A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Procurações Falsificadas para Condenar Battisti

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Procurações Falsificadas para Condenar Battisti"— Transcrição da apresentação:

1 Procurações Falsificadas para Condenar Battisti
Esta apresentação contém slides que demonstram, passo a passo, a perícia de 2005 e a análise de outubro de 2007, provando que: As procurações para os advogados italianos de Battisti referente ao julgamento de 82 (quando foi condenado a pena de prisão perpétua) e de 90 (quando foi confirmada essa condenação) foram falsificadas pelas autoridades italianas. NOTA: Os detalhes e comentários se encontram no artigo do qual esta apresentação é um anexo.

2 Análises Feitas em 2005 Esta análise foi feita pela especialista em grafologia Evelyne Marganne. Ela é a expert oficial do Tribunal de Recursos de Paris, e possui grande credibilidade no meio jurídico-técnico. (Seus dados se encontram no próximo slide desta apresentação.) NOTA: Cada slide contendo um documento é seguido por outro slide onde estão a tradução e algumas explicações. Minhas explicações são colocadas entre colchetes [], e o interior está em azul. Em continuação, o primeiro documento da perícia original:

3 Dados da Especialista Evelyne Marganne
expert em grafologia da Corte de Apelações de Paris

4 Relatório de Perícia - 01

5 Relatório de Perícia - 01 Consulta Escrita
Eu, abaixo assinada, Evelyne Marganne, especialista em grafologia, junto ao Tribunal de Recursos [Apelações] de Paris, tenho a honra de declarar, a título privado, e depois de ter comparado os documentos confiados, as seguintes conclusões:

6 Relatório de Perícia - 02

7 Relatório de Perícia - 02 É a mesma pessoa a que assinou as cartas com data de 1982, e de (Ver anexos A e B) [Essas cartas de 2004 não tem nada a ver com o julgamento. São cartas pessoais usadas para analisar como era a verdadeira escrita de Battisti] Somente é suspeita a data Com efeito, esta data não corresponde ao ritmo de escrita das peças número 1 e número 2. [Essas peças são as duas procurações de 1982] Finalmente, o mais importante: os algarismos não correspondem aos algarismos do Sr. Cesare Battisti. (Ver anexo F). A sua posição [se refere à posição da data] inferior está à esquerda, e encontra-se afastada do texto, como se tivesse sido “acrescentada” [depois]. A data, neste documento de 1982, é suspeita.

8 Relatório de Perícia - 03

9 Relatório de Perícia - 03 O envelope parece suspeito pela diferença encontrada entre as letras maiúsculas e as que aparecem em “presso il”, cuja grafia não corresponde à dos escritos n° 1 e 2. Este envelope é, por conseguinte, suspeito. A assinatura da carta de 1990 foi efetuada ao mesmo tempo que a das cartas de 1982. Não há nenhuma dúvida quanto a isto. 

10 Relatório de Perícia - 04

11 Anexos ao Relatório da Perícia
No Relatório da Perícia (nos slides anteriores), a especialista faz referência a certos documentos: cartas, procurações e envelopes, indicados como anexos A, B, C, etc..., etc. Nos slides seguintes, vamos mostrar as análises feitas pela especialista sobre esses documentos, indicando quais traços, letras ou palavras são suspeitas ou falsificadas. Antes de nos concentrarmos na análise desses anexos, vamos fazer um breve histórico contando de que maneira estes documentos apareceram. No próximo slide damos uma breve visão geral do que aconteceu, e depois iremos apresentando os documentos de maneira mais detalhada.

12 As Causas das Falsificações
Depois da fuga de Battisti, em 1981, os magistrados e os delatores montaram uma farsa para condenar-lo em ausência. Eles sabiam que estava longe e não poderia defender-se. Mas, queriam fingir que o julgamento era normal. Na Europa (exceto na Itália) uma pessoa julgada em ausência tem direito a um novo julgamento. Nomearam seus advogados sem que ele soubesse. Assim, parecia que estava estava fugindo do julgamento. Escolheram os dois advogados anteriores de Battisti, Pelazza e Fuga, e lhes deram procurações falsas, como se Battisti as tivesse escrito para eles. Assim, aparecem 3 falsas procurações. Duas em 1982, uma para Udine, e outra para Milão. A terceira, em 1990, para que os advogados pudessem pedir recurso. Assim, em 1993, Cesare seria condenado definitivamente. Cesare só tomou conhecimento de sua condenação em 1990, quando voltou a Paris. Essas são as 3 procurações falsas das que tanto se falou no Brasil.

13 As Três Procurações Falsificadas
Para apresentar recurso da Sentença, 19/02/90 Para Udine, 10/05/82 Para Milão, 12/07/82

14 ANEXO E: Comparação das 3 assinaturas
A especialista compara 3 assinaturas de Cesare Battisti: Uma é a do texto de 1990, a última “procuração” falsificada pelas autoridades. Esta é a Peça 3. As outras duas estão nas cartas de maio e julho de 1982, indicadas como peças 1 e 2, que as autoridades usaram para simular que Battisti tinha autorizado dois advogados (Pelazza e Fuga) para representá-lo, em Udine e em Milão. A especialista afirma que as três assinaturas foram feitas no mesmo momento.

15 Comentários sobre ANEXO E Passados quase oito anos!!
De acordo com a teoria de assinaturas, que é uma tecnologia forense, acontece o seguinte: Se uma pessoa assina várias vezes numa seqüência curta de tempo (com uma separação de alguns minutos entre uma e outra) pode fazer assinaturas quase exatamente iguais. Isto se torna mais difícil, quase impossível, quando passa muito tempo, porque diminui a memória reflexa dos músculos da mão. Nossas assinaturas podem ser muito parecidas ao longo da vida, mas não são idênticas. Uma não parece a cópia xerox da outra. Peça 1: Assinatura de 05/1982 Dois meses após Peça 2: Assinatura de 07/1982 Passados quase oito anos!! Peça 3: Assinatura de 1990 Observe como as três assinaturas são idênticas

16 A Data Suspeita No parágrafo 2º do Relatório da Perícia-02, a especialista diz que há uma data suspeita. Essa data é a que aparece nesta procuração, que foi falsificada para apresentá-la junto ao tribunal de Udine.

17 ANEXO F: Os Algarismos de Battisti
No parágrafo 3º do Relatório de Perícia-02, a especialista diz que os algarismos (numerais) que aparecem nas procurações e nos envelopes não são parecidos com os que estão nos escritos autênticos de Battisti. Isto reforça a idéia, já apresentada no slide anterior, de que a data é suspeita. Veja o processo completo em meu site.

18 As Novas Pesquisas de 2007 As três pessoas que decidiram pesquisar as duas procurações manuscritas foram: Frédérique Audoin-Rouzeau, uma historiadora e arqueóloga (medalha de Bronze do CNRS) que fez uma análise da epidemiologia de plagas no mundo, desde os tempos medievais até os contemporâneos e encontrou os verdadeiros insetos responsáveis pela transmissão. Ela escreve também romances policiais de grande sucesso com o nome de Fred Vargas. O raciocínio desses romances e sua capacidade histórico-arqueológica foram muito úteis para a investigação sobre Battisti, porque lhe permitem reconstruir o passado a partir de dados presentes. Eric Turcon, o advogado francês de Battisti. Elisabeth Maisondieu Camus, a advogada francesa de Battisti, neta de Albert Camus que, por sinal, muito influiu no pensamento filosófico de Cesare e no de toda a esquerda humanista.

19 ANEXO C: As Duas Procurações de 82
O Anexo C está constituído por uma folha que contém dois textos: O superior simula ser uma procuração dada por Battisti aos advogados Pelazza e Fuga, para ser representado no Tribunal de Udine em maio de O de baixo, é o mesmo, salvo que está feito para ser apresentado no Tribunal de Milão, dois meses depois. Falamos antes de três falsas procurações. Do ponto de vista da escrita, estas duas são as mais importantes. (Há uma 3ª., escrita a máquina.) Vamos mostrar que as duas manuscritas foram montadas, usando uma procuração original de Battisti de 1979, que é verdadeira, sobre folhas em branco que Battisti assinou antes de fugir. Esta é a prova mais poderosa da fraude.

20 Uma Reconstrução da Falsificação
1981. Battisti deu a Mutti e/ou a outros membros do PAC, várias folhas em branco assinadas Os que receberam as folhas as deram aos promotores ou juízes Os magistrados procuram nos arquivos e encontram a procuração verdadeira de Fazem um decalque em duas folhas assinadas, e conservam as outras para necessidades futuras. 1981 1982 Verdadeira de 1979 Calcadas Idênticas

21 As Duas Procurações Lado a Lado
A Procuração do 10/05 para Udine A Procuração do 12/07 para Milão

22 Experimento de Comparação
O primeiro passo consiste em cortar ambos os textos, linha por linha, mantendo a configuração inicial de cada “procuração”. Vamos fazer isto apenas para as quatro primeiras linhas, depois do cabeçalho. O restante você pode completar: Procuração de 10/05 para Udine Procuração de 12/07 para Milão

23 Observações desta Comparação
Comparando cada linha da esquerda com cada linha da direita, você pode ver que elas são quase idênticas. A principal diferença é que o nome dos advogados foi sublinhado na esquerda, tal vez para dissimular (a verdadeira intenção não sabemos). Para certificar-se de que são idênticas, faça o seguinte: Imprima o texto original da esquerda e o texto original da direita em folhas de papel transparente (uma para cada texto). Agora, superponha ambas as impressões. Observe com atenção cada detalhe, colocando uma luz por trás. Você acha que diferem muito? Você percebe que apenas diferem em erros microscópicos que poderiam ter sido cometidos durante uma cópia? Percebe que é possível sobrepor ambas quase como se uma delas fosse um xerox da outra?

24 Comparando por Superposição 1
Agora, compare as duas linhas por superposição. A linha superior é a primeira do texto de UDINE, sobre fundo branco (papel). A linha final, sobre papel, é a de Milão. Veja como podemos deslocar para baixo a linha de Udine ate COINCIDIR com a de Milão. UDINE MILÃO

25 Comparando por Superposição 2
UDINE MILÃO

26 Comparando por Superposição 3
UDINE UDINE UDINE UDINE UDINE MILÃO


Carregar ppt "Procurações Falsificadas para Condenar Battisti"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google