A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DE PESQUISA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DE PESQUISA"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DE PESQUISA
2ª aula UNIDADE 3 Profa. Liane Carly Hermes Zanella

2 A trajetória do pesquisador na construção do conhecimento
Unidade 3 A trajetória do pesquisador na construção do conhecimento

3 Etapas da pesquisa Etapa 1 – o planejamento e a proposta de pesquisa
Etapa 2 – a execução Etapa 3 – o registro dos resultados

4 Planejamento da pesquisa
√ escolha do assunto e tema √ formulação de um problema de pesquisa √ definição dos objetivos da pesquisa √ determinação da metodologia de pesquisa √ planejamento das atividades e cronograma da pesquisa √ redação do projeto de pesquisa

5 Fase de execução √ a coleta de dados Envolve: √ preparação do campo
√ preparação dos instrumentos √ a coleta de dados

6 Comunicação dos Resultados
Redação preliminar Redação definitiva Estruturação do trabalho

7 Planejamento: Um processo de decisão !

8 Planejamento: um processo cronograma de execução
de tomada de decisão O que pesquisar? Tema Por que ? justificativa Para que ? objetivos Como ? metodologia Quando ? cronograma de execução

9 Construção da fundamentação teórico-empírica
O que pesquisar? Atividades: Seleção do assunto/tema/fenômeno Levantamento de dados Delimitação e formulação do problema Construção da fundamentação teórico-empírica

10 O que pesquisar? Seleção do assunto e do tema
Fatores internos fatores externos

11 O assunto/tema/fenômeno pode nascer de:
Fatores externos: * conversas com os professores * das disciplinas * da atividade profissional * das conversas com colegas * Publicações em periódicos

12 Fatores internos curiosidade interesse afinidade segurança
competência, identificação retorno no futuro e repercussão

13 Assunto: Temas: Processos de recursos humanos Recrutamento de pessoal
Seleção Integração, socialização e ambientação Admissão de pessoal Capacitação e desenvolvimento de pessoas

14 Assunto: Temas: Gestão de pessoas Liderança Educação continuada
Assédio moral Cultura organizacional Equipes de trabalho

15 Construção da fundamentação teórico-empírica
O que pesquisar? Atividades: Seleção do assunto/tema/fenômeno Levantamento de dados Delimitação e formulação do problema Construção da fundamentação teórico-empírica

16 Levantamento de dados Atividades: Identificação da fontes
Localização e obtenção Leitura do material (processo de leitura) Confecção das fichas (apontamentos)

17 Identificação das fontes
Fontes primárias (“dados de gente”) Fontes secundárias (“dados de papel”)

18 Localização das fontes
A BUSCA deve ser: cuidadosa por um elementar respeito ao trabalho alheio para conhecer bem o assunto não é limitada no tempo deve ser ampla, profunda e extensa seguida de SELEÇÃO criteriosa não esquecendo os trabalhos nacionais e não valorizando em excesso só os estrangeiros.“ (LOCCHI R.,(s.d).

19 Processo de leitura Leitura exploratória de reconhecimento Leitura seletiva Leitura analítica, crítica e reflexiva Leitura interpretativa

20 Os apontamentos Registro das informações Transcrições Esquemas Resumos
Anotações pessoais Ordenação Por assunto Por capítulo e seção

21 As fichas de leitura Modelo (bibliográfica e de apontamento)
Informações obrigatórias: Referência do texto Assunto Idéia principal ipsis litteris Idéia(s) secundária(s) interpretação

22 Atenção quanto à forma de registro
Norma Brasileira de referência NBR 6023:2002 Norma Brasileira de uso de citação do texto NBR 10520:2002

23 O levantamento de dados
P R O C E S o D Q U I A Delimitação e formulação do problema Definição dos objetivos Sinalização do método Indicação dos procedimentos metodológicos Sustentação à análise dos dados Interpretação, explicação da realidade

24 Construção da fundamentação teórico-empírica
O que pesquisar? Atividades: Seleção do assunto/tema/fenômeno Levantamento de dados Delimitação e formulação do problema Construção da fundamentação teórico-empírica

25 O tema precisa ser delimitado
Delimitar é colocar fronteiras em relação: ♠ às variáveis de estudo ♠ ao tempo ♠ ao objeto de estudo, ♠ às pessoas/sujeitos de pesquisa

26 O tema precisa ser problematizado
Problema ≠ concepções Dificuldade Desequilíbrio Mal-estar Sofrimento Constrangimento

27 Problematizar o tema é... ? procurar enunciar o tema na forma de uma pergunta de partida, através da qual o investigador tenta exprimir o que procura saber, elucidar e compreender. (QUIVY;CAMPENHOUDT, 1992)

28 um problema de pesquisa....
Expressa a possível relação que possa haver entre, no mínimo, duas variáveis conhecidas” (KÖCHE, 1997, p. 106, grifo nosso). “É uma questão que pergunta como as variáveis estão relacionadas” (KERLINGER, 1980, p.35, grifo nosso).

29 Um problema de pesquisa apresenta:
as variáveis as unidades de observação

30 características individuais
O que são variáveis? conceitos aspectos propriedades características individuais valores de um tema

31 Exemplos

32 O que provoca o desaparecimento das micro empresas?
variável desconhecida variável conhecida O que provoca ???

33 variáveis conhecidas variáveis conhecidas
Fatores externos Fatores internos variáveis conhecidas variáveis conhecidas Desaparecimento das micro empresas

34 Problema de pesquisa Qual a contribuição da Intranet para a construção do conhecimento no Banco do Estado do Paraná? Variáveis: * intranet * construção do conhecimento Unidade de observação: Banco do Estado do Paraná

35 Problema de pesquisa: Qual é a relação entre a virtualidade organizacional e as estratégias mercadológicas em empresas de comércio e serviços que realizam o comércio eletrônico, na região da Grande Florianópolis? Variáveis: virtualidade organizacional estratégias mercadológicas Unidades de observação: empresas de comércio e serviços que realizam o comércio eletrônico, na região da Grande Florianópolis

36 Problema de pesquisa: A avaliação de desempenho no Hospital Universitário da UFSC atua como ferramenta de controle ou de motivação? Variáveis: * avaliação de desempenho * controle * motivação Unidades de observação: Hospital Universitário da UFSC

37 Problemas de pesquisa:
Quais as competências e habilidades requeridas dos gestores de hospitais públicos de Santa Catarina frente aos padrões de atendimento e competitividade dos hospitais privados da cidade de São Paulo? Qual a contribuição da Internet para a aprendizagem laboral nas organizações?

38 Problemas de pesquisa Qual a influência da responsabilidade social corporativa na delimitação das ações da Arteplas, segundo a percepção de seus gerentes e não-gerentes? Qual o processo de adaptação estratégica da rede de supermercados Angeloni no período de 1986 a 2002 ?

39 Um problema ≠ formas de expressão Entre jovens de 13 a 18 anos, em Florianópolis, o uso de drogas aumentou a criminalidade? O consumo de cocaína, morfina maconha, entre jovens de 13 a 18 anos, em Florianópolis, aumentou o índice de criminalidade?

40 O enunciado do problema deve especificar:
 As variáveis principais drogas e criminalidade  As unidades de observação: quem, o quê, características, o local, o período jovens de 13 a 18 anos em Florianópolis, que já tinham sido condenados judicialmente nos anos de 1995 a 1999

41 Qual é o perfil e o padrão de atuação dos gerentes dos hospitais públicos em Santa Catarina no período de 2004 a 2005? Quais são as práticas de RH que estão sendo desenvolvidas pelos gestores das empresas de transporte coletivo de Florianópolis em 2005?

42 Até que ponto o Supermercado Angeloni reconhece o recrutamento e seleção como ferramenta importante e integrada na estratégia de negócios? Os aspectos extra-organizacionais afetam a percepção da qualidade do clima organizacional?

43 Construção da fundamentação teórico-empírica
O que pesquisar? Atividades: Seleção do assunto/tema/fenômeno Levantamento de dados Delimitação e formulação do problema Construção da fundamentação teórico-empírica

44 Fundamentação teórica - empírica
Auxilia: Formulação do problema de pesquisa Os procedimentos metodológicos Sustentação para análise dos dados

45 Revisão da literatura Permite a familiarização, em profundidade com o assunto Estabelece um diálogo entre a teoria e o problema pesquisado Permite que o autor tenha clareza na formulação do objetivo da pesquisa Identifica quais os procedimentos metodológicos mais adequados Dá sustentação para a análise dos dados coletados

46  As normas da ANBT de documentação
Instrumentos de apoio  As fichas de leitura  As normas da ANBT de documentação  As normas de redação

47 Planejamento: um processo cronograma de execução
de tomada de decisão Tema O que ? Por que ? justificativa Para que ? objetivos Como ? metodologia Quando ? cronograma de execução

48 Por que fazer o estudo? Qual a importância do estudo?
Qual(is) a(s) contribuição (ões) Prática (s) e/ou teórica (s)?

49 A justificativa apresenta:
fatores que determinaram a escolha do tema relação do tema com a experiência profissional ou acadêmica do autor vinculação à área temática e a uma das linhas de pesquisa do curso argumentos relativos à importância da pesquisa, do ponto de vista teórico, metodológico ou empírico; possível contribuição para o conhecimento de alguma questão teórica ou prática ainda não solucionada (GIL, 2007, p.162)

50 cronograma de execução
Planejamento: um processo de tomada de decisão Tema O que ? justificativa Por que ? Para que ? objetivos Como ? metodologia Quando ? cronograma de execução

51 Objetivo geral dimensão ampla Objetivo específico dimensão restrita
Dica redacional: iniciar a frase com o verbo no infinitivo

52 Objetivos: geral e específicos
Devem ser claro, preciso e conciso Devem expressar apenas uma idéia Devem referir-se apenas à pesquisa que se pretende realizar Verbo no infinitivo

53 Exemplo

54 FATORES DE SUCESSO E FRACASSO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA
CLAUDIO VIAPIANA

55 Problema de pesquisa Quais são os fatores de sucesso e fracasso das micro e pequenas empresas participantes do Proger no município de Passo Fundo (RS)? Objetivo geral Conhecer os fatores de sucesso e fracasso das micro e pequenas empresas que participam do programa Proger no município de Passo Fundo (RS) de forma a contribuir como referencial teórico e prático na gestão empresarial.

56 Objetivos específicos
Identificar as características dos dirigentes da empresas participantes do Proger no município de Passo Fundo Identificar as características das empresas participantes do Proger no município de Passo Fundo Identificar as praticas operacionais relativas ao marketing, finanças, técnica operacional, recursos humanos, e as funções gerenciais das empresas participantes Descrever o relacionamento das empresas participantes do Proger no município de Passo Fundo com o ambiente externo Mensurar os resultados alcançados pelas empresas participantes do Proger no município de Passo Fundo após entrarem no programa Identificar os fatores que contribuíram para os melhores resultados alcançados pelas empresas participantes do Proger no município de Passo Fundo.

57 cronograma de execução
Planejamento: um processo de tomada de decisão Tema O que ? Por que ? justificativa Para que ? objetivos Como ? metodologia Quando ? cronograma de execução

58 Como pesquisar ? Refere-se aos procedimentos metodológicos
Envolve : Tipo de pesquisa e abordagem População, amostra ou sujeitos de pesquisa Identificação das variáveis/categorias de análise As técnicas de coleta e análise de dados

59 cronograma de execução
Planejamento: um processo de tomada de decisão Tem O que ? justificativa Por que ? Para que ? objetivos Como ? metodologia Quando ? cronograma de execução

60 Cronograma de execução
Quando pesquisar ? Refere-se à discriminação das etapas do trabalho numa dimensão temporal Cronograma de execução

61 Produto final da etapa de planejamento
Projeto de pesquisa

62 Fase de execução √ a coleta de dados √ O processamento e análise
Envolve: √ preparação dos instrumentos √ a coleta de dados √ O processamento e análise

63 COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS
Redação preliminar Redação definitiva Estruturação do trabalho


Carregar ppt "METODOLOGIA DE PESQUISA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google