A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

José Carlos Pereira Jotz LIGUE O SOM A EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO E A EVOLUÇÃO HUMANA Por que é importante educar o espírito? O que é educar o espírito? Como.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "José Carlos Pereira Jotz LIGUE O SOM A EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO E A EVOLUÇÃO HUMANA Por que é importante educar o espírito? O que é educar o espírito? Como."— Transcrição da apresentação:

1

2 José Carlos Pereira Jotz LIGUE O SOM

3 A EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO E A EVOLUÇÃO HUMANA Por que é importante educar o espírito? O que é educar o espírito? Como a educação do espírito influencia na evolução do ser humano? Educação dos Sentimentos Jason de Camargo

4 CONHECE-TE A TI MESMO Frase no Templo de Delphos para alertar os homens a se auto-conhecerem.

5 CONHECE-TE A TI MESMO Filósofos gregos – objetivo mais elevado do ser humano era conhecer a si próprio. Vida teria razão de ser quando bem examinada e conhecida. Santo Agostinho – respondeu com esta frase a pergunta 919 do L.E.: Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal?

6 CONHECE-TE A TI MESMO Conhecimento é a chave que abre a porta do progresso individual, do aperfeiçoamento moral da humanidade. A maldade e o sofrimento do homem são consequência do desconhecimento das leis que regem toda a estrutura individual e coletiva da humanidade.

7 EDUCAÇÃO E SEU SIGNIFICADO Quinto Horácio Flaco (65 a.C. - 8 d.C.) - poeta e filosofo romano - Ousa saber! Começa! Ousar saber e começar significa sair da estagnação mental e partir para o conhecimento de outras leis.

8 EDUCAÇÃO E SEU SIGNIFICADO Educação – agente capaz de realizar mudanças necessárias e possibilitar a transformação da animalidade em humanidade, dos instintos para os sentimentos, dos valores materiais para os valores espirituais.

9 EDUCAÇÃO E SEU SIGNIFICADO ser ter Educar para ser mais e não apenas para ter mais. Educar para desenvolver valores éticos e não apenas para obter o lustro de uma inteligência duvidosa. Educar para desenvolver harmonicamente todas as faculdades do ser.

10 EDUCAÇÃO MORAL mores costumes A palavra moral tem a sua raiz derivada do latim mores, com o significado de costumes. É a parte da filosofia que trata dos costumes ou deveres do homem para consigo mesmo e para com o seu semelhante.

11 EDUCAÇÃO MORAL Visão espírita de moral – questão 629 de O Livro dos Espíritos: A moral é a regra de bem-proceder, isto é, de distinguir o bem do mal. Funda-se na observância da lei de Deus. Allan Kardec: Um dia compreender-se-á que este ramo de educação ( educação moral ) tem seus princípios, suas regras, como a educação intelectual, numa palavra, que é uma verdadeira ciência.

12 EDUCAÇÃO DOS SENTIMENTOS Allan Kardec sobre a necessidade de trabalharmos os sentimentos: C.I. - no encarnado como no desencarnado, é sobre o sentimento que se faz mister atuar. E.S.E. –... a fim de avançar para a meta, tem a criatura que vencer os instintos em proveito dos sentimentos, isto é, que aperfeiçoar estes últimos. Como aperfeiçoar os sentimentos sem educá-los?:

13 EDUCAÇÃO DOS SENTIMENTOS Basta fazer a opção pelo caminho regido pelas leis de Deus. O caminho para a felicidade estimula o perdão, a indulgência, a caridade, a compaixão, a bondade e todas as virtudes que elevam o ser humano à condição de espírito sublimado.

14 EDUCAÇÃO DOS SENTIMENTOS Gráfico do Processo evolutivo Hoje Há 2000 anos Perfeição CONHECIMENTO MORAL AFETIVO

15 ESPÍRITO Ser humano = Espírito + Perispírito + Corpo Físico. Espírito - Princípio inteligente individualizado. Espírito - Centro da vontade e fonte geradora de todos os comandos que chegam ao perispírito sob as formas mais diversificadas possíveis.

16 ESPÍRITO Pitágoras afirmava que a alma é a verdadeira substância distinta do corpo, ao qual pré-existe e no qual se encarna. É no espírito que se encontra o psiquismo humano com seu arquivo de vivências e a fonte impulsionadora do pensamento.

17 ESPÍRITO O espírito é o resultado do aperfeiçoamento do princípio inteligente, o qual veio experienciando através dos reinos da natureza, até a sua completa individualização, recebendo o nome de Espírito. Influencia a própria bagagem genética do corpo físico por intermédio do perispírito.

18 PERISPÍRITO E SUAS PROPRIEDADES perispiritus Vem de peri = em torno, spiritus = espírito. Conhecido também por outros nomes: Psicossoma Psicossoma Corpo espiritual Corpo espiritual Corpo astral Corpo astral Modelo organizador biológico Modelo organizador biológico Corpo fluídico Corpo fluídico

19 PERISPÍRITO E SUAS PROPRIEDADES É o corpo de expressão do espírito. Possui a capacidade de assimilação da energia e de modificações diversas bem maiores que o corpo físico. Emoções Campo mental Energias Perispírito Neuro- transmissores Corpo físico

20 O PSIQUISMO NA VISÃO ESPÍRITA Toda experiência fica registrada e passa a integrar o patrimônio inalienável do espírito. O psiquismo é o produto das diversas etapas de aperfeiçoamento através dos tempos. As reencarnações, com suas variadas experiências, irão possibilitar o desenvolvimento dos atributos do espírito.

21 O PSIQUISMO NA VISÃO ESPÍRITA A vontade, a razão, os sentimentos poderão atuar em conjunto com a inteligência, as emoções e os demais elementos na solução de diversas ações do espírito. Um ressentimento poderá acionar pensamentos e emoções, numa atitude negativa da mente humana.

22 FUNÇÕES PSÍQUICAS Funções Psíquicas As diferentes potencialidades do psiquismo humano recebem o nome de Funções Psíquicas, com aspectos gerais e específicos. As funções gerais são a atenção e o hábito. Atenção Atenção - corresponde a capacidade selecionadora dos fatos. Ex. reflexão sobre um assunto ou contemplação de uma paisagem.

23 FUNÇÕES PSÍQUICAS Hábito Hábito - corresponde a capacidade adquirida pela repetição. Atos conscientes repetidos se tornam inconscientes por automatização. Isto pode se transformar em arquivos do inconsciente. Hábitos passados geram atos praticados no presente.

24 FUNÇÕES PSÍQUICAS Entre as funções específicas temos os instintos, a inteligência, as emoções e os sentimentos. Instintos Instintos - em A Gênese - força oculta que estimula os seres orgânicos a atos espontâneos e involuntários para sua conservação; em O Livro dos Espíritos - inteligência sem raciocínio, rudimentar e não racional.

25 FUNÇÕES PSÍQUICAS Quanto menos intelectualizado, mais o ser humano segue suas forças instintivas. O medo reflete um instinto de conservação. As classificações de fome, sede e reprodução serão menos inconscientes pela ação da vontade. Os instintos possuem sua razão de ser e sua utilidade no desenvolvimento da criatura humana.

26 FUNÇÕES PSÍQUICAS Inteligência Inteligência - função mental que permite ao ser humano aprender ou conhecer (cognitiva), ou enfrentar situações novas (adaptativa). Capacidade de resolver problemas ou criar produtos que sejam valorizados em um ou mais cenários culturais - inteligências múltiplas. Ex. línguas; música; matemática; espacial; corporal-cinestésica; emocional; etc.

27 FUNÇÕES PSÍQUICAS A cada encarnação a inteligência é aprimorada. O psiquismo arquiva o conteúdo experiencial, oportunizando melhores condições para trabalhar esse campo na existência física. O desenvolvimento de uma aptidão favorece o aprimoramento de outras aptidões.

28 Sentimentos Sentimentos - (dicion.) conjunto de qualidades morais do indivíduo. Energias modificadas no tempo, originadas da evolução dos instintos, se configuram nas primeiras emoções, sentimentos e demais elementos da psique em desenvolvimento. Emoções Instintos Sentimentos FUNÇÕES PSÍQUICAS

29 FINALIZANDO Através da educação do espírito nos aspectos moral e dos sentimentos teremos a evolução humana. A área do sentimento merece um cuidadoso trabalho da sociedade terrena. Deve ser mais conhecida, analisada e educada, para sairmos do patamar das inconsequências humanas que tanta infelicidade tem causado entre os homens.

30 Você pode ter acesso a outras palestras em power point diretamente no site: Música: Mozart – Concerto para Clarinete 2°. movimento Bibliografia Educação dos Sentimentos Jason de Camargo

31 FIQUEM EM PAZ!


Carregar ppt "José Carlos Pereira Jotz LIGUE O SOM A EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO E A EVOLUÇÃO HUMANA Por que é importante educar o espírito? O que é educar o espírito? Como."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google