Goldsmith e Le Sage. Em 1858 MacLise começou uma das duas maiores obras de sua vida nas paredes do Westminster Palace: The Meeting of Wellington and Blücher, no final da Batalha de Waterloo. Foi iniciada como um afresco - um processo que se mostrou inviável. O artista queria esquivar-se dessa tarefa, mas, encorajado pelo Príncipe Alberto, foi para Berlim estudar uma nova técnica alemã, processo que usou para levar avante esse tema e a outra obra, The Death of Nelson, na Batalha de Trafalgar, completado em 1864. A realização destes dois painéis, pintados sem nenhuma ajuda, debilitaram-no muito, não tendo recuperado a saúde, e quando, em 1865, foi-lhe oferecida a Presidência da Royal Academy, ele declinou da honra, falecendo em Londres em 1870.

5 King Cophetua and the Beggarmaid – Private collection

6 The Marriage of Strongbow and Aoife – National Gallery of Ireland, Dublin

7 Merry Christmas in the Baron's Hall – National Gallery of Ireland - 1838

8 Snap-Apple Night – Private collection

9 The Play Scne in Hamlet – Forbes Magazine Collection

10 The Spirit of Chivalry – Private collection

11 Madeline after prayer – Walker Art Gallery, Liverpool, England

12 Charles Dickens – National Portrait Gallery, London - 1839

13 Daniel MacLise – by Edward Matthew Ward - 1846

14 François Frederic Chopin, *1810 +1849
Créditos Fundo musical: François Frederic Chopin, * Mazurca em Dó Maior, Opus 24, nº 2 Pesquisa e Produção: Mario Capelluto e Ida Aranha Formatação: Elisabeth Victoria Rachaus


Carregar ppt "1806 - 1870 Daniel MacLise Clique."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google