A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classificação dos Seres Vivos Prof. M. Sc

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classificação dos Seres Vivos Prof. M. Sc"— Transcrição da apresentação:

1 Classificação dos Seres Vivos Prof. M. Sc
Classificação dos Seres Vivos Prof. M.Sc. Fábio Henrique Oliveira Silva

2 Atividades prática Dividir a sala em grupo com cinco ou seis pessoas.
Procedimentos de cada grupo: Cada integrante do grupo deverá trazer três exemplares diferentes de objetos que se utiliza para escrever. Ex.: Lápis, caneta, lapiseira, canetão, marcador permanente, giz de cera, etc.

3 Atividades prática Forme grupos com essas canetas.
Registre no caderno os critérios usados para agrupar as canetas. Compare os grupos que você formou com os grupos de seus colegas e os critérios usados em cada grupo. Quais critérios foram comuns na maioria da turma? Quais foram diferentes?

4 Atividades prática Com a ajuda do professor a turma vai agrupar as canetas segundo critérios únicos estabelecidos pela turma. Escreva em seu caderno uma conclusão para essa atividade.

5 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
O que é Sistemática? É o ramo da Biologia que estuda a diversidade biológica, ou biodiversidade, isto é, os tipos e as variações existentes entre os seres vivos. Os principais objetivos: Descrever a diversidade biológica, ou seja, desenvolver catálogos tão completos quanto possível das características típicas de cada espécie, além de batizá-la com um nome específico.

6 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
Os principais objetivos: Desenvolver critérios para organizar a diversidade, agrupando os seres vivos de acordo com características importantes. Compreender os processos responsáveis pela existência da diversidade biológica.

7 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
Século XVIII. Lineu (naturalista sueco) acreditava que existiam 10 mil tipos de formas de vida. Hoje ≈ 2 milhões de espécies descrita ou nomeadas e uma estimativa de 30 milhões por serem descritas.

8 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
O sistema de classificação se assemelha ao princípio de organização empregado nas gôndolas de supermercado.

9 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
Sistemática tem como resultado da sua utilização a classificação biológica, ou taxonomia. É um sistema sintético que organiza os seres vivos em categorias, além de incluir categorias menores em categorias maiores.

10

11 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
Ex.:

12 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
O desenvolvimento da classificação biológica. 1ª classificação de animais foi realizada pelos gregos. Ex.: Aéreos , terrestres e aquáticos. Critério: ambiente em que vivem. E as plantas Ervas, arbustos e árvores. Critério: tamanho.

13

14

15 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
No séc. IV d.C, Santo Agostinho classificou os animais em úteis, nocivos e indiferentes à humanidade. A partir do Renascimento, um período histórico, Séc. XIV, XV e XVI que a classificação evoluiu de maneira significativa.

16 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
Critérios ou parâmetros considerados: Estrutura corporal; Funções orgânicas; Hábitos. Sistemas naturais são aqueles que empregam características naturais de seus componentes para sua organização.

17 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
Sistema de classificação de Lineu Proposta feita no livro Systema Naturae (1735). Lineu ponderava que critérios de semelhança devem ser o ponto de partida de todas as classificações. Para isso as características utilizadas precisam ser criteriosas para evitar erros. Ex.: gregos e Santo Agostinho.

18 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
Lineu concluiu que características estruturais e anatômicas eram as mais adequadas à classificação. Animais: estrutura corpotal. Plantas: Anatomia geral e estrutura floral.

19 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
A nomenclatura binomial. Nome científico deve ser binomial O 1º refere-se ao nome genérico e o 2º ao nome específico. Ex.: Canis lupus (lobo) Canis familiaris (cão doméstico) Canis latrans (coiote)

20 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
Formas de escrever nomes de espécies: Musca domestica (mosca doméstica). Outros exemplos M. domestica Musca domestica Formas de citar gênero. Pode-se citar apenas o gênero. EX.: Gênero Canis. Refere-se a todas as espécies do gênero.

21 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
Categorias taxônomicas Reino Filos Classes Ordens Família Gênero Espécie (categoria taxônomica básica)

22

23 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
Existem subdivisões dentro das categorias. Ex.: Superfamília ou subgênero. Ex.: Classe Aves Superordem Palaeognathae Ordem Struthioniformes. Struthio camelus (Avestruz). Ordem Rheiformes. Rhea americana (Ema). Superordem Neognathae Ordem Pelecaniformes. Pelecanus erythrorhyncos (Pelicanos) Ordem Galiformes. Gallus domesticus (galo doméstico)

24 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
Desinências ou terminações de nomes caracterizam algumas categorias. família na classificação dos animais termina em idae. Ex.: gato (Felis catus) sua família é Felidae. Família na botânica termina em aceae. Ex.: rosas estão na família Rosaceae.

25 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
O conceito biológico de espécie. É um grupo de populações cujo os indivíduos são capazes de se cruzar e produzir descendentes férteis, em condições naturais, estando reprodutivamente isolados de indivíduos de outras espécies.

26

27 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
Sistemática moderna Incorpora os conceitos de Darwin sobre a evolução biológica. Adaptação dos seres vivos aos seus ambientes;

28 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
Evolução biológica considera: Fósseis;

29 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
Evolução biológica considera: Evidências anatômicas da evolução;

30

31 Divergência evolutiva

32 Convergência evolutiva

33 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
Evolução biológica considera: Evidências moleculares; CITOCROMO C – composição de aminoácidos semelhantes aos chipanzés. Proteína que auxiliam no mecanismo de respiração celular, mais precisamente no transporte de elétrons. A diferença na composição desta proteína aumenta quando comparada com aves, anfíbios e insetos.

34 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
Evolução biológica considera: Origem de novas espécies (especiação). Especiação por diversificação ou cladogênese.

35

36 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
Classificação e parentesco evolutivo Árvores filogenéticas ou filogenias.

37 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
Sistemas modernos de classificação biológica Cladística

38

39 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
O Reinos de seres vivos Reino Monera Células procarióticas Bactérias e Arqueas

40 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
O Reinos de seres vivos Reino Protoctista (Protista) Ex.: Protozoários, seres eucarióticos, unicelulares e heterotróficos. Algas, podendo ainda ser multicelular e essencialmente autotróficos fotossintetizante.

41

42 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
O Reinos de seres vivos Reino Fungi Células eucarióticas, unicelulares ou multicelulares e heterotróficos. Ex.: fungos.

43 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
O Reinos de seres vivos Reino Plantae Seres eucarióticos, multicelulares e autotróficos fotossintetizantes. Ex.: Vegetais de um modo geral.

44 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
O Reinos de seres vivos Reino Animalia Seres eucarióticos, multicelulares e heterotróficos. Ex.: Animais de um modo geral.

45

46

47

48 Sistemática, Classificação e Biodiversidade
O Reinos de seres vivos Vírus, um caso à parte. Acelulares; Parasitas intracelulares obrigatórios; DNA ou RNA. Não há fonte energética.

49

50


Carregar ppt "Classificação dos Seres Vivos Prof. M. Sc"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google