A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Síntese e Modificação de Polímeros Prof. Dr. Sérgio Henrique Pezzin Centro de Ciências Tecnológicas UDESC - Joinville.

Cópias: 1
Como se Faz um Polímero ? l A reação química que conduz à formação de polímeros chama-se polimerização. l As reações de polimerização foram divididas,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Síntese e Modificação de Polímeros Prof. Dr. Sérgio Henrique Pezzin Centro de Ciências Tecnológicas UDESC - Joinville."— Transcrição da apresentação:

1 Síntese e Modificação de Polímeros Prof. Dr. Sérgio Henrique Pezzin Centro de Ciências Tecnológicas UDESC - Joinville

2 Como se Faz um Polímero ? l A reação química que conduz à formação de polímeros chama-se polimerização. l As reações de polimerização foram divididas, a princípio (Carothers, 1929), em dois grupos conhecidos como polimerização por condensação e por adição.

3 Polimerização por Condensação l Ocorre a eliminação de uma pequena molécula (por exemplo, H 2 O, HCl, etc.). l Forma polímeros cujas unidades repetitivas possuem um número de átomos menor que os monômeros de partida. l As policondensações seguem o mecanismo de reação em etapas, e termina quando um dos reagentes é completamente consumido.

4 Polimerização por Condensação l Utilizando dois monômeros homofuncionais

5 Polimerização por Condensação l Utilizando um monômero heterofuncional

6 Polimerização por Condensação

7 Polimerização por Adição l As reações de adição são aquelas que formam polímeros com unidades repetitivas de fórmula molecular idêntica aos monômeros. l Quase todas as poliadições envolvem um mecanismo em cadeia.

8 Polimerização em Etapas l Reações sem distinção quanto à taxa e natureza da iniciação, propagação e terminação. l Crescimento aleatório das cadeias l altos graus de conversão necessários para se obter altos graus de polimerização.

9 Polimerização em Cadeia l O centro ativo é uma insaturação e não há formação de subprodutos. l Tipos: radicalar, catiônica e aniônica. l crescimento rápido das cadeias com altos graus de conversão.

10 Polimerização em Cadeia

11 Polimerização por Etapa (condensação)

12

13

14

15 Polimerização em Etapas l Fatores importantes: Temperatura e tempo de reação Adição de catalisador Esteoquimetria Funcionalidade dos monômeros

16 Polimerização em Etapas l Maneiras de se terminar uma polimerização em etapas: Adição não estequiométrica dos reagentes. Adição de um reagente monofuncional. Redução da temperatura.

17 Polimerização Vinílica em Cadeia (adição - radicais livres) Iniciadores :

18 Polimerização Vinílica em Cadeia

19

20

21

22

23

24 Polimerização Vinílica Ziegler-Natta

25

26

27

28 Compostos Vinílicos

29 Polimerização Vinílica Ziegler-Natta

30

31

32

33

34

35 Polimerização Catalítica Metalocênica

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47 Polimerização Aniônica

48

49

50 Polimerização Catiônica

51

52

53

54

55


Carregar ppt "Síntese e Modificação de Polímeros Prof. Dr. Sérgio Henrique Pezzin Centro de Ciências Tecnológicas UDESC - Joinville."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google