A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DE PESQUISA Profa Gabriela Gonçalves Silveira Fiates Dra

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DE PESQUISA Profa Gabriela Gonçalves Silveira Fiates Dra"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DE PESQUISA Profa Gabriela Gonçalves Silveira Fiates Dra
3ª aula UNIDADE 3

2 Unidade 3 – A trajetória do pesquisador
A pesquisa percorre um caminho que é constituído de três momentos intimamente relacionados e que, muitas vezes, sobrepõem-se: planejamento, execução e comunicação dos resultados. É um caminho de mão dupla – de ir e vir – onde, muitas vezes, a última decisão ou atividade realizada influencia a primeira que foi escolhida. NAO HÁ RIGIDEZ NESSE PROCESSO!

3 Planejamento projeto de pesquisa

4 “Os momentos dessa caminhada, os seus passos, devem ser vivenciados dinâmica e dialeticamente, nunca de forma estática como se um passo nada tivesse a ver com o outro, por isso chamamos de processo”.

5 O Planejamento da pesquisa
Definir um tema de pesquisa; Esclarecer as razões que os pesquisadores têm para fazer uma investigação científica; Problematizar o tema para pesquisa; Construir os objetivos; e Definir o processo metodológico da investigação.

6 O que pesquisar? Assunto (genérico – área do conhecimento/ sub-área)
Tema (específico, dentro da área delimitada) Deve levar em consideração fatores internos (curiosidade, motivação) e externos (existência de material sobre o tema, viabilidade).

7 Assunto: Temas: Processos de recursos humanos Recrutamento de pessoal
Seleção Integração, socialização e ambientação Admissão de pessoal Capacitação e desenvolvimento de pessoas

8 Pesquisa bibliográfica e documental.
O que pesquisar? Tendo identificado o tema, deve-se proceder um levantamento PRELIMINAR de dados. Pesquisa bibliográfica e documental. Problema de Pesquisa Pergunta de Pesquisa

9

10 Levantamento de dados Atividades: Identificação da fontes
Localização e obtenção Leitura do material (processo de leitura) Confecção das fichas (apontamentos)

11 Identificação das fontes
Fontes primárias (“dados de gente”) Fontes secundárias (“dados de papel”)

12 Localização das fontes
A BUSCA deve ser: cuidadosa por um elementar respeito ao trabalho alheio para conhecer bem o assunto não é limitada no tempo deve ser ampla, profunda e extensa seguida de SELEÇÃO criteriosa não esquecendo os trabalhos nacionais e não valorizando em excesso só os estrangeiros.“ (LOCCHI R.,(s.d).

13 Processo de leitura Leitura exploratória de reconhecimento Leitura seletiva Leitura analítica, crítica e reflexiva Leitura interpretativa

14 O levantamento bibliográfico deve ser realizado em duas etapas:
Preliminarmente para a definição do problema de pesquisa e sua justificativa. Para a construção de uma base teórica que permita identificar as variáveis, as hipóteses de pesquisa, a as referências que possibilitarão a análise posterior dos dados.

15 leitura exploratória de reconhecimento, cujo objetivo é:
levantar o estado da arte sobre o tema, procurando obter uma visão global do que foi publicado; leitura seletiva, feita de modo superficial, com o objetivo de: eliminar o dispensável, focando-se no que é de real importância;

16 leitura crítica ou reflexiva,
em que o investigador penetra no estudo com profundidade. Fase de reflexão, de percepção dos significados, de análise, comparação e julgamento. Nessa fase, inicia-se o fichamento das informações, registrando-se as fontes de informações e as citações diretas dos autores pesquisados; e leitura interpretativa que finaliza o estudo, com o julgamento do material pesquisado e com a construção do quadro teórico referencial ou da fundamentação teórica. AS DUAS ÚLTIMAS FASES DEVEM SER REALIZADAS COM MUITO CUIDADO PARA QUE NAO SE COMETA O PLÁGIO!

17 Os apontamentos Registro das informações Transcrições Esquemas Resumos
Anotações pessoais Ordenação Por assunto Por capítulo e seção

18 Problematizar o tema é... ? procurar enunciar o tema na forma de uma pergunta de partida, através da qual o investigador tenta exprimir o que procura saber, elucidar e compreender. (QUIVY;CAMPENHOUDT, 1992)

19 um problema de pesquisa....
Expressa a possível relação que possa haver entre, no mínimo, duas variáveis conhecidas” (KÖCHE, 1997, p. 106, grifo nosso). “É uma questão que pergunta como as variáveis estão relacionadas” (KERLINGER, 1980, p.35, grifo nosso).

20 Um problema de pesquisa apresenta:
as variáveis as unidades de observação

21 Formulação do problema de pesquisa
Variável “é um conceito e, como conceito, é um substantivo que representa classes de objetos”. Assim, pode-se dar como exemplo de variáveis ou de classes de objetos: sexo (masculino e feminino); classe social (alta, média e baixa). Unidade de observação são características como: quem ou o quê deverá ser objeto de observação, qual o local e qual o período em que será feita a observação, dentre outras. Olhar exemplos da página 55.

22 O enunciado do problema deve especificar:
 As variáveis principais  As unidades de observação: quem, o quê, características, o local, o período

23 Após determinar o que pesquisar, precisamos deixar claro o porquê de pesquisar!
Justificativa - importância, originalidade e viabilidade. Na minha opinião a justificativa deve vir após os objetivos. Objetivos Clareza, precisão e realismo. Olhar página 60.

24 Por que fazer o estudo? Qual a importância do estudo?
Qual(is) a(s) contribuição (ões) Prática (s) e/ou teórica (s)?

25 A justificativa apresenta:
fatores que determinaram a escolha do tema relação do tema com a experiência profissional ou acadêmica do autor vinculação à área temática e a uma das linhas de pesquisa do curso argumentos relativos à importância da pesquisa, do ponto de vista teórico, metodológico ou empírico; possível contribuição para o conhecimento de alguma questão teórica ou prática ainda não solucionada (GIL, 2007, p.162)

26 Para que pesquisar? Para alcançar os objetivos da pesquisa!
Objetivo geral dimensão ampla Objetivo específico dimensão restrita

27 Como pesquisar? Tipo de pesquisa Abordagem
Estratégia para coletar dados Variáveis Unidade de observação Dados primários ou secundários Como obtê-los? Técnicas de coleta! Instrumentos de coleta Como será realizada a análise dos dados coletados?

28 Cronograma de execução
Quando pesquisar ? Refere-se à discriminação das etapas do trabalho numa dimensão temporal Cronograma de execução

29 Produto final da etapa de planejamento
Projeto de pesquisa

30 Fase de execução √ a coleta de dados √ O processamento e análise
Envolve: √ preparação dos instrumentos √ a coleta de dados √ O processamento e análise

31 COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS
Redação preliminar Redação definitiva Estruturação do trabalho

32 Execução da pesquisa A preparação do campo de pesquisa,
A entrada no campo e o Processamento e análise dos dados. Nao é somente a apresentação dos dados, mas a reflexão acerca dos achados com base no referencial teórico.

33 Comunicação dos resultados
Várias versões Forma – ABNT Cuidado com plágio. Atividades de Aprendizagem página 69.

34 Para encerrar! Não se esqueçam de fazer a leitura da apostila, bem como, as leituras adicionai. Façam também as atividades propostas e qualquer dúvida procurem os tutores para auxiliá-los!! Bom estudo!


Carregar ppt "METODOLOGIA DE PESQUISA Profa Gabriela Gonçalves Silveira Fiates Dra"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google