A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

, NOME:MISAELA ,ARIANE,JAINE,TAINA PROF:JANE 6ºc.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ", NOME:MISAELA ,ARIANE,JAINE,TAINA PROF:JANE 6ºc."— Transcrição da apresentação:

1 , NOME:MISAELA ,ARIANE,JAINE,TAINA PROF:JANE 6ºc

2 RECICLAGEM DO PLÀSTICOS
PLÁSTICOS   >> Recicláveis:   - todos os tipos de embalagens de xampus, detergentes, refrigerantes e outros produtos domésticos; - tampas plásticas de recipientes de outros materiais; - embalagens de plástico de ovos, frutas e legumes; - utensílios plásticos usados, como canetas esferográficas, escovas de dentes, baldes, artigos de cozinha, etc. - plásticos (tecnicamente conhecidos como termofixos), usados na indústria eletroeletrônica e na produção de alguns computadores, telefones e eletrodomésticos; isopor

3 Não-recicláveis:   - plásticos tipo celofane; - embalagens plásticas metalizadas, por exemplo, de alguns salgadinhos;

4 Mais de onde vem o plàstico?
O plástico vem das resinas derivadas do petróleo e que pode ser moldado de várias formas, sem se quebrar. Pertence ao grupo dos polímeros, moléculas muito grandes, com características especiais e variadas. Algumas das razões para tanto sucesso do plástico são sua leveza (o que facilita o transporte), o fato de ser maleável e não se estilhaçar quando se quebra

5 A reciclagem .. O plástico pode ser reaproveitado de três maneiras:
RECICLAGEM ENERGÉTICA - ele é queimado liberando um calor muito forte (superior ao do carvão e próximo ao produzido pelo óleo combustível) que é aproveitado na forma de energia. RECICLAGEM QUÍMICA – ele é "desmontado" por aquecimento e a matéria-prima pode então ser utilizada novamente na indústria petroquímica. RECICLAGEM MECÂNICA - no Brasil, é a mais utilizada; é mais barata e mantém uma boa qualidade do produto: Para facilitar a separação dos materiais plásticos para a reciclagem, foram estabelecidos códigos para diferenciar cada tipo.

6 Alguns tipos de plàsticos mais utilizados
PET - (polietileno tereftalado) - garrafas de refrigerante, sucos e óleo de cozinha, Essas embalagens são transparentes e fabricadas em diversas cores.

7 PEAD - (polietileno de alta densidade) - frascos de shampoo e maquiagem, baldes, utensílios domésticos

8 Alguns tipos de plasticos mais utilizados
V ou PVC - (policloreto de vinila) - tubos e conexões de encanamento; alguns frascos de detergente, pastas para material escolar, calçados. É mais rígido, porém resistente.

9 Alguns tipos de plasticos mais utilizados
Plastivida, 1997PEBD - (polietileno de baixa densidade) - plástico "filme" - sacos plásticos de lixo, brinquedos. São finos e bastante flexíveis.

10 Alguns tipos de plasticos mais utilizados
PP - (poliproprileno) - plásticos "filme" de proteção de alimentos, peças de automóveis.

11

12 Alguns tipos de plasticos mais utilizados
Plastivida, 1997PS – (poliestireno) - copos plásticos; sacos de batata.

13 Alguns tipos de plasticos mais utilizados
OUTROS – Utilizados em eletrodomésticos, aparelhos telefônicos, revestimentos diversos, pisos, etc.

14 Os plasticos são materiais obtidos a partir de que ?
Os plásticos são materiais obtidos a partir das resinas sintéticas (polímeros), derivadas do petróleo. A palavra plástico vem do grego plastikós, que significa adequado à moldagem. O plástico, como material flexível, facilmente se adapta a ser moldado. Hoje, o plástico faz parte integrante de nossa vida, estando presente em um número incomensurável de objetos e coisas por nós utilizados: embalagens, saquinhos de lixo, objetos de uso pessoal, garrafas de refrigerantes e uma infinidade de objetos. Apesar do primeiro plástico, a celulose, ter surgido em 1864, o PVC ou Policloreto de Venilha em 1913, foi durante a II Guerra Mundial, há pouco mais de cinqüenta anos, que sua utilização industrial se desenvolveu. Como sabemos, o petróleo é extraído do subsolo e levado para as refinarias, onde os diferentes derivados são separados. Um destes derivados é a nafta que é fornecida para as indústrias petroquímicas, dando origem aos gases eteno e propeno e a outros monômeros, que por sua vez são transformados, através de processamento químico especial, nas resinas plásticas ou polímeros.

15 Processos de reciclagem de plasticos
Processos de reciclagem de Plásticos É possível economizar até 50% de energia com o uso de plástico reciclado. No Brasil, o maior mercado é o da reciclagem primária, que consiste na regeneração de um único tipo de resina separadamente. Este tipo de reciclagem absorve 5% do plástico consumido no país e é geralmente associada à produção industrial (Pré-consumo). Um mercado crescente é o da chamada reciclagem secundária: o processamento de polímeros, misturado ou não, entre os mais de 40 existentes no mercado.A chamada "madeira plástica", feita com a mistura de vários polímeros reciclados, é um exemplo. Já a reciclagem terciária, ainda não existente no Brasil, é a aplicação de processos químicos para recuperar as resinas que compõem o lixo plástico, fazendo-as voltar ao estágio químico inicial.

16 FABRICA DE PLASTICO

17 PRODUTOS FEITOS DE PLASTICOS

18 SIMBOLOS DO PLASTICOS


Carregar ppt ", NOME:MISAELA ,ARIANE,JAINE,TAINA PROF:JANE 6ºc."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google