A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Polímeros. São compostos químicos de elevada massa molecular, resultantes de reações químicas de polimerização. Os polímeros são macromoléculas formadas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Polímeros. São compostos químicos de elevada massa molecular, resultantes de reações químicas de polimerização. Os polímeros são macromoléculas formadas."— Transcrição da apresentação:

1 Polímeros

2 São compostos químicos de elevada massa molecular, resultantes de reações químicas de polimerização. Os polímeros são macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monômeros )

3 Características Uma das principais e mais importantes características dos polímeros são as mecânicas. Segundo ela os polímeros podem ser divididos em termoplásticos, termoendurecíveis (termofixos) e elastômeros (borrachas).

4 Reações de polimerização A polimerização é uma reação em que as moléculas menores (monômeros) se combinam quimicamente para formar moléculas longas, mais ou menos ramificadas com a mesma composição centesimal. Estes podem formar-se por reação em cadeia ou por meio de reações de poliadição ou policondensação. A polimerização pode ser reversível ou não e pode ser espontânea ou provocada.

5 Tipos de polímeros Termoplásticos Termorrígidos Elastômeros

6 Termoplásticos Termoplástico é um dos tipos de plásticos mais encontrados no mercado. Pode ser fundido diversas vezes, alguns podem até dissolver-se em vários solventes. Logo, sua reciclagem é possível, característica bastante desejável atualmente.

7 Exemplo Pneu de carro

8 Termorrígidos (Termofixos) São rígidos e frágeis, sendo muito estáveis a variações de temperatura. Uma vez prontos, não mais se fundem. O aquecimento do polímero acabado promove decomposição do material antes de sua fusão, tornando sua reciclagem complicada.

9 Exemplo

10 Elastômeros (Borrachas) Classe intermediária entre os termoplásticos e os termorrígidos: não são fusíveis, mas apresentam alta elasticidade, não sendo rígidos como os termofixos. Reciclagem complicada pela incapacidade de fusão.

11 Exemplo

12 Fórmulas Fórmula centesimal= Composição centesimal C 41,39%, H 3,47%, O 55,14% Fórmula mínima= Fórmula empíricaC1H1O1 Fórmula molecular= Fórmula brutaC4H4O4 Fórmula estrutural HOOC–CH=CH– COOH Fórmula espacial

13 Alunas Fernanda de Souza Barros Gislaine Aparecida Morais Solange dos Santos Ivanete Falavina

14 Professora Cirlene Namir Amate da Silva Disciplina: Química


Carregar ppt "Polímeros. São compostos químicos de elevada massa molecular, resultantes de reações químicas de polimerização. Os polímeros são macromoléculas formadas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google