A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mestrado em Engenharia de Concep ç ão - Inova ç ão e Transferência de Tecnologia Reading 4 – Variations in the Functional Source of Innovation, Von Hippel.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mestrado em Engenharia de Concep ç ão - Inova ç ão e Transferência de Tecnologia Reading 4 – Variations in the Functional Source of Innovation, Von Hippel."— Transcrição da apresentação:

1 Mestrado em Engenharia de Concep ç ão - Inova ç ão e Transferência de Tecnologia Reading 4 – Variations in the Functional Source of Innovation, Von Hippel E. Eduardo Santos Rui Teixeira

2 Introdução Já vimos que os utilizadores por vezes são fontes de inovação. Mas será que o são sempre? Ou será que a fonte funcional da inovação varia entre utilizadores, fabricantes, fornecedores e outros? Já vimos que os utilizadores por vezes são fontes de inovação. Mas será que o são sempre? Ou será que a fonte funcional da inovação varia entre utilizadores, fabricantes, fornecedores e outros? Para responder a estas questões necessitamos de ter dados sobre as fontes de inovação características de alguns tipos de inovação. Para responder a estas questões necessitamos de ter dados sobre as fontes de inovação características de alguns tipos de inovação. 6 casos de estudo que abordam diferentes tipos e fontes de inovações 6 casos de estudo que abordam diferentes tipos e fontes de inovações Utilizadores como inovadores (Pultrusão) Utilizadores como inovadores (Pultrusão) Fabricantes como inovadores (Escavadora, Termoplásticos de Engenharia, Aditivos plásticos) Fabricantes como inovadores (Escavadora, Termoplásticos de Engenharia, Aditivos plásticos) Fornecedores/Fabricantes como inovadores (Equipamento de terminação de cabos eléctricos) Fornecedores/Fabricantes como inovadores (Equipamento de terminação de cabos eléctricos) Fornecedores como inovadores (Equipamento de processo que utiliza gases industriais e termoplásticos) Fornecedores como inovadores (Equipamento de processo que utiliza gases industriais e termoplásticos)

3 1. Utilizadores como inovadores (1/2) Pultrusão: Pultrusão: É um processo de fabrico de um produto de secção constante de plástico reforçado por fibras. É usado para a produção de compósitos de alta resistência com material reforçado para a industria aeroespacial e equipamento desportivo. É um processo realizado de inicio ao fim numa única máquina. Inovações na maquinaria de Pultrusão Principais melhoramentos no processo de Pultrusão Forno cura de tunel Extractores Processo de Pultrusão continuado Aumento da frequência de rádio Inovações nas ferramentas Ferramentas pré-forma Dados melhorados Furadora Todas as inovações estudadas tiveram sucesso tendo sido adoptadas pela comunidade de utilizadores na forma de equipamentos produzidos pelo próprio utilizadores/produtores.

4 1. Utilizadores como inovadores (2/2) Fontes de inovação na maquinaria do processo de Pultrusão Inovação desenvolvida por Tipo inovação% UtilizadorUtilizadorFabricanteTotal Processo original Maiores melhoramentos Inovações nas ferramentas Total 100% Quase todas as inovações foram desenvolvidas pelos utilizadores das máquinas produtores de compósitos. As inovações provêm na sua esmagadora maioria de empresas de baixa tecnologia (oficinas que produzem produtos de fibras de vidro, muitas vezes por processos manuais). Tipicamente, as inovações importantes no processo eram despoletadas quando uma firma de utilizadores recebia uma grande encomenda.

5 2. Fabricantes como inovadores (1/3) 2.1. Escavadora Era esperado pelo cariz da utilização que fosse o típico caso em que os utilizadores fossem a fonte da inovação. De facto, neste caso os fabricantes são a fonte dominante das inovações com sucesso comercial. Inovações básicas: Escavadora Maiores melhoramentos Ligação lateral ao braço do elevador Cilindros hidraulicos duplo-activos Direcção assistida Tracção às 4 rodas Cubeta controlo hidraulico Articulação Acoplamento da Transmissão Transmissão assistida Condução universal Fontes de inovação na Escavadora Tipo inovação% FabricanteFabricanteAliado do FabricanteUtilizadoresTotal Pá básica Maiores melhoramentos Maiores acessórios Total Quase todas as inovações estudadas foram desenvolvidas pelos fabricantes das escavadoras e foram de valor essencial para os utilizadores.

6 2. Fabricantes como inovadores (2/3) 2.2. Termoplásticos de Engenharia O termo termoplástico de engenharia designa um material que pode ter aplicações de engenharia de elevada exigência em serviço, como suportar tensões mecânicas elevadas, choque mecânico, temperaturas elevadas e/ou ambientes químicos. Amostra dos Termoplásticos de Engenharia Inovação (marca)Consumo para aplicações estruturais (USA) Milhões de dólares Polycarbonato (Lexan) Homopolímero acetálico (Delrin) Copolímero acetálico (Celcon) Polisulfona Óxido de polifenileno modificado (Noryl) Fontes de Inovações de Termoplásticos de Engenharia Inovação desenvolvida por Tipo de inovação% FabricanteFabricanteUtilizadorTotal Plásticos de engenharia904,50,55 Das 5 inovações introduzidas todas elas foram desenvolvidas pelos fabricantes, sendo que num caso metade da inovação pode ser atribuída ao utilizador (General Electric que era simultaneamente o produtor e utilizador desses produtos)

7 2. Fabricantes como inovadores (3/3) 2.3. Aditivos plásticos Os aditivos plásticos são utilizados para modificar as propriedades dos polímeros básicos para maneira desejada. Exemplos: Agentes corantes, fungicidas, retardantes de fogo, materiais de reforço e preenchimento. Há 2 categorias: Plasticizantes e ultra violeta. Amostra de Inovações de Aditivos de Plásticos Plasticizantes Butil benzil ftalato, Tri melitatos, 2 etil hexil di fenol fosfato, Tri isopropil fenil fosfato, Citroflex, Di N ftalato, Óleos de soja epoxidizados, Poliesteres alifáticos de cadeia longa Estabilizadores UV 2:4 dihidroxi benzofenona, Etil-2-ciano 3:3 difenilacrilato, 2 hidroxi benzofenona, Complexos de níquel, 2:4 di butil fenil 3:5 di butil fenil, 4 hidroxy benzoatos, Óxido de zinco, Benzotriozoles Fontes de inovação em aditivos plásticos Inovação desenvolvida por Tipo de aditivo% FabricanteUtilizadoresFabricanteFornecedorNATotal Plasticizantes Estabilizadores UV Total As fontes das inovações nos aditivos plásticos foram desenvolvidas pelas empresas que os fabricavam.

8 3. Fornecedores/Fabricantes como inovadores (1/2) 3.1. Equipamento de terminação de cabos eléctricos Maquinaria de processamento utilizada na terminação de cabos e fios eléctricos. Muitos dos designs das ligações dos terminais são exclusivos de determinado fornecedor. Análise de dois tipos de máquinas: - corte do cabo e remoção da cápsula isoladora -corte do cabo e adição de uma peça terminal, que permita efectuar a ligação Dois tipos de empresas: - fabricantes de maquinaria (fabricante) - fabricantes de maquinaria e simultaneamente dos terminais (fabricante/fornecedor) Inovações nos Equipamentos de Terminação de Cabos Cabo com isolante única (conexão) Máquina de cortar e descarnar automática Descarnador térmico (...) Cabo com isolante único (encapsulamento) Descarnador rotativo Máquina de montagem da ligação dos frisos (...) Cabo de fita Cortador automático de fita Prensa pneumática de cabo de fita (...) Cabo condutor liso Agrafador de frisos

9 3. Fornecedores/Fabricantes como inovadores (2/2) Fontes de inovação em equipamento de terminação de cabos eléctricos Inovação desenvolvida por Tipo de inovação% FabricanteFornecedoresUtilizadorFabricanteNATotal Máquinas sem adição de terminais Máquinas com adição de terminais Total Empresas especializadas no fabrico de maquinaria de terminação de cabos foram responsáveis pelo desenvolvimento de grande parte das inovações nas máquinas que não envolviam a adição de terminais aos cabos. Em contraste, empresas fornecedoras de terminais foram as grandes impulsionadoras do desenvolvimento (e fabrico) de máquinas que envolviam a adição de terminais aos cabos eléctricos.

10 4. Fornecedores como inovadores (1/2) 4.1. Equipamento que utiliza gases industriais e termoplásticos maquinaria de processo que utiliza grandes quantidades de um gás industrial (oxigénio ou nitrogénio) como input; maquinaria de processo que usa grandes quantidades de resinas termoplásticas como input Amostra de Inovações em Utilizações Industriais de Gases Inovação básica Processo básico de oxigénio Cobertura de pistola de detonação Tratamento de calor de nitrogénio Congelamento criogénico de comida Oxidação pirogénica Descarburização argon-oxigénio Principais melhoramentos associados Sopragem de mistura gasosa Sequanciamento eléctrico Sonda de controlo de oxigénio Congelador transportável Controlo digital directo Descarburização nitrogénica Amostra de Inovações de Utilizações de Termoplásticos Inovação básica Moldagem de lama Moldagem rotacional Estrusão directa de espumas Moldagem de espuma Moldagem expansiva Moldagem fechada de espuma Moldes de injecção Principais melhoramentos associados Banho de água Máquina de três braços Extrusor em tandem Cinta de moldagem contínua Prensa de moldagem automática Processo de molde frio Cabeça de libertação automática

11 4. Fornecedores como inovadores (2/2) Fontes de inovações em processos que utilizam materiais Inovação desenvolvida por Tipo de material% FornecedorFornecedorUtilizadorFabricanteOutrosTotal Gás industrial Termoplástico Total Cerca de 1/3 de ambas as amostras de inovações foram desenvolvidas pelos fornecedores dos materiais. Estas empresas tinham apenas uma ligação de fornecedor com as inovações de processo verificadas. Elas próprias não fabricavam nem usavam a maquinaria que desenvolveram.

12 Conclusão Estes estudos permitem concluir que a fonte funcional de inovação varia acentuadamente para vários tipos de produtos e processos estudados; Estes estudos permitem concluir que a fonte funcional de inovação varia acentuadamente para vários tipos de produtos e processos estudados; Pelos estudos analisados não é possível estabelecer um padrão para as fontes de inovação; Pelos estudos analisados não é possível estabelecer um padrão para as fontes de inovação; Nos mesmos tipos de produtos e processos ocorre uma grande variabilidade das fontes de inovação; Nos mesmos tipos de produtos e processos ocorre uma grande variabilidade das fontes de inovação; Não existe uma fonte de inovação dominante entre fornecedores, fabricantes e utilizadores. Não existe uma fonte de inovação dominante entre fornecedores, fabricantes e utilizadores.

13 Mestrado em Engenharia de Concep ç ão - Inova ç ão e Transferência de Tecnologia Reading 4 – Variations in the Functional Source of Innovation, Von Hippel E. Eduardo Santos Rui Teixeira


Carregar ppt "Mestrado em Engenharia de Concep ç ão - Inova ç ão e Transferência de Tecnologia Reading 4 – Variations in the Functional Source of Innovation, Von Hippel."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google