A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUGUSTE RODIN Paris, 1840-1917 Escultor francês, François-Auguste-René Rodin demonstrou pendor para a arte desde muito jovem. Começou por freqüentar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUGUSTE RODIN Paris, 1840-1917 Escultor francês, François-Auguste-René Rodin demonstrou pendor para a arte desde muito jovem. Começou por freqüentar."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 AUGUSTE RODIN Paris, Escultor francês, François-Auguste-René Rodin demonstrou pendor para a arte desde muito jovem. Começou por freqüentar as aulas de Bary, mas não se curvou completamente à sua influência. De 1864 a 1870, por necessidade, trabalhou como empregado no estúdio de Carrier-Belleuse, onde aprendeu a lidar com as dificuldades estruturais da escultura. Já aos 24 anos, em 1864, sua individualidade se manifestou com Man with a Broken Nose. Rodin foi para Bruxelas, onde, de 1871 a 1877, trabalhou como parceiro do artista belga Van Rasbourg na escultura da parte externa e nas cariátides do interior da Bolsa, além de apresentar, em 1875, um Portrait de Garnier. Em 1877, de volta a Paris, participou do Salon com The Bronze Age, trabalho novamente visto, moldado em bronze, no Salon de 1880, quando foi premiado com uma medalha de terceiro lugar. Comprado pelo Estado, está hoje no museu de Luxembourg. Entre 1882 e 1885 Rodin enviou aos Salons os bustos de Jean-Paul Laurens e Carrier-Belleuse (1882), Victor Hugo e Dalou (1884) e Antonin Proust (1885).

4 Dessa época em diante Rodin dedicou-se principalmente a uma grande composição decorativa com seis metros de altura, que demorou vinte anos a ser concluída. Esse trabalho, Gates of Hell, talvez o mais elaborado de todos os trabalhos de Rodin, executado por ordem do Musée des Arts Décoratifs, é inspirado, principalmente, pelo "Inferno", de Dante, estando o poeta sentado na parte superior, enquanto a seus pés, entalhada em baixo-relevo, vemos a multidão de condenados contorcendo-se, dilacerados pelo frenesi da paixão e a angústia do desespero. A parte inferior consiste em dois baixos- relevos, cercados de duas máscaras de faces atormentadas. Ao redor circulam imagens de mulheres e centauros. Acima da porta, três homens muito aflitos apegam-se um ao outro.

5 Depois do começo desta tarefa titânica, e enquanto continuava a trabalhar nela, Rodin executou para a cidade de Damvillers uma estátua de Bastien-Lepage; para Nancy, um Monumento a Claude, Le Lorrain, representando o Chariot of the Sun puxado por cavalos e, para Calais, The burgesses of Calais entregando as chaves da cidade e implorando misericórdia. Neste trabalho, Rodin, desprezando toda a aprendizagem tradicional, representa os cidadãos não agrupados numa praça ou plinto, mas andando em fila. Esse trabalho foi apresentado na Petit Gallery em Na época da secessão da National Society of Fine Arts, ou New Salon, em 1890, Rodin se afastou da antiga Society of French Artists, e apresentou no New Salon o busto de seu amigo Puvis de Chavannes (1892), Comtemplation e uma Caryatid, ambos em mármore, e o Monument to Victor Hugo (1897), projetado para os jardins de Luxembourg.

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23


Carregar ppt "AUGUSTE RODIN Paris, 1840-1917 Escultor francês, François-Auguste-René Rodin demonstrou pendor para a arte desde muito jovem. Começou por freqüentar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google