A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BORRACHAS NBR E SBR JANINE DE LIMA TALITA CASTRO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BORRACHAS NBR E SBR JANINE DE LIMA TALITA CASTRO."— Transcrição da apresentação:

1 BORRACHAS NBR E SBR JANINE DE LIMA TALITA CASTRO

2 BORRACHA NBR

3 INTRODUÇÃO Em 1930, Konrath obteve um elastômero baseado em butadieno-acrilonitrila que quando curado apresenta notável resistência ao óleo mineral, gasolina e produtos semelhantes.  A borracha nitrílica começou a ser usada pela indústria na 2º Guerra Mundial, praticamente toda produção ficou canalizada para os esforços bélicos. 

4 PREPARAÇÃO MATÉRIAS - PRIMAS
PETRÓLEO PROPILENO BUTADIENO ACRONITRILA ELASTÔMERO

5 PREPARAÇÃO - PROCESSOS
POLIMERIZAÇÃO LAVAGEM SECAGEM COAGULAÇÃO

6 TIPOS DE NBR Nitrílica com PVC – indicada para coberturas de cabos, tubos, mangueiras, revestimentos de cilindros de impressão. Nitrílica Carboxilada – indicada para cilindros rígidos, amortecedores, buchas, diafragmas. Nitrílica Hidrogenada – indicada para cobertura de mangueira, artefatos prensados, correias sincronizadas.

7 PROPRIEDADES As propriedades que são diretamente proporcionais à quantidade de acrilonitrila são:  - resistência a óleos, solventes e combustíveis; resistência à abrasão; - resistência à tensão de ruptura e ao calor; impermeabilidade aos gases; - dureza.

8 PROPRIEDADES São inversamente proporcionais ao teor de acrilonitrila:  - resistividade elétrica; - compatibilidade com plastificantes; - flexibilidade à baixas temperaturas.

9 BORRACHA SBR

10 INTRODUÇÃO A sua utilização início durante a Segunda Guerra, quando os esforços de pesquisa tecnológica estavam voltados para indústria bélica. É um dos elastômeros de maior utilização no mundo inteiro

11 PREPARAÇÃO MATÉRIAS - PRIMAS
BUTADIENO ESTIRENO ELASTÔMERO

12 PREPARAÇÃO – PROCESSOS
Polimerização em emulsão (mais utilizada) - Quente Catalisadores (Peróxidos ou Persulfatos de metais alcalinos) - Frio Sistemas redox de ativação Polimerização em solução

13 PREPARAÇÃO – PROCESSO QUENTE (POLIMERIZAÇÃO EM EMULSÃO)
CATALISADORES RADICAIS LIVRES POLIMERIZAÇÃO HIDROQUINONA 75 % CONVERSÃO

14 PREPARAÇÃO – PROCESSO FRIO (POLIMERIZAÇÃO EM EMULSÃO)
Propriedades superiores do polímero Fosfatos e EDTA como tampões Radicais mais ativos que permitem polimerização a 5ºC Reação interrompida a 60% de conversão

15 PREPARAÇÃO – PROCESSOS (POLIMERIZAÇÃO EM SOLUÇÃO)
Melhoria em várias propriedades, os polímeros em bloco tendem a ser termoplásticos. Menor ramificação de cadeia com teor elevado da forma cis.

16 PROPRIEDADES Resistência à abrasão; Resistência à flexão, ao calor, melhor retenção e uniformidade de cor; Estabilidade de plasticidade, menor tendência a pré-vulcanização, ciclo de mistura mais curto, menor tendência a reversão, logo de não perder propriedades.

17 APLICAÇÕES


Carregar ppt "BORRACHAS NBR E SBR JANINE DE LIMA TALITA CASTRO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google