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ITINERÁRIOS AVALIATIVOS

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Apresentação em tema: "ITINERÁRIOS AVALIATIVOS"— Transcrição da apresentação:

1 ITINERÁRIOS AVALIATIVOS
SEE/MG – CAED/UFJF SRE Uberlândia 2017

2 ITINERÁRIOS AVALIATIVOS
Desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Educação de MG em parceria com o CAED/UFJF Plataforma moodle – Ferramenta lançada pela diretoria de avaliação em conjunto com o CAED/UFJF. Ajudar a escola a se estruturar articulando avaliação externa à interna.

3 ITINERÁRIOS AVALIATIVOS
ACOMPANHAMENTO CAED/UFJF – Instituição que irá gerenciar a plataforma. Sistema de monitoramento on-line com diversas informações sobre os sistemas de ensino. Envolve tarefas a serem realizadas coletivamente e postadas pelo diretor ou supervisor. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

4 CURSO ITINERÁRIOS Usuário e senha: CPF do (a) diretor (a) SISTEMA DE MONITORAMENTO Usuário: INEP - (31) + código da escola Senha: CPF

5 ITINERÁRIOS AVALIATIVOS
ACOMPANHAMENTO CAED/UFJF – Monitoramento – Envio de relatórios para a SEE: Acesso do diretor e/ou especialista. Entrega dos Formulários. Qualidade dos materiais. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

6 ITINERÁRIOS AVALIATIVOS
OBJETIVO GERAL Promover a realização de análise de dados e debates para a construção coletiva de uma avaliação interna e a definição de um plano de ação e seu monitoramento nas escolas

7 ITINERÁRIOS AVALIATIVOS
ESTRUTURAÇÃO Os itinerários reúnem um passo a passo detalhado que permitem à escola conhecer os principais fatores que intervém no processo de ensino e aprendizagem e definir prioridades a serem trabalhadas. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

8 ITINERÁRIOS AVALIATIVOS
Formação de diretores e especialistas para a utilização dos Itinerários Desenvolver estratégias de gestão democrática e participativa, envolver a comunidade escolar em torno de objetivos comuns: Elevar os níveis de equidade; Melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem Consolidar a avaliação interna; Articular avaliação externa e interna

9 AVALIAÇÃO EXTERNA As avaliações externas fornecem importantes indicadores de qualidade da educação brasileira, servindo de subsídio para a elaboração e redefinição das políticas públicas educacionais.

10 AVALIAÇÃO EXTERNA Importante instrumento de diagnóstico para tomada de decisões no âmbito da própria escola. PROALFA/PROEB PROVA BRASIL ANA

11 AVALIAÇÃO INTERNA As avaliações internas são formas institucionais de auto avaliação e planejamento das atividades escolares.

12 AVALIAÇÃO INTERNA META Institucionalizar no ambiente escolar momentos de reflexão, auto avaliação e planejamento das atividades escolares, articulando a utilização dos resultados das avaliações externas às avaliações internas.

13 ITINERÁRIOS AVALIATIVOS
ESTRUTURAÇÃO Os itinerários estruturam uma sequência lógica, que encadeia quatro momentos básicos: 1º Momento: Preparação 2º Momento: Elaboração de uma avaliação interna da escola e seu impacto na aprendizagem. 3º Momento: Definição de uma agenda mínima de ações a serem trabalhadas. 4º Momento: Monitoramento e avaliação de cada atividade que compõe o plano de ação da escola. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

14 ITINERÁRIOS AVALIATIVOS
Promover reflexões sobre a realidade escolar Elaborar atividades propostas nos Itinerários Estratégias Utilizadas Construir um Plano de Ação Incorporar as ações propostas ao dia a dia escolar.

15 Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais
Etapa 2. Avaliação interna Etapa 1. Preparação Etapa 3. Plano de Ação Etapa 4. Avaliação e monitoramento Itinerário 1 Eixo 3. Fortalecimento do trabalho coletivo Eixo 4. Relação da escola com a comunidade Eixo 2. Gestão democrática e participativa Itinerário 12 Itinerário 15 Eixo 1. Direito à aprendizagem Itinerário 13 Itinerário 16 Itinerário 2 Itinerário 6 Itinerário 8 Itinerário 9 Itinerário 14 Itinerário 3 Itinerário 7 Itinerário 4 Itinerário 5 Consolidação da Avaliação Interna Itinerário 10 Itinerário 11

16 Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais
Cronograma de ações, das quatro etapas que compõem os Itinerários: ETAPA ITINERÁRIOS PERÍODO 1 – PREPARAÇÃO 1 Até 1º de Fevereiro 2 – AVALIAÇÃO INTERNA 2 a 9 1º à 24 de Fevereiro 10 e 11 2 à 10 de Março 3 – PLANO DE AÇÃO 12, 13 e 14 13 à 31 de Março 4 – AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DO PLANO DE AÇÃO 15 e 16 3 à 20 de Abril Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

17 Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais
Primeira etapa Se refere à Preparação, é composta por um único Itinerário: Constitui uma preparação do diretor(a) e do especialista para o uso das tecnologias de gestão e para o planejamento inicial das atividades. Momento em que o diretor e o especialista se apropriam do processo. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

18 Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais
Segunda etapa Avaliação Interna Abarca um conjunto de dez Itinerários, divididos em quatro eixos. Essa etapa é voltada para a produção de um consenso interno à escola, entre a gestão e o corpo docente, em torno dos principais fatores que desafiam a aprendizagem. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

19 Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais
Segunda etapa Os Itinerários dessa segunda etapa remetem a quatro eixos: Direito à aprendizagem; Gestão democrática e participativa; Fortalecimento do trabalho coletivo; Relação da escola com a comunidade. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

20 Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais
Terceira etapa Composta por Itinerários que apoiam a elaboração de um Plano de ação, concretizado por meio da formulação, da validação e da consolidação de ações a serem trabalhadas na escola. Seu propósito é a articulação entre a avaliação interna consolidada na segunda etapa e as prioridades de ações pedagógicas definidas pela escola sob a orientação do(a) diretor(a) e do(a) especialista, a fim de elaborar um Plano de ação que possa ser realizado com o apoio da rede. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

21 Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais
Terceira etapa Itinerários 12, 13 e 14 Itinerário O que será feito? Por que? Como? Itinerário Quando será feito? Quem? Itinerário Consolidação do Plano de Ação Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

22 Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais
Quarta Etapa Itinerários 15 e 16 A quarta e última etapa é a de Avaliação e Monitoramento. Trata-se de dois Itinerários de acompanhamento das ações propostas no Itinerário 14. Como a escola vai acompanhar as ações propostas? Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

23 CURSO ITINERÁRIOS Usuário e senha: CPF do (a) diretor (a) SISTEMA DE MONITORAMENTO Usuário: INEP - (31) + código da escola Senha: CPF

24 OBRIGADO A TODOS!

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26 Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais
Detalhamento das Etapas Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

27 Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais
Os itinerários avaliativos desenvolvidos pelo CAEd em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais promovem a realização de análises de dados e debates para a construção coletiva de uma avaliação interna e a definição de um plano de ação e seu monitoramento nas escolas de educação básica, para que possam melhorar e consolidar o processo de aprendizagem de seus estudantes. Os itinerários estão agrupados em quatro etapas: preparação, avaliação interna, plano de ação e monitoramento e avaliação. A seguir, uma breve apresentação das etapas, eixos e itinerários desta caminhada. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

28 Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais
Etapa Preparação Esta etapa orienta os profissionais quanto aos pressupostos e as etapas de aplicação dos itinerários avaliativos. Itinerário Preparação e orientação para o uso dos itinerários Este primeiro itinerário tem o objetivo de preparar o diretor escolar e o especialista em educação básica para o processo de implementação dos Itinerários Avaliativos nas escolas. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

29 Etapa 2. Avaliação interna
Esta etapa apresenta uma série de itinerários separados em quatro eixos que permitem à escola conhecer os principais fatores que intervêm no processo de ensino e aprendizagem e definir prioridades a serem trabalhadas. Eixo Direito à aprendizagem Este eixo é estrutural e diz respeito à capacidade da rede e da escola de garantir a aprendizagem de todos os estudantes matriculados em cada etapa e segmento da educação básica. Trata da necessidade de se conhecer as crianças, adolescentes, jovens e adultos que estão na escola, e de avaliar e repensar constantemente o Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

30 Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais
currículo desenvolvido em cada segmento e ano para cada estudante. Diz respeito ao planejamento pedagógico e à realização de exames, trabalhos e atividades significativas reconhecendo o que os estudantes já sabem e o que eles poderão saber a partir do trabalho realizado. Ainda, engloba discussões acerca do que os professores e atores educativos necessitam para desenvolver seu trabalho bem como para garantir a autonomia para gerenciar os processos pedagógicos. Além disso, trata da apropriação dos resultados das avaliações externas como indicativos dos diferentes itinerários para a aprendizagem que podem ser percorridos pela escola. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

31 Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais
Este eixo abarcará a passagem por quatro diferentes itinerários, que, juntos, ajudam os gestores e professores a promoverem um amplo debate sobre o direito à aprendizagem em cada uma das escolas. Estes são: a articulação entre a avaliação externa e a interna; a análise do desempenho dos estudantes; a análise do rendimento e frequência dos estudantes; e a análise dos descritores e seus percentuais de acerto. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

32 Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais
Itinerário 2. Sensibilização para a articulação entre a avaliação externa e a avaliação interna Este itinerário visa sensibilizar os profissionais da escola para uma reflexão sobre o papel da avaliação externa e como seus resultados devem compor o processo de avaliação interna da instituição. Itinerário 3. Análise de desempenho dos estudantes Este itinerário tem o objetivo de promover uma análise e discussão em torno dos resultados da avaliação externa a partir de diversos indicadores, em especial os padrões de desempenho dos estudantes e sua distribuição na escola (entre anos-séries, turnos e turmas). Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

33 Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais
Itinerário 4. Análise de rendimento e frequência dos estudantes Este itinerário serve de apoio aos profissionais para um trabalho de análise e debate dos indicadores de rendimento e dados de frequência dos estudantes. Itinerário 5. Análise dos percentuais de acerto por descritor O itinerário 5 tem o objetivo de promover a análise e reflexão coletiva acerca das competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes com base na Matriz de Referência das disciplinas avaliadas externamente. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

34 Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais
Eixo 2. Gestão democrática e participativa Para o desenvolvimento integral da aprendizagem, faz-se necessário conhecer os sujeitos que estão na escola, seus tempos de vivência, os atores que desenvolvem as ações escolares, seu currículo e saberes, respeitando identidades e memórias dialogadas com o território educativo e a forma como se dá a participação de todos nas decisões e escolhas dos processos inerentes à vida da escola. A qualidade da oferta da educação depende da existência de espaços de diálogo e da promoção de condições para a participação da comunidade nas suas atividades. Para a garantia do direito à aprendizagem é preciso haver uma escola onde o princípio democrático dirija todas as relações. A escola deve apresentar processos de gestão efetivos e participativos, os gestores escolares devem tomar suas decisões orientados Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

35 Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais
por critérios pedagógicos. Suas práticas de gestão devem basear-se em princípios democráticos, de modo a promover o fortalecimento dos mecanismos de participação na tomada de decisão. Só haverá qualidade em ambiente democrático e só haverá ambiente democrático com educação de qualidade. Assim é que este eixo pretende estimular a discussão em torno da gestão escolar e da promoção de um ambiente de aprendizagem para todos os estudantes. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

36 Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais
Itinerário 6. Ambiente participativo Este itinerário visa contribuir para uma discussão sobre a participação da comunidade escolar nas tomadas de decisão da gestão escolar. A intenção é promover um debate acerca da comunicação e participação de alunos, professores, colegiados e conselhos de classe na gestão escolar. Itinerário 7. Ambiente de aprendizagem: percepções sobre o impacto da violência nas expectativas de aprendizagem Este itinerário tem o objetivo de incorporar uma discussão sobre o impacto da violência no ambiente de aprendizagem, questão comumente relatada por profissionais da escola. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

37 Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais
Eixo 3. Fortalecimento do trabalho coletivo O fortalecimento do trabalho colaborativo depende do conhecimento dos papeis e das responsabilidades de cada ator no espaço educativo, atribuindo significado ao trabalho de diretores, vices, especialistas, inspetores, analistas, ASB, ATB, Peub e todo o corpo docente da escola. A escola deve dispor de profissionais em quantidade suficiente à realização das atividades previstas para a jornada, com a formação adequada, acesso aos desenvolvimentos educacionais de sua especialidade, estabilidade e tempo para planejar as atividades escolares e refletir sobre as necessidades dos estudantes. Estes profissionais devem encontrar condições adequadas para o exercício de suas funções bem como para seu desenvolvimento profissional, possibilitando o compromisso de todos e cada um na construção do trabalho coletivo. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

38 Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais
Neste eixo, sugerimos um debate acerca das questões que influenciam, direta e indiretamente, a realização do trabalho coletivo nas escolas. Estão presentes temas como a formação docente, o absenteísmo do professor, a frequência e pauta de encontros pedagógicos promovidos pela escola, o planejamento de aulas e atividades, entre outros. Itinerário 8. Engajamento e participação dos professores Este itinerário tem por objetivo promover uma discussão em torno do engajamento e participação dos professores e seu comprometimento com o trabalho coletivo dentro da escola e seu impacto para o desenvolvimento da aprendizagem. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

39 Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais
Eixo 4. Relação da escola com a comunidade Entender a escola como promotora de mobilização comunitária, isto é, como agente de articulação, de participação, possibilitando o espaço compartilhado de vivência e de convivência, garantindo o entrelaçamento da escola com a comunidade, consolidando o direito à aprendizagem com a construção de um projeto comum de escola integral e integrada e de espaço democrático de seus atores. Esta dimensão lida com as condições para que a instituição escolar estabeleça relações com a comunidade de vizinhança e, por meio das novas tecnologias de informação e comunicação, com outras comunidades, espacialmente distantes, mas capazes de Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

40 Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais
compartilhar interesses e estabelecer intercâmbio com seus estudantes e profissionais. Isto só é possível por meio do fortalecimento do diálogo interno, com as famílias e com o órgão gestor, além do suporte às organizações culturais e associativas e da ampliação do conjunto de instituições com as quais se mantém formas de cooperação e intercâmbio. Trata-se de uma dimensão determinada pela extensão das redes internas que a escola estabelece, além daquelas construídas com as famílias, instituições e grupos, por meio da realização de atividades conjuntas e intercâmbio de experiências. Itinerário 9. Relações interinstitucionais: família, comunidade e sociedade Este itinerário visa contribuir para uma reflexão sobre a relação da escola com a família, responsáveis pedagógicos, instituições da comunidade e da sociedade e seu impacto na aprendizagem dos estudantes. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

41 Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais
Consolidação da Avaliação Interna Itinerário 10. Síntese da Avaliação Interna e recomendações Este itinerário visa promover uma síntese do resultado das discussões anteriores, etapa final do processo de Avaliação Interna da escola. Com base na sistematização das questões analisadas e debatidas, formulam-se recomendações para o Plano de Ação. Itinerário Consolidação da Avaliação Interna e definição de prioridades Último itinerário da etapa de Avaliação Interna, este tem por objetivo consolidar e validar as conclusões e recomendações junto aos professores e à comunidade escolar. Além disso, é o momento de definição de prioridades a serem trabalhadas no Plano de Ação. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

42 Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais
Etapa 3. Plano de Ação Com base na consolidação da Avaliação Interna, esta etapa permite a definição de uma agenda de ações a serem implementadas para a melhoria da aprendizagem na escola. Itinerário 12. Definição do Plano de Ação Este itinerário apresenta uma metodologia para a definição do Plano de Ação da escola. Define os profissionais envolvidos e as linhas gerais das ações a serem implementadas, a partir de definições do “o que será feito?”, “por que será feito?”, e “como será feito?”. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

43 Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais
Itinerário 13. Validação do Plano de Ação Este itinerário dá sequência à construção do Plano de Ação, com o detalhamento das ações, respondendo às perguntas: “Quando será feito?”, e “Quem irá fazer?”. Itinerário 14. Consolidação do Plano de Ação Este último itinerário da etapa de Plano de Ação tem o objetivo de consolidar as ações propostas e possibilitar que todos os envolvidos tenham conhecimento das atividades e tarefas que compõem cada uma das ações desenhadas. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

44 Etapa 4. Avaliação e monitoramento
Esta etapa apresenta itinerários para o monitoramento da execução do plano de ação, a avaliação de seus resultados e, caso necessário, possíveis ajustes e correções de rumos. Itinerário 15. Monitoramento e avaliação do Plano de Ação Após a aprovação dos projetos e do plano de ação, este itinerário visa colaborar para a definição de como ocorrerá o monitoramento de sua execução, indicando formas de acompanhamento das tarefas previstas, assim como a sua efetividade, ou seja, se seus resultados estão alcançando os objetivos desejados. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

45 Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais
Itinerário 16. Ajustes e correção de rumos O objetivo deste último itinerário é o de detalhar os procedimentos para promover ajustes e correções de rumos no Plano de Ação. Para que não surjam surpresas no decorrer da execução das ações do plano, é necessário saber usar as informações decorrentes do monitoramento e da avaliação para alcançar as finalidades planejadas. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

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