A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS , ESTADO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS , ESTADO."— Transcrição da apresentação:

1 SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS , ESTADO.

2 QUANDO NOS REFERIMOS Á HUMANIDADE, USAMOS A PALAVRA SOCIEDADE EM DOIS SENTIDOS.

3 SOCIEDADE HUMANA GERAL: Que engloba toda a sociedade.

4 SOCIEDADE PARTICULAR OU ESPECÍFICA.
SOCIEDADE INDÍGENA. SOCIEDADE ROMANA DA ANTIGUIDADE.

5 *A sociedade humana modifica a natureza ao construir o espaço geográfico. *Essas transformações são intensas e variadas. *Durante os tempos, mudamos nossa maneira de vestir, de trabalhar de comer entre outros. *Novas descobertas enriquecem os conhecimentos. *Mudam os tipos de governos e governantes. *Nas guerras, revoltas e revoluções a sociedade muda radicalmente. *Enfim a sociedade está em constante transformação.

6 POVO POVO CIGANO POVO BRASILEIRO
conjunto de pessoas que falam a mesma língua, têm costumes e interesses semelhantes, história e tradições comuns. POVO CIGANO POVO BRASILEIRO

7 NAÇÃO agrupamento político autônomo que ocupa território com limites definidos e cujos membros respeitam instituições compartidas (leis, constituição, governo).

8 PAÍS O Termo País tem uma conotação física, de demarcação de território. Os limites do nosso território, as fronteiras.

9 ESTADO O Estado tem uma conotação de organização, política administrativa, social. O Estado nasceu como instituição capaz de ordenar e coordenar a complexidade da vida coletiva, procurando preservar a nacionalidade.

10 DIT DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO.
Os países ricos exportam tecnologia. Os países emergentes exportam produtos industrializados e matéria prima. Os países subdesenvolvidos ou pobres exportam produtos agrícolas.

11

12 O ESTADO MODERNO PODE SER CLASSIFICADO EM DOIS PERÍODOS.
ABSOLUTISTA ESTADO NAÇÃO O poder se concentra na mão do Rei. Não havia participação do povo nas decisões. O Rei era visto como representante de Deus na Terra. O símbolo do absolutismo foi a França. Onde o Rei Luiz XIV tinha uma frase célebre.(O Estado sou Eu.) A Revolução Francesa foi a transição do estado absolutista p o estado nação. Lema dessa revolução. LIBERDADE, IGUALDADE , FRATERNIDADE. Surgiu no final do século XVIII após a Revolução Francesa. Criou-se um estado democrático o cidadão pode votar. Temos os poderes executivo (presidente, governador, ministros) Legislativo(senador, deputado e vereador) Judiciário( juízes, advogados, promotores)


Carregar ppt "SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS , ESTADO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google