A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quero que vocês falem português ! Falem comigo! O Presente do Subjuntivo no português.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quero que vocês falem português ! Falem comigo! O Presente do Subjuntivo no português."— Transcrição da apresentação:

1 Quero que vocês falem português ! Falem comigo! O Presente do Subjuntivo no português

2 A Conjugação A origem: Eu - Presente do Indicativo ex. Falo, posso Retirar a terminação -o: Ex. Fal-, poss- Adicionar as terminações do Presente do Subjuntivo: –Para os verbos que acabam em -ar: -e-emos -e-em –Para os verbos que acabam em -er e -ir: -a-amos -a-am

3 Irregulares Os verbos ser, estar, haver, saber, querer, dar e ir são irregulares no Presente do Subjuntivo. As conjugações estão na próxima página.

4 Irregulares Conjugados Que…SERESTARHAVER EuSejaEstejaHaja VocêSejaEstejaHaja NósSejamosEstejamosHajamos ElesSejamEstejamHajam Que…SABERQUERERDARIR EuSaibaQueiraDêDêVáVá VocêSaibaQueiraDêDêVáVá NósSaibamosQueiramosDemosVamos ElesSaibamQueiramDêemVão

5 Prática Conjugue os seguintes verbos no Presente do Subjuntivo: –COMER –ESTAR –TER –IR –QUERER –ACORDAR As respostas estão na próxima página.

6 Conjugações: Respostas Ter tenha tenhamos tenham QUE Eu… Você… Nós… Eles… Estar esteja estejamos estejam Comer coma comamos comam QUE Eu… Você… Nós… Eles… Ir tenha tenhamos tenham Querer queira queiramos queiram Acordar acorde acordemos acordem

7 Mais Prática 1.A Maria está fazendo dieta. O médico dela sugere que ela não _______________ (comer) pão. 2.A Maria come pão quando a sua mãe não está olhando, e ela pede para o meu pai que (ele) não _______________ (dizer) nada para a mãe. 3.É possível que os meus pais _______________ (estar) fora de casa hoje à noite. 4.Eu vou ficar com o meu namorado Roberto e a minha irmã Laurinha em casa. Nós precisamos de alguma música que _______________ (ser) divertida. 5.O Roberto prefere que nós _______________ (escutar) roque.

8 Mais Prática: Respostas 1.A Maria está fazendo dieta. O médico dela sugere que ela não COMA pão. 2.A Maria come pão quando a sua mãe não está olhando, e ela pede para o meu pai que (ele) não DIGA nada para a mãe. 3.É possível que os meus pais ESTEJAM fora de casa hoje à noite. 4.Eu vou ficar com o meu namorado Roberto e a minha irmã Laurinha em casa. Nós precisamos de alguma música que SEJA divertida. 5.O Roberto prefere que nós ESCUTEMOS roque.

9 Quando o usamos? 3 condições obrigatórias: –2 frases, uma principal e uma dependente (o subjuntivo só pode ser usado na dependente) –O verbo principal num tempo relacionado com o presente: presente simples (penso), presente composto (tenho pensado) ou futuro (pensarei / vou pensar). –Deve ser um dos casos que exigem o subjuntivo: Vão para a próxima página para ver uma lista desses casos.

10 Casos que exigem Subjuntivo Verbo de desejo / ordem / dúvida / sentimento / negação / sugestão / receio... na frase principal. Ex. Duvido que o João fique em casa hoje à noite. Frase impessoal (que não sugira certeza) na frase principal: é importante, é necessário, etc. Ex. É aconselhável que a Clara chegue com tempo ao encontro. Uma conjunção que exige o subjuntivo antes da frase dependente: caso, embora, tomara, a fim de que, para que, antes que, contanto que, sem que, ainda que, mesmo que, até que, etc. Ex. Berenice estuda muito para que a mãe dela não se queixe. Referência a um ente indefinido / desconhecido / que não sabemos se existe. Ex. Não conseguem encontrar uma secretária que fale swahili.

11 Mais Exemplos Por que os seguintes exemplos usam Presente do Subjuntivo? 1.A professora sugere que nós façamos a tarefa todos os dias. 2.É importante que a gente não esqueça a apostila em casa. 3.Preciso de um livro que explique com detalhe o uso do subjuntivo. 4.Embora não fale muito bem português, eu gosto de ir para os bate-papos com os meus colegas da aula.

12 Lembre que… … se todas as condições obrigatórias não estão presentes na frase, você não pode usar Presente do Subjuntivo, e vai ter que usar Presente Simples do Indicativo: Ex. Recomendamos que você vá para o Rio. Sabemos que você vai para o Rio. … a conjunção embora sempre exige Subjuntivo depois, em contraste com o aunque do espanhol: Ex. Embora eu esteja com frio, prefiro ficar aqui. … algumas conjunções impessoais sugerem certeza, e não podem levar subjuntivo depois (é obvio que, é verdade que, é evidente que…): Ex. É bom que ele queira estudar. É certo que ele quer melhorar a vida dele.

13 Mais Prática 2 Escolha entre o Presente do Subjuntivo e o Presente do Indicativo: 1.Tomara que hoje ____________ (chover). 2.A televisão diz que no Monte Limão hoje ____________ (nevar). 3.Eu vou estudar muito para que os meus professores ____________ (estar) orgulhosos. 4.Os meus amigos têm um cachorro que _____________ (latir) muito forte. 5.É pena que o cachorro não ____________ (conseguir) ficar calado.

14 Mais Prática 2: Respostas Presente do Subjuntivo ou do Indicativo? 1.Tomara que hoje CHOVA. 2.A televisão diz que no Monte Limão hoje NEVA. 3.Eu vou estudar muito para que os meus professores ESTEJAM orgulhosos. 4.Os meus amigos têm um cachorro que LATE muito forte. 5.É pena que o cachorro não CONSIGA ficar calado.

15 O Imperativo A forma do imperativo com você(s) é a mesma do Presente do Subjuntivo: Não fale tanto! Cantem! Dancem! Não abram a porta! Sejam cuidadosos! Fique tranqüilo! Vá devagar!

16 Música Escute a primeira parte da música do Grupo Fundo de Quintal, Seja Sambista Também, e observe o uso do Presente do Subjuntivo.Seja Sambista Também Você pode ler as letras enquanto escuta a música aqui. aqui

17 Mais Música Agora escute Fique Com Saudade da banda Fala Mansa.Fique Com Saudade Leia as letras aqui.aqui


Carregar ppt "Quero que vocês falem português ! Falem comigo! O Presente do Subjuntivo no português."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google