A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA: 04 Materiais Plásticos Prof: Elias Junior

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA: 04 Materiais Plásticos Prof: Elias Junior"— Transcrição da apresentação:

1 AULA: 04 Materiais Plásticos Prof: Elias Junior
TEM AULA: 04 Materiais Plásticos Prof: Elias Junior

2 PLÁSTICOS

3 CONCEITO São os materiais que podem ser moldados por intermédio de alterações de condições de pressão e calor, ou por reações químicas. De acordo com o Instituto Britânico de Padrões, os plásticos são definidos como “amplo grupo de materiais sólidos, compostos eminentemente orgânicos, usualmente tendo por base resinas sintéticas ou polímeros naturais modificados e que possuem, em geral, apreciável resistência mecânica.

4 Matéria prima Os plásticos são feitos a partir do PETRÓLEO.
O petróleo é uma matéria-prima rica em carbono, e os plásticos são grandes compostos que contêm carbono. São grandes moléculas chamadas polímeros, que são compostos formados pela combinação de unidades menores (geralmente repetitivas) unidas por ligações covalentes chamadas monômeros. CARBONO: é o elemento fundamental de todos os plásticos. Em geral tem-se combinação de um átomo de carbono com quatro átomos de outro elemento

5 MONÔMERO É a menor unidade molecular que constitui partícula elementar da matéria. Os químicos combinam vários tipos de monômeros de maneiras diferentes para fazer uma variedade quase infinita de plásticos com propriedades químicas diferentes. Ex: Monômero: fenol, formaldeído, uréia, melamina, acetato de vinil, etileno, hexametileno, diamina, etc.

6 POLÍMERO É a combinação de monômeros, por um processo chamado “polimerização”, formando uma cadeia. (Resinas ) FIBRA: É o polímero que apresenta a ligação mais forte

7 PLÁSTICO: é o polímero com ligações fortes, o qual quando deformado, não se adquirirá a forma original.

8 Grupos de plásticos Há dois grupos gerais de plásticos:
a) Termorrígidos ou Termoestáveis b) Termoplásticos.

9 Termorrigidos ou Termoestáveis
Após o resfriamento e endurecimento, esses plásticos mantêm o formato e não conseguem voltar à sua forma original. São rígidos e duráveis. Os plásticos termorrígidos podem ser utilizados em peças de automóveis, de aeronaves e de pneus. Alguns exemplos são: poliuretano, poliéster, resinas epóxi e de fenol.

10 Termoplásticos Os termoplásticos são menos rígidos do que os termorrígidos e podem ficar amaciados com o aquecimento, voltando à sua forma original. São facilmente maleáveis para produzir filmes, fibras e embalagens. Alguns exemplos são: polietileno (PE), polipropileno (PP) e cloreto de polivinila (PVC).

11 Principais tipos de plásticos
Olefínicos: Polietileno e o polipropileno, obtidos a partir dos polímeros e refínicos etileno e propileno. Densidade a g/cm3. Emprego: Caixas, garrafas, vasilhas, gaxetas, isolamentos de fios, brinquedos, etc. Os “polipropilenos” são semelhantes aos polietilenos de alta densidade, portanto com propriedades mecânicas na faixa superior daqueles. A resistência à tração se situa na faixa de 3,3 a 3,85 Kgf/mm2 e a máxima temperatura de serviço é da ordem de 121ºC

12 ATIVIDADES O que são plásticos?
Qual a principal matéria prima utilizada na fabricação do plástico? O que são polímeros? Como são classificados os plásticos? O que são plásticos termoestáveis?


Carregar ppt "AULA: 04 Materiais Plásticos Prof: Elias Junior"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google