A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA BÍBLICA (Escola da Fé)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA BÍBLICA (Escola da Fé)"— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA BÍBLICA (Escola da Fé)
Evangelho segundo Mateus

2 1 – Visão geral do Evangelho
O que são os evangelhos? NÃO são a história da vida de Jesus; NÃO estão preocupados em contar fatos da vida humana de Jesus de Nazaré: não dizem qual o seu aspecto físico, como se vestia, o que comia, como foi educado... Os evangelhos têm somente uma intenção: mostrar que Ele é o Cristo de Deus, o Messias de Israel que por nós morreu e ressuscitou, de modo que aquele que crer no seu nome, receber o Batismo por parte da Igreja e, fazendo parte da

3 1 – Visão geral do Evangelho
Comunidade de Jesus (que é a Igreja), alimentar-se da Eucaristia, tem a vida eterna em nome de Jesus. Assim, os evangelhos não são a narração neutra, imparcial como um documento histórico, mas são relatos escritos por cristãos e para cristãos que acreditavam em Jesus e queriam que as pessoas, lendo esses relatos, tivessem fé no Senhor. Isto aparece muito claro no final do Evangelho de João:

4 1 – Visão geral do Evangelho
“Jesus fez, diante de seus discípulos, muitos outros sinais ainda, que não se acham escritos neste livro. Esses, porém, foram escritos para crerdes que Jesus é o Cristo (= o Messias), o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome” (Jo 20,30-31). Portanto é bobagem fazer algumas perguntas como: o que Jesus fez entre os doze e os trinta anos? Como era a sua vida de família? Qual era o seu aspecto físico? Como foi que Maria conheceu e casou com José?

5 1 – Visão geral do Evangelho
Os evangelhos nem de longe se preocupam com isso: eles somente estão interessados em nos fazer compreender uma coisa: Cristo morto e ressuscitado é o Senhor e nele nós temos a salvação se nele acreditarmos! 

6 1 – Visão geral do Evangelho
b) Como surgiram os evangelhos? Hoje temos quatro evangelhos bem arrumadinhos na nossa Bíblia. Mas o seu nascimento não foi simples nem fácil. Jesus morreu e ressuscitou no ano 30(33) da nossa era; pois bem, ele não mandou escrever nada: “Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda a criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo” (Mc 16,15-16).

7 1 – Visão geral do Evangelho
Então, a Igreja nascente proclamou o Evangelho, batizou, celebrou a Eucaristia (chamada no Novo Testamento de “fração do pão”)... e tudo isso sem existir ainda o Novo Testamento. A Igreja de Cristo, a Igreja católica, vem antes da Bíblia: os apóstolos não andavam com a Bíblia debaixo do braço... ainda não havia Novo Testamento.... e já havia Igreja católica!

8 1 – Visão geral do Evangelho
Palavra CATÓLICO, significado: Vem do grego "katholikos", que quer dizer, para todos ou universal. É a Igreja Católica, é a Boa Nova pregada por Jesus Cristo, é o próprio nascer do Cristianismo, que levou a libertação, não só para o povo escolhido inicialmente por DEUS, os Judeus, como também, para toda a humanidade. O Próprio Senhor Jesus, pediu a Pedro que apascentasse seu rebanho. No caso, seus seguidores.

9 1 – Visão geral do Evangelho
Se não havia os quatro evangelhos, que Evangelho os Apóstolos pregavam? O Evangelho (= Boa Notícia) é um só: Cristo morreu e ressuscitou para nos salvar! O Pai ressuscitou Jesus e derramou sobre ele o Santo Espírito e quem crer no nome de Jesus recebe este Espírito para a remissão dos pecados e tem a vida eterna!

10 1 – Visão geral do Evangelho
Um bom resumo desse Evangelho está em 1Cor 15,1-8. O Evangelho não é um livro escrito, mas uma boa notícia, uma novidade alegre de salvação, que Cristo entregou à sua Igreja, chefiada por Pedro e os Doze! Contudo, à medida que os Apóstolos iam pregando, as várias comunidades cristãs (no Novo Testamento tais comunidades são chamadas de “igrejas”) iam colocando por

11 1 – Visão geral do Evangelho
escrito alguma coisa sobre Jesus, de modo que foram aparecendo pequenas apostilas... umas com alguns milagres de Jesus, outras com algumas curas, outras com seus discursos ou pequenas frases soltas... Pois bem, o primeiro que reuniu uma parte deste material e arrumou tudo num “evangelho” escrito foi São Marcos, lá pelo ano 63 – portanto, 33 anos após a morte e ressurreição de Jesus! Depois surgiram os

12 1 – Visão geral do Evangelho
outros evangelhos. Estes evangelhos nem sempre foram escritos por um apóstolo. Quando trazem o nome do apóstolo é porque foram escritos com base na sua pregação, na pregação apostólica. Um exemplo disso está no final do evangelho de João: “Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e foi quem as escreveu; e sabemos que seu testemunho é verdadeiro (Jo 21,24).

13 1 – Visão geral do Evangelho
Vejamos: quem é o discípulo que dá testemunho? É João, o Discípulo Amado; e quem são as pessoas que sabem (“sabemos”, diz o texto!) que o testemunho de João é verdadeiro? Sãos os cristãos das comunidades fundadas por João, que escreveram a sua pregação e a colocaram por escrito! São eles os autores do Quarto Evangelho!

14 1 – Visão geral do Evangelho
Mais uma coisa interessante: não foram escritos somente quatro evangelhos, mas muito mais de dez.... Por exemplo: o Proto- Evangelho de Tiago, o Evangelho de Pedro, o Evangelho dos Doze Apóstolos, o Evangelho aos Hebreus.... e muitos outros! Diante desta confusão toda, como saber quais eram os escritos inspirados? Foi a Igreja – a Igreja católica! – quem decidiu, com a assistência do Santo Espírito (cf. Mt 28,20; Jo 14,25-26; At 15,28) quais daqueles livros e cartas eram inspirados!

15 1 – Visão geral do Evangelho
Foi assim que surgiram nossos quatro evangelhos atuais. Naquele tempo eles não eram chamados de “evangelhos”, mas sim de “Memórias dos Apóstolos”, porque traziam por escrito não um relato jornalístico sobre a vida de Jesus, mas o miolo da pregação apostólica. São Justino, que viveu no século II, escreveu assim, lá pelo ano 150, contando como se celebrava a Missa:

16 1 – Visão geral do Evangelho
“No dia que se chama do sol (era o modo dos pagãos chamarem o domingo) celebra-se a reunião dos que moram nas cidades ou nos campos e ali se lêem, quanto o tempo permite, as Memórias dos apóstolos ou os escritos dos profetas (quer dizer, o Antigo Testamento)”. Somente no final do século II e início do século III, estes quatros escritos passaram a se chamar “evangelhos” (no plural). Então, pregar o Evangelho é muito mais do que ler e explicar os quatro evangelhos!

17 1 – Visão geral do Evangelho
c) O Evangelho de Mateus O Evangelho segundo Mateus não é o mais antigo: enquanto Marcos foi escrito em 63, Mateus somente foi escrito lá pelos anos 80 – quase vinte anos depois de Marcos! Não sabemos quem é seu autor. A Tradição da Igreja o atribui a Mateus, significando que este evangelho é um eco fiel da pregação apostólica. Sabemos com certeza que ele foi escrito para os cristãos que se converteram do judaísmo, cristãos de raça israelita. ‘

18 1 – Visão geral do Evangelho
Isto é fácil de perceber pela quantidade de vezes que Mateus cita o Antigo Testamento. Muitas vezes ele vai dizer: “Isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura”... Ora, somente os judeus conheciam a Escritura, quer dizer, o Antigo Testamento! Outra coisa: quando Mateus fala dos costumes dos judeus nunca precisa explicá- los... por que? Porque estava escrevendo para judeus que conheciam muito bem tais costumes.

19 1 – Visão geral do Evangelho
Quando Mateus escreveu o seu evangelho, que imagem de Jesus ele quis mostrar? Para ele, Jesus é: O NOVO MOISÉS. Uma tal ideia aparece até mesmo no modo como Mateus arruma seu evangelho: ele o divide em cinco partes para recordar os cinco livros da Lei de Moisés. Muitas vezes Jesus vai ser apresentado sobre o monte, como Moisés no Monte Sinai. A narrativa da infância de Jesus, Mateus a escreve copiando muita

20 1 – Visão geral do Evangelho
coisa daquilo que os judeus contavam sobre a infância de Moisés (coisas que não estão na Bíblia!). ELE É TAMBÉM O FILHO DE DEUS, nascido por obra do próprio Deus. Ele é aquele que vem realizar as promessas a Abraão e a Israel. Por isso mesmo Mateus faz questão de afirmar que Jesus descende de Abraão: “Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão” (Mt 1,1).

21 1 – Visão geral do Evangelho
ELE É O NOVO DAVI, o verdadeiro Davi prometido pelos profetas, o Messias (= o Ungido) verdadeiro, rei de Israel. Por isso mesmo Mateus faz questão de mostrar na sua genealogia (cf. Mt 1,1-17) que Jesus descende do rei Davi. Finalmente, para Mateus JESUS É O DEUS MESMO CONOSCO. Ele não é um simples profeta, não é um simples mensageiro: ele é Deus mesmo que vem visitar e habitar com o seu povo. Isso aparece no início e no fim do evangelho (cf. Mt 1,23 e Mt 28,20).

22 1 – Visão geral do Evangelho
Outra coisa importante: para Mateus, o tema central da pregação e missão de Jesus é o anúncio e instauração do Reino dos Céus. Em outras palavras: Jesus é aquele que anuncia e torna presente o Reino dos Céus, o Reino de Deus que o Antigo Testamento tanto tinha prometido!

23 d) O esquema do Evangelho de Mateus 1 – Evangelho da Infância (Mt 1 – 2) 2 – A promulgação do Reino dos Céus (Parte I) ( Mt 3 – 7) - A 3 – A pregação do Reino dos Céus (Parte II) (Mt 8 – 10) - B 4 – O mistério do Reino dos Céus (Parte III) (Mt 11 – 13,52) - C 5 – A Igreja, primícias do Reino dos Céus (Parte IV) (Mt 13,53 – 18) – B1 6 – O advento próximo do Reino dos Céus (Parte V) (Mt 19 – 25) – A1 7 – A paixão e a ressurreição (Mt 26 – 28)

24 1 – Visão geral do Evangelho
Algumas observações sobre o esquema: Se olharmos com atenção o evangelho foi esquematizado em cinco partes, comparando com os cinco livros de Moisés. A parte mais importante das cinco é a do meio: assim: A, B, C, B1, A1. Cada uma das cinco partes é composta de um bloco de narrativas e de um discurso. Assim, em Mateus, Jesus, novo Moisés, faz cinco discursos: o Discurso da Montanha, o Discurso da Missão, o Discurso das Parábolas, o Discurso sobre a Igreja e o Discurso Escatológico.

25 1 – Visão geral do Evangelho
Além das cinco partes, Mateus coloca uma introdução (as narrativas da infância de Jesus) e uma conclusão (a Páscoa do Senhor), que é, sem dúvida, o ponto alto do evangelho. Em todos os quatro evangelhos tudo que se escreve é preparação para mostrar que o Senhor morto e ressuscitado é o nosso Salvador.

26 1 – Visão geral do Evangelho
O Evangelho da infância segundo Mateus (Mt 1 – 2) Trata-se de um midraxe (um modo de contar uma história próprio dos judeus) no qual Jesus é apresentado como o novo Moisés. Para isso Mateus usa as histórias que os rabinos contavam sobre o pequeno Moisés: faraó soube que nasceria um menino judeu que iria libertar o povo e manda matar todas as crianças judias; os pais de Moisés eram santos e piedosos e um anjo anunciou-lhes que seu filho iria libertar Israel, etc.

27 1 – Visão geral do Evangelho
Mateus deseja mostrar também que Jesus que é aquele que refaz o caminho de Israel, chamado do Egito (Mt 1 – 2). Ele é o fruto maduro e santo de Israel, que vai passar a limpo a história do seu povo. Portanto, a intenção do Evangelista é apresentar Jesus como aquele prometido pelas Escrituras de Israel, o Profeta, prometido desde os tempos de Moisés.

28 1 – Visão geral do Evangelho
Mas ele é mais que Moisés: é o Filho de Deus, o Emanuel, Filho de Davi! Por isso Mateus narra a origem humana de Jesus: se por um lado ele vem de Abraão e de Davi, por outro, ele vem diretamente de Deus (daí Mateus contar a concepção virginal). Ele é o Emanuel, o próprio Deus no meio do seu povo!

29 1 – Visão geral do Evangelho
O mistério do Reino dos Céus (Mt 11 – 13,51) a) A parte narrativa (11,1 – 12,50) Este é o tema central do Evangelho de Mateus: o Reino do céus que Jesus veio trazer. Mateus começa narrando várias cenas e palavras de Jesus: “Jesus partiu para pregar e ensinar nas cidades deles” (11,1):

30 1 – Visão geral do Evangelho
Ele manda dizer ao Batista que é o Messias que traz o Reino (11,1-15). Diante dele é preciso decidir-se e isto vai ser decisivo para o destino eterno de cada um (11,16-24). Somente quem for simples pode acolher o Reino que ele traz e aceitá-lo como Messias (11,25-30). Como Messias, ele é o Senhor do sábado (Mt 12,1-14). Mas vai implantar o Reino como o Servo sofredor predito por Isaías (12,15-21). Trazendo o Reino dos Céus, ele expulsa o reino de Satanás ((12,22-37).

31 1 – Visão geral do Evangelho
Por tudo isso não se pode ficar indiferente diante de Jesus: é preciso fazer parte da nova família que ele vem fundar (a Igreja) (12,43- 50). O sinal definitivo da presença do Reino será a Ressurreição (12,38-42). b) O Discurso das Parábolas (13,1–52) Mas é sobretudo no Discurso das Parábolas que Jesus apresenta o mistério do Reino dos Céus. Mateus reúne sete parábolas (sete é o número da perfeição, da plenitude):

32 1 – Visão geral do Evangelho
Jesus se senta num barco (é a posição própria do mestre, de quem está na “cadeira de Moisés”) e aí apresenta o Reino: É como o semeador que lança a semente (13,1-23) É como um campo de trigo no qual cresce o joio (13,24-30) É como um grão de mostarda (13,31-32) É como o fermento que leveda a massa (13,33)

33 1 – Visão geral do Evangelho
É como um tesouro de grande valor (13,44) É como uma pérola preciosa (13,45-46) É como uma rede jogada no mar (13,47-50) A promulgação do Reino dos Céus (Mt 3 – 7) Nesta primeira parte (A) do corpo do evangelho de Mateus, o evangelista que apresentar a promulgação, quer dizer, o decreto do Reino do Céus: quais são suas leis, seus valores, suas características.

34 1 – Visão geral do Evangelho
a) A parte narrativa (3,1 – 4,25) O Batista prepara a chegada do Messias que vai trazer o Reino (3,1-12) Jesus aparece e é batizado e é ungido com o Espírito como Messias-Servo sofredor (3,13- 17) O Espírito leva Jesus para ser provado no deserto (4,1-11) Jesus volta para sua terra e começa a anunciar o Reino, convidando à conversão (4,12-17)

35 1 – Visão geral do Evangelho
Em vista do Reino e da Igreja, ele começa a escolher seus discípulos (4,18-22) Jesus ensina e cura, como sinal da chegada do Reino que destrói o reino de Satanás (4,23- 25) b) O Discurso da Montanha (5,1 – 7,29) Jesus senta-se (como Moisés na sua cátedra) no Monte (como Moisés no Sinai); aí ele vai promulgar a Lei do Reino dos Céus: é uma lei toda interior, feita de bondade,

36 1 – Visão geral do Evangelho
sinceridade, misericórdia, confiança em Deus e total abandono nas suas mãos. Quem aceitar o Reino que Jesus trouxe, constrói a casa de sua vida sobre a rocha. Neste discurso, que começa com as bem- aventuranças, Jesus quer ensinar: O espírito que deve animar os filhos do Reino (5,3-48) = a benignidade O espírito com o qual eles devem cumprir as leis religiosas (6,1-18) = a sinceridade interior

37 1 – Visão geral do Evangelho
O desprendimento das riquezas (6,19-34) As relações com o próximo (7,1-12) = a bondade A necessidade de entrar no Reino por uma decisão que transforme a vida (7,13-27) = a radicalidade sincera

38 1 – Visão geral do Evangelho
O advento próximo do Reino dos Céus (Mt ) Esta parte (A1) está ligada à parte I (A): o Reino dos Céus que Jesus promulgou no início de sua pregação, ele agora vai realizá-lo efetivamente: com ele o Reino virá em plenitude!

39 1 – Visão geral do Evangelho
a) Parte narrativa (19,1 – 23,39) No primeiro bloco desta parte Mateus procura apresentar palavras e gestos de Jesus que mostram o quanto o Reino é exigente: a questão do divórcio (19,1-9), o celibato (19,10-12), a necessidade de ser como as crianças (19,13-15), a necessidade de deixar tudo pelo Reino (19,16-30), a necessidade de fazer tudo isso por amor de Deus e não por interesse mesquinho (20,1-16), a necessidade de estar com Jesus na sua provação,

40 1 – Visão geral do Evangelho
seguindo-o sempre (20,17-34). Outro tema importante é a polêmica de Jesus com Israel que, recusando Jesus recusa o Reino e se tornará estéril (21 – 22). Finalmente, Jesus censura os escribas e fariseus que se sentaram “na cátedra de Moisés” (23,2), cátedra que é de Jesus! Aí Jesus lança-lhes oito “ais”, em contraposição às oito bem- aventuranças: a mensagem é clara: diante do Reino, é necessário escolher entre a bênção e a maldição. Jesus faz o que Moisés fez com Israel (cf. Dt 28,1-46; 11,29; Js 8,32-35).

41 1 – Visão geral do Evangelho
b) O Discurso Escatológico (24,1 – 25,46) Neste belíssimo Discurso Mateus usa o estilo apocalíptico, isto é, fala do aparição final do Reino usando imagens fortes como num quadro pintado com tintas bem berrantes, para chamar atenção! Só entende bem este discurso quem entender sua linguagem simbólica, cheia de imagens muito usadas na época de Jesus. É importante observar que aqui Mateus mistura dois tipos

42 1 – Visão geral do Evangelho
de palavras de Jesus: um sobre a destruição de Jerusalém e outro sobre o fim dos tempos: a destruição de Jerusalém, que acontecerá logo [“esta geração não passará sem que tudo isso aconteça” (24,34)] é um sinal, um prenúncio do final dos tempos, que acontecerá “numa hora em que não pensais” (24,44), pois “daquele Dia e da Hora, ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas só o Pai” (24,36). Para compreender este discurso, eis algumas observações importantes:

43 1 – Visão geral do Evangelho
Quando Jesus fala em revoluções, dores (= fenômenos históricos) e sinais na natureza (fenômenos cósmicos) é para dizer que o Reino vai transformar e purificar a história humana e toda a criação: nada deixará de ser confrontado com o Reino dos Céus! O que realmente interessa a Jesus é o apelo à vigilância: contra os falsos profetas e falsos messias (24,4-5), contra a apostasia e o esfriamento da fé (24, ). Jesus previne que o caminho não é fácil, mas quem

44 1 – Visão geral do Evangelho
perseverar será salvo (24,13)! As quatro parábolas que Mateus coloca neste Discurso mostram bem isto: A parábola da figueira (24,32-36): necessidade de estar atentos aos sinais do Reino A parábola do mordomo (24,45-51): necessidade da fidelidade esperançosa A parábola das virgens (25,1-12): necessidade de vigiar

45 1 – Visão geral do Evangelho
A parábola dos talentos (25,14-30): necessidade de trabalhar pelo Reino Tudo isto se completa no quadro impressionante do último julgamento: nossa atitude diante de Jesus e de seu Reino decidirão nossa sorte eterna. Mas nossa atitude diante de Jesus passa por nosso comportamento em relação aos irmãos (25,31-46),

46 1 – Visão geral do Evangelho
A pregação do Reino dos céus (Mt 8 – 10) Nesta parte Mateus reúne muito de quanto Jesus fez e disse sobre a missão de anunciar o Reino. a) Parte narrativa (8,1 – 9,38) Aqui Mateus deseja mostrar o que deve fazer e como deve agir e sentir aquele que é ministro do Reino. O modelo de pregação é o próprio Jesus: ele é compassivo com o

47 1 – Visão geral do Evangelho
leproso e a hemorroíssa, aberto a todos, como foi ao centurião e ao pecador Mateus, ele tem pena de todos: não é frio, legalista, indiferente e distante! O evangelista apresenta uma série de dez milagres, apresentando-os, portanto, como sinais que acompanharão a pregação do Reino – é este o sentido dos milagres nos evangelhos: são sinais!

48 1 – Visão geral do Evangelho
b) O Discurso sobe a Missão (10,1-42) Jesus chama os Doze e os envia: deles nascerá a Igreja! O que Jesus diz aos Apóstolos vale para os seus sucessores em todos os tempos; vale até mesmo para cada cristão, discípulo de Jesus: eles devem pregar a todos e a todos levar a paz do Reino (aqui Jesus manda pregar somente a Israel (10,5-7); depois da ressurreição mandará a todo o mundo (28,19-20). Todos serão julgados pela atitude diante dos enviados de Jesus (10,5-16)

49 1 – Visão geral do Evangelho
os missionários serão sinal de contradição, como Jesus (10,17-25) não devem ser covardes nem medrosos (10,26-33) se Jesus é sinal de contradição, os discípulos também o serão e deverão segui-lo nisso (10,34-39) onde estiver um anunciador do Reino, aí estará o próprio Jesus (10,40-42)

50 1 – Visão geral do Evangelho
A Igreja, primícias dos Reino dos céus (Mt 13,53 – 18) Mateus liga esta parte IV (B1) à parte II (B). A pregação dos Apóstolos dá origem à Igreja, início do Reino dos Céus: na Igreja o Reino já se faz presente como uma semente que um dia dará fruto!

51 1 – Visão geral do Evangelho
a) Parte narrativa Aqui Mateus reúne um material muito diverso, mas sempre em relação com a Igreja: Jesus é rejeitado em Nazaré: ele formará uma nova Pátria, um novo Povo, a Igreja (13,53-58) destino de João Batista já indica qual será o destino que o antigo Povo dará a Jesus (14,1- 12)

52 1 – Visão geral do Evangelho
As multiplicações dos pães mostra Jesus, novo Moisés, que alimentará com o novo maná (a Eucaristia) o novo Israel (14,13-21; ): os dois milagres mostram que a Igreja reunirá judeus e pagãos Aparece também o papel de Pedro: caminha sobre as águas e é feito pedra da Igreja (14,22-34;16,13-20; 17,24-27 Jesus realiza cura para os pagãos prenunciando a missão da Igreja e a conversão dos pagãos, que serão o novo Israel (14,34-36; 15,21-28)

53 1 – Visão geral do Evangelho
Jesus reprova as tradições do antigo povo, incrédulo e cheio do velho fermento (15,1- 20; 16,1-13). Jesus anuncia sua paixão e convida a segui-lo: a Igreja deverá sempre responder este convite (16,21-28; 17,22-23) Jesus convida seus discípulos à viver na fé (17,14-20) Jesus se transfigura: ele é aquele de quem o Antigo Testamento (Moisés e Elias) tinha falado: a Igreja deverá sempre ouvi-lo! Ele morrerá, mas venceu! (17,1-8)

54 1 – Visão geral do Evangelho
b) O Discurso sobre a Igreja Aqui Mateus reúne várias palavras de Jesus sobre a vida da Comunidade: a Igreja deve ser como Jesus sonhou para ser sinal do Reino dos Céus! Na Igreja, é maior quem serve mais (18,1-4) Deve-se evitar o escândalo, sobretudo por causa dos fracos na fé, que podem se desgarrar; os pastores devem preocupar-se com estes (18,5-14)

55 1 – Visão geral do Evangelho
Na comunidade deve haver a correção fraterna (18,15-18) Deve-se rezar em comum e perdoar-se mutuamente (19-35)

56 Conclusão do Evangelho: A paixão e ressurreição do Senhor
1 – Visão geral do Evangelho Conclusão do Evangelho: A paixão e ressurreição do Senhor Cada evangelho tem seu ponto alto na Páscoa do Senhor. Por isso mesmo cada evangelista apresenta de modo orante e contemplativo aqueles acontecimentos que marcam a salvação que Deus nos deu por Jesus. Os evangelhos não narram um fato cru: eles interpretam, querem mostrar o que está por trás dos acontecimentos à primeira vista absurdos e sem sentido!

57 1 – Visão geral do Evangelho
No seu relato da paixão, morte e ressurreição, Mateus deseja mostrar que as Escrituras judaicas são plenamente cumpridas e o Reino dos Céus instaurado (26,29)... tanto que os pecados são perdoados (26,28), a nova aliança é selada (26,27-28) a morte é vencida, os mortos saem dos túmulos e podem entrar com o Messias na Jerusalém Celeste (27,51-54). A Páscoa judaica vai ser cumprida na Páscoa de Jesus (26,1-2) e o templo de Jerusalém e o

58 1 – Visão geral do Evangelho
antigo culto da antiga aliança perde o seu sentido (27,51). Tudo culmina na Ressurreição, “após o Sábado, ao raiar do Primeiro Dia” (28,1), dia novo do novo Reino; dia da alegria (28,9). Mas somente pode participar da alegria de ver o Ressuscitado quem estiver disposto a caminhar, a ir para a Galiléia para começar a missão de anunciar o Reino (28,7).

59 1 – Visão geral do Evangelho
Mateus encerra o seu evangelho de modo estupendo: o Novo Moisés, sobre à montanha, como no Monte Sinai, abençoa os seus e os envia definitivamente em missão... e promete: “Eu estudarei convosco até a consumação dos séculos!” (Mt 28,16-20).

60 1 – Visão geral do Evangelho
Para que foi escrito o Evangelho segundo Mateus? Mateus escreveu para a sua comunidade, ou as comunidades que viviam na sua região. Contudo, quais eram essas comunidades, e em que situação se encontravam? Voltemos ao século I, pelos anos 70. Em 70 d.C. o império romano invadiu a Palestina, que já era sua colônia e lhe pagava tributos. Sufocou o movimento judaico revolucionário, tomou Jerusalém e destruiu o templo. Os judeus tiveram que se dispersar e

61 1 – Visão geral do Evangelho
se reorganizar. As comunidades cristãs que aí existiam saíram antes. Algumas foram para Pela, no lado oriental do rio Jordão, outras se espalharam pela Síria e Fenícia, e outras ainda se refugiaram junto à comunidade de Antioquia na Síria. E foi provavelmente de Antioquia, pelo ano 80 d.C., que Mateus escreveu o seu evangelho para essas comunidades que tinham nascido na Palestina. Isso explica um pouco as preocupações de Mateus. Ele é um judeu convertido ao cristianismo e se dirige ao mesmo tipo de pessoas.

62 1 – Visão geral do Evangelho
Primeiro quer mostrar que Jesus e sua ação realizam tudo o que o Antigo Testamento anunciava, pedia e prometia. Depois, que o cristianismo também é ruptura com a religião judaica oficial, cristalizada em formas e vivências que já estavam muito distantes do projeto de Deus revelado e realizado em Jesus. Finalmente, quer mostrar que as comunidades não devem ficar fechadas em Si mesmas, um olhando para o outro, mas se abrir para todos, levando a todos os tempos e lugares a palavra e a ação que libertam para a vida nova. Qual? É o que veremos depois, e então compreenderemos como a notícia do evangelho de Mateus é realmente boa.

63 1 – Visão geral do Evangelho
EVANGELHO É CATEQUESE Às vezes pensamos que o evangelho é biografia de Jesus. E não é. Os evangelhos representam uma segunda etapa do anúncio de Jesus e da sua missão, dos quais as comunidades são chamadas a participar. O primeiro anúncio era muito simples e consistia em proclamar uma acusação de que a sociedade tinha assassinado um inocente que só queria a justiça e a vida (Atos 2, ). Pegas de surpresa e arrependidas, as pessoas se convertiam a Jesus. .Mas, e agora? Fazer o que? Vinha então a segunda etapa: aprender que a vida de Jesus era um modelo inspirador para a busca da justiça e da vida.

64 1 – Visão geral do Evangelho
De início muito resumida, era feita a catequese, o ensino de quem tinha sido Jesus e de como ele tinha vivido. Lendo Atos 10,36-43 podemos ter uma ideia de como era essa primeira catequese. E, olhando bem, nela já aparece bem claro o esquema fundamental dos evangelhos. Os evangelhos são o desenvolvimento dessa catequese inicial. Não foram escritos para dar informações, mas para ajudar as comunidades a descobrir o sentido das palavras, ações e vida de Jesus, que revelam e concretizam o projeto de Deus para a vida da humanidade. Pela fé a comunidade já se comprometeu com esse projeto. Agora é preciso

65 1 – Visão geral do Evangelho
conhecê-lo profundamente, para continuá-lo na sua vida, palavra e ação. Entendamos bem. Não se trata de imitar Jesus. O importante e perceber como ele compreendeu e realizou o projeto de Deus em seu tempo. A nos todos cabe a tarefa de, inspirados por ele, recriarmos em nosso tempo e lugar a palavra e a ação que concretizam o projeto de liberdade e vida que Deus quer para todos. O que também é a nossa mais profunda aspiração.

66 1 – Visão geral do Evangelho
Para refletir em grupos 1. O que significa a palavra evangelho? 2. Por que o evangelho de Mateus é uma boa notícia? 3. A situação das comunidades para as quais Mateus escreveu e semelhante à situação de nossas comunidades? 4. Para que foram escritos os evangelhos?

67 EVANGELHO SEGUNDO MATEUS
JESUS, MESTRE DE JUSTIÇA Ao ler cada um dos evangelhos, devemos prestar atenção a como o evangelista apresenta Jesus. Isso é particularmente importante no evangelho de Mateus. Quem é Jesus?

68 EVANGELHO SEGUNDO MATEUS
Jesus é o "Deus conosco“ Ao comentar o sentido do nascimento de Jesus, Mateus cita o texto do profeta Isaías (7,14): "Vejam: a virgem conceberá, e dará a luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco". Dessa forma, o evangelista aponta para todo o mistério da pessoa de Jesus. Nele, o Deus que habitava na eternidade vai se tomar próximo de nós, morando em nosso meio, participando de nossa vida, nossas aspirações, lutas e realizações. E até quando ele vai ficar entre nós?

69 EVANGELHO SEGUNDO MATEUS
E vai ficar conosco para sempre O fim do evangelho mostra Jesus entre os discípulos, isto é, a comunidade cristã. Depois de mandar que todos continuem a sua missão, batizando as pessoas e ensinando-as a observar tudo o que ele ensinou, Jesus faz a grande promessa: "Eis que eu estarei com vocês todos os dias, ate o fim do mundo" (Mt 28,20).

70 EVANGELHO SEGUNDO MATEUS
Jesus jamais abandonará os discípulos, jamais deixará de estar presente na vida e na ação da comunidade cristã. Sua presença está: sacramentalmente selada na Eucaristia, sua palavra continua falando através do Evangelho, e sua ação se prolonga através da ação da comunidade. Presença, palavra e ação, que continuam para sempre no meio daqueles que, pela fé, se comprometeram com Jesus.

71 EVANGELHO SEGUNDO MATEUS
Todavia, a ordem de Jesus é que a comunidade faça com que todos os povos se tornem seus discípulos, ensinando-os a observar tudo o que ele ordenou a comunidade. Ensinar o que, precisamente? Precisamos verificar alguns textos desse evangelho. Para ensinar a justiça Quando Jesus se apresenta para o batismo de João, ha um diálogo interessante, que apresenta o programa de todo o evangelho de Mateus. João resiste. Jesus responde a ele: "Devemos cumprir toda a justiça" (Mt 3,15). Esse e um ponto muito

72 EVANGELHO SEGUNDO MATEUS
importante, porque o batismo de Jesus marca a direção de toda a atividade que ele vai desenvolver. Notemos que o verbo está no plural: "devemos". Quem mais, além de Jesus, deve cumprir toda a justiça? Não só João, mas todos os que seguem a Jesus, inclusive os cristãos das comunidades de hoje, dois mil anos depois. O batismo de Jesus aponta a meta da sua vida: realizar a justiça. Nós, também batizados em seu nome, temos a mesma meta. E aí podemos nos perguntar: O que é cumprir a justiça? O que é a justiça a que Jesus se refere?

73 EVANGELHO SEGUNDO MATEUS
Na Bíblia, a justiça é a vontade de Deus, o seu projeto eterno. Somos justos e praticamos a justiça quando deixamos que Deus realize a sua vontade sobre nós e, como através de Jesus, realize o seu projeto. Qual e o projeto de Deus? O Antigo Testamento apresenta os dois pontos fundamentais desse projeto. No livro do Êxodo podemos ver que Deus quer liberdade para todos, em primeiro lugar para os que não a tem, uma vez que foram roubados pelos que são dominados pela ganância do poder. Por outro lado, o livro do

74 EVANGELHO SEGUNDO MATEUS
Gênesis mostra que Deus criou tudo vivo, e endereçou tudo para a vida. O projeto de Deus e, portanto, liberdade e vida. Estranho? Não. Também nós, lá no fundo de nós mesmos, desejamos ardentemente a mesma coisa. O único problema entre Deus e nós é que Deus quer isso para todos. E isso é justiça. Todos tem igualmente direito a liberdade e a vida. Liberdade para ser, para se descobrir como ser único e participar dos rumos da sociedade e da história. Vida a ser usufruída por todos, através da partilha dos bens que sustentam e promovem a vida humana. Nós, muitas vezes, só pensamos em nossa liberdade e em nossa vida individual. Aí está a diferença.

75 EVANGELHO SEGUNDO MATEUS
Falando de justiça, Jesus queria levar o projeto de Deus à frente. Somos convidados a fazer o mesmo, junto com ele. Porque o Reino de Deus vem pela justiça O propósito de Mateus fica mais claro em 6, Depois de falar sobre a preocupação continua que os pobres tem com a comida, a bebida e a roupa, coisas de primeira necessidade, ele acrescenta: "Em primeiro lugar, busquem o Reino de Deus e a sua justiça, e Deus dará a vocês, em acréscimo, todas essas coisas" (Mt 6,33).

76 EVANGELHO SEGUNDO MATEUS
Aí está. Não adianta pensar em curar os sintomas. Precisa curar a sua causa. Se não se tem o que comer, beber e vestir (e casa, e escola, e assistência médica, e lazer, e descanso etc.), não adianta ficar preocupado afanosamente com isso. É fazer buraco na água. Quando o povo não tem liberdade e vida, para viver dignamente e participar na construção da sociedade e da história, isso é sinal de que está havendo injustiça. Não adianta remendar. A primeira luta é para que haja justiça. Ninguém precisa de bondade (que, em geral, só serve para esconder a injustiça). Todos precisam da justiça de Deus, do seu Reino, onde todos podem igualmente

77 EVANGELHO SEGUNDO MATEUS
ter acesso aos bens da liberdade e da vida. Quando há justiça, todos podem viver dignamente, com todas as suas necessidades satisfeitas. O Jesus de Mateus é, portanto, o Mestre da justiça. Com sua presença, palavra e ação, ele vai ensinando a comunidade a lutar pela justiça que liberta a todos para uma vida digna. E isso não deve ficar dentro da comunidade apenas. Deve ser ensinado a todos, para que todos aprendam de Jesus qual é a justiça que Deus quer.

78 EVANGELHO SEGUNDO MATEUS
Para refletir em grupos Por que Mateus chama Jesus de Emanuel? Segundo Mateus, onde Jesus está hoje? O que Jesus quer ensinar a comunidade? Qual a diferença entre bondade e justiça?


Carregar ppt "ESCOLA BÍBLICA (Escola da Fé)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google