A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

, NOME:MISAELA,ARIANE,JAINE,TAINA PROF:JANE 6ºc NOME:MISAELA,ARIANE,JAINE,TAINA PROF:JANE 6ºc.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ", NOME:MISAELA,ARIANE,JAINE,TAINA PROF:JANE 6ºc NOME:MISAELA,ARIANE,JAINE,TAINA PROF:JANE 6ºc."— Transcrição da apresentação:

1 , NOME:MISAELA,ARIANE,JAINE,TAINA PROF:JANE 6ºc NOME:MISAELA,ARIANE,JAINE,TAINA PROF:JANE 6ºc

2 RECICLAGEM DO PLÀSTICOS PLÁSTICOS >> Recicláveis: - todos os tipos de embalagens de xampus, detergentes, refrigerantes e outros produtos domésticos; - tampas plásticas de recipientes de outros materiais; - embalagens de plástico de ovos, frutas e legumes; - utensílios plásticos usados, como canetas esferográficas, escovas de dentes, baldes, artigos de cozinha, etc. - plásticos (tecnicamente conhecidos como termofixos), usados na indústria eletroeletrônica e na produção de alguns computadores, telefones e eletrodomésticos; isopor PLÁSTICOS >> Recicláveis: - todos os tipos de embalagens de xampus, detergentes, refrigerantes e outros produtos domésticos; - tampas plásticas de recipientes de outros materiais; - embalagens de plástico de ovos, frutas e legumes; - utensílios plásticos usados, como canetas esferográficas, escovas de dentes, baldes, artigos de cozinha, etc. - plásticos (tecnicamente conhecidos como termofixos), usados na indústria eletroeletrônica e na produção de alguns computadores, telefones e eletrodomésticos; isopor

3 Não-recicláveis: - plásticos tipo celofane; - embalagens plásticas metalizadas, por exemplo, de alguns salgadinhos; - plásticos tipo celofane; - embalagens plásticas metalizadas, por exemplo, de alguns salgadinhos;

4 Mais de onde vem o plàstico? O plástico vem das resinas derivadas do petróleo e que pode ser moldado de várias formas, sem se quebrar. Pertence ao grupo dos polímeros, moléculas muito grandes, com características especiais e variadas. O plástico vem das resinas derivadas do petróleo e que pode ser moldado de várias formas, sem se quebrar. Pertence ao grupo dos polímeros, moléculas muito grandes, com características especiais e variadas. Algumas das razões para tanto sucesso do plástico são sua leveza (o que facilita o transporte), o fato de ser maleável e não se estilhaçar quando se quebra Algumas das razões para tanto sucesso do plástico são sua leveza (o que facilita o transporte), o fato de ser maleável e não se estilhaçar quando se quebra

5 A reciclagem.. O plástico pode ser reaproveitado de três maneiras: O plástico pode ser reaproveitado de três maneiras: RECICLAGEM ENERGÉTICA - ele é queimado liberando um calor muito forte (superior ao do carvão e próximo ao produzido pelo óleo combustível) que é aproveitado na forma de energia. RECICLAGEM ENERGÉTICA - ele é queimado liberando um calor muito forte (superior ao do carvão e próximo ao produzido pelo óleo combustível) que é aproveitado na forma de energia. RECICLAGEM QUÍMICA – ele é "desmontado" por aquecimento e a matéria-prima pode então ser utilizada novamente na indústria petroquímica. RECICLAGEM QUÍMICA – ele é "desmontado" por aquecimento e a matéria-prima pode então ser utilizada novamente na indústria petroquímica. RECICLAGEM MECÂNICA - no Brasil, é a mais utilizada; é mais barata e mantém uma boa qualidade do produto: RECICLAGEM MECÂNICA - no Brasil, é a mais utilizada; é mais barata e mantém uma boa qualidade do produto: Para facilitar a separação dos materiais plásticos para a reciclagem, foram estabelecidos códigos para diferenciar cada tipo. Para facilitar a separação dos materiais plásticos para a reciclagem, foram estabelecidos códigos para diferenciar cada tipo.

6 Alguns tipos de plàsticos mais utilizados PET - (polietileno tereftalado) - garrafas de refrigerante, sucos e óleo de cozinha, Essas embalagens são transparentes e fabricadas em diversas cores. PET - (polietileno tereftalado) - garrafas de refrigerante, sucos e óleo de cozinha, Essas embalagens são transparentes e fabricadas em diversas cores.

7 PEAD - (polietileno de alta densidade) - frascos de shampoo e maquiagem, baldes, utensílios domésticos

8 Alguns tipos de plasticos mais utilizados V ou PVC - (policloreto de vinila) - tubos e conexões de encanamento; alguns frascos de detergente, pastas para material escolar, calçados. É mais rígido, porém resistente. V ou PVC - (policloreto de vinila) - tubos e conexões de encanamento; alguns frascos de detergente, pastas para material escolar, calçados. É mais rígido, porém resistente.

9 Alguns tipos de plasticos mais utilizados Plastivida, 1997PEBD - (polietileno de baixa densidade) - plástico "filme" - sacos plásticos de lixo, brinquedos. São finos e bastante flexíveis. Plastivida, 1997PEBD - (polietileno de baixa densidade) - plástico "filme" - sacos plásticos de lixo, brinquedos. São finos e bastante flexíveis.

10 Alguns tipos de plasticos mais utilizados PP - (poliproprileno) - plásticos "filme" de proteção de alimentos, peças de automóveis. PP - (poliproprileno) - plásticos "filme" de proteção de alimentos, peças de automóveis.

11

12 Alguns tipos de plasticos mais utilizados Plastivida, 1997PS – (poliestireno) - copos plásticos; sacos de batata. Plastivida, 1997PS – (poliestireno) - copos plásticos; sacos de batata.

13 Alguns tipos de plasticos mais utilizados OUTROS – Utilizados em eletrodomésticos, aparelhos telefônicos, revestimentos diversos, pisos, etc. OUTROS – Utilizados em eletrodomésticos, aparelhos telefônicos, revestimentos diversos, pisos, etc.

14 Os plasticos são materiais obtidos a partir de que ? Os plásticos são materiais obtidos a partir das resinas sintéticas (polímeros), derivadas do petróleo. Os plásticos são materiais obtidos a partir das resinas sintéticas (polímeros), derivadas do petróleo. A palavra plástico vem do grego plastikós, que significa adequado à moldagem. O plástico, como material flexível, facilmente se adapta a ser moldado. A palavra plástico vem do grego plastikós, que significa adequado à moldagem. O plástico, como material flexível, facilmente se adapta a ser moldado. Hoje, o plástico faz parte integrante de nossa vida, estando presente em um número incomensurável de objetos e coisas por nós utilizados: embalagens, saquinhos de lixo, objetos de uso pessoal, garrafas de refrigerantes e uma infinidade de objetos. Hoje, o plástico faz parte integrante de nossa vida, estando presente em um número incomensurável de objetos e coisas por nós utilizados: embalagens, saquinhos de lixo, objetos de uso pessoal, garrafas de refrigerantes e uma infinidade de objetos. Apesar do primeiro plástico, a celulose, ter surgido em 1864, o PVC ou Policloreto de Venilha em 1913, foi durante a II Guerra Mundial, há pouco mais de cinqüenta anos, que sua utilização industrial se desenvolveu. Apesar do primeiro plástico, a celulose, ter surgido em 1864, o PVC ou Policloreto de Venilha em 1913, foi durante a II Guerra Mundial, há pouco mais de cinqüenta anos, que sua utilização industrial se desenvolveu. Como sabemos, o petróleo é extraído do subsolo e levado para as refinarias, onde os diferentes derivados são separados. Um destes derivados é a nafta que é fornecida para as indústrias petroquímicas, dando origem aos gases eteno e propeno e a outros monômeros, que por sua vez são transformados, através de processamento químico especial, nas resinas plásticas ou polímeros. Como sabemos, o petróleo é extraído do subsolo e levado para as refinarias, onde os diferentes derivados são separados. Um destes derivados é a nafta que é fornecida para as indústrias petroquímicas, dando origem aos gases eteno e propeno e a outros monômeros, que por sua vez são transformados, através de processamento químico especial, nas resinas plásticas ou polímeros.

15 Processos de reciclagem de plasticos Processos de reciclagem de Plásticos Processos de reciclagem de Plásticos É possível economizar até 50% de energia com o uso de plástico reciclado. É possível economizar até 50% de energia com o uso de plástico reciclado. No Brasil, o maior mercado é o da reciclagem primária, que consiste na regeneração de um único tipo de resina separadamente. Este tipo de reciclagem absorve 5% do plástico consumido no país e é geralmente associada à produção industrial (Pré-consumo). No Brasil, o maior mercado é o da reciclagem primária, que consiste na regeneração de um único tipo de resina separadamente. Este tipo de reciclagem absorve 5% do plástico consumido no país e é geralmente associada à produção industrial (Pré-consumo). Um mercado crescente é o da chamada reciclagem secundária: o processamento de polímeros, misturado ou não, entre os mais de 40 existentes no mercado.A chamada "madeira plástica", feita com a mistura de vários polímeros reciclados, é um exemplo. Um mercado crescente é o da chamada reciclagem secundária: o processamento de polímeros, misturado ou não, entre os mais de 40 existentes no mercado.A chamada "madeira plástica", feita com a mistura de vários polímeros reciclados, é um exemplo. Já a reciclagem terciária, ainda não existente no Brasil, é a aplicação de processos químicos para recuperar as resinas que compõem o lixo plástico, fazendo-as voltar ao estágio químico inicial. Já a reciclagem terciária, ainda não existente no Brasil, é a aplicação de processos químicos para recuperar as resinas que compõem o lixo plástico, fazendo-as voltar ao estágio químico inicial.

16 FABRICA DE PLASTICO

17 PRODUTOS FEITOS DE PLASTICOS

18 SIMBOLOS DO PLASTICOS


Carregar ppt ", NOME:MISAELA,ARIANE,JAINE,TAINA PROF:JANE 6ºc NOME:MISAELA,ARIANE,JAINE,TAINA PROF:JANE 6ºc."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google