A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS SERES VIVOS SISTEMÁTICA, CLASSIFICAÇÃO E BIODIVERDIDADE POR QUÊ?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS SERES VIVOS SISTEMÁTICA, CLASSIFICAÇÃO E BIODIVERDIDADE POR QUÊ?"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS SERES VIVOS SISTEMÁTICA, CLASSIFICAÇÃO E BIODIVERDIDADE POR QUÊ?

2 TAXONOMIA TAXIS = ORDEM / NOMO = LEI TAXONOMIA (TAXIS = ORDEM / NOMO = LEI ) Conceito: É a parte da Biologia que identifica, nomeia e classifica os seres vivos de acordo com o seu grau de parentesco.

3 IMPORTÂNCIA DA TAXONOMIA No planeta existem quase 4000 idiomas diferentes, então surgiu a necessidade de padronizar a linguagem para os seres vivos. Organizar os seres em categorias taxonômicas facilitou o estudo e a análise baseada em semelhança e diferenças.

4 KARL VON LINNÉ ( ), OU LINEU, APRESENTOU A OBRA SYSTEMA NATURAE, PROPONDO UM SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO MAIS ELABORADO, COM BASE CIENTÍFICA

5 KARL VON LINNÉ Systema Naturae Pai da Taxonomia. Em 1735, o botânico e médico sueco Lineu lançou o livro Systema Naturae com os princípios básicos da classificação biológica. Estabeleceu a espécie como base da classificação. Criou cinco grupos taxonômicos ( reino, classe, ordem, gênero e espécie ) Propôs o uso de palavras latinas Estabeleceu a nomenclatura binomial ( binomial ) para espécie.

6 EXEMPLOS Felis catus Panthera tigris

7 EXEMPLOEXEMPLO CLASSIFICAÇÃOCLASSIFICAÇÃO

8 HOMEMCÃO REINOMetazoaMetazoa FILOChordataChordata SUB-FILOVertebrataVertebrata CLASSE MammaliaMammalia ORDEMPrimatasCarnivora FAMÍLIAHominidaeCanidae GÊNEROHomoCanis ESPÉCIEHomo sapiensCanis familiaris TÁXON: Categorias taxonômicas (grupos dos seres vivos).

9 EXEMPLO DE LINEU: Pantera: nome científico = Panthera leo Onça: nome científico = Panthera onca Panthera onca Nome do gêneroEpíteto específico Gênero é um conjunto de espécies semelhantes Epíteto específico é o termo que designa a espécie

10 AS ESPÉCIES SÃO ESTÁTICAS OU PODEM SE MODIFICAR AO LONGO DO TEMPO?

11 EVOLUÇÃO E SISTEMÁTICA A sistemática é a área da Biologia que se preocupa principalmente em compreender a filogenia: história evolutiva das espécies de seres vivos. Sistemática evolutiva X sistemática filogenética ou cladística

12 SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA OU CLADÍSTICA Entende-se que a diversidade de seres vivos é resultante de processos evolutivos e que esses processos ocorrem por anagênese e por cladogênese.

13 Anagênese: processo pelo qual um caráter surge ou se modifica numa população ao longo do tempo, sendo responsável pelas novidades evolutivas. Cladogênese: processo responsável pela ruptura da coesão inicial numa população, gerando duas ou mais populações que não mais se comunicam.

14

15

16

17 A nomenclatura binomial (Principais regras) O nome das espécies é binominal e escrito em itálico ou sublinhado: Homo sapiens (ser humano), Felis domesticus (gato doméstico). O primeiro termo indica o gênero e o segundo, o termo específico, escrito com inicial minúscula (se representar uma homenagem a alguém importante do país onde foi descrita a espécie, aceita-se o uso de inicial maiúscula).

18 Todos os nomes científicos devem ser escritos em latim; se derivarem de outra língua, deverão ser latinizados. Ao aparecer pela primeira vez em um texto, deve ser escrito por extenso; nas demias vezes que aparecer, o gênero pode ser abreviado.

19 Se o autor da descrição de uma espécie for mencionado, seu nome (por extenso ou abreviado) deve aparecer em seguida ao termo específico sem pontuação; a data em ele descreveu essa espécie vem após seu nome, precedida de uma vírgula ou entre parênteses.

20 O nome das famílias dos animais recebe o sufixo idae e o da subfamília, inae. Ex. Felidae (família dos felídeos) e Felinae (subfamília dos felinos) Nas plantas, utiliza-se, em geral, a terminação aceae para a família e ales para a ordem. Ex. Rosaceae (família da roseira, maciera,...) Coniferales (ordem do pinheiro, sequóias, etc.)


Carregar ppt "INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS SERES VIVOS SISTEMÁTICA, CLASSIFICAÇÃO E BIODIVERDIDADE POR QUÊ?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google