A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATENÇÃO Clique nas palavras sublinhadas para ter acesso a informações; Clique nas palavras sublinhadas para ter acesso a informações; Para que o texto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATENÇÃO Clique nas palavras sublinhadas para ter acesso a informações; Clique nas palavras sublinhadas para ter acesso a informações; Para que o texto."— Transcrição da apresentação:

1

2 ATENÇÃO Clique nas palavras sublinhadas para ter acesso a informações; Clique nas palavras sublinhadas para ter acesso a informações; Para que o texto desapareça clique outra vez nas palavras sublinhadas; Para que o texto desapareça clique outra vez nas palavras sublinhadas; Clique sobre a imagem para avançar; Clique sobre a imagem para avançar; Se preferir imagens sem informações, não precisa clicar nas palavras sublinhadas, somente nas imagens. Se preferir imagens sem informações, não precisa clicar nas palavras sublinhadas, somente nas imagens.ATENÇÃO Clique nas palavras sublinhadas para ter acesso a informações; Clique nas palavras sublinhadas para ter acesso a informações; Para que o texto desapareça clique outra vez nas palavras sublinhadas; Para que o texto desapareça clique outra vez nas palavras sublinhadas; Clique sobre a imagem para avançar; Clique sobre a imagem para avançar; Se preferir imagens sem informações, não precisa clicar nas palavras sublinhadas, somente nas imagens. Se preferir imagens sem informações, não precisa clicar nas palavras sublinhadas, somente nas imagens.

3

4

5 Lisboa, a capital de Portugal, localiza-se na margem direita do rio Tejo, perto do local onde o rio encontra o Oceano Atlântico. É a única capital européia com praias atlânticas. É uma cidade de vales e colinas com vista para o rio. Fenícios, gregos e cartagineses fundaram colônias e a cidade tornou-se parte do itinerário do Império Romano. Atualmente, cerca de três milhões de pessoas vivem, estudam e trabalham na região de Lisboa. Lisboa é ainda uma cidade de muitos contrastes, que cruza a sua história com a modernidade e que fascina quem a visita. Tem inspirado escritores, poetas e artistas ao longo dos séculos e as suas características únicas, tornam-na uma das mais encantadoras cidades da Europa. Monumental, frenética, moderna e cosmopolita ao mesmo tempo, Lisboa é também um espaço acolhedor e tranquilo, uma cidade romântica, uma mistura que encanta todos os visitantes. DISTRITO DE LISBOA

6

7

8 Ponte 25 de Abril sobre o Rio Tejo A Ponte 25 de Abril é uma ponte pênsil rodo-ferroviária que liga a cidade de Lisboa à cidade de Almada. Inaugurada em 1966 com o nome de Ponte Salazar, logo após a Revolução de 25 de Abril de 1974, o seu nome foi mudado para Ponte 25 de Abril.

9 Ponte 25 de Abril sobre o Rio Tejo

10 Cristo-Rei é um monumento religioso localizado na freguesia de Pragal, em Almada. Ponte 25 de Abril sobre o Rio Tejo e ao fundo o Cristo Rei

11 Parque das Nações O Parque das Nações é a designação atual da antiga Zona de Intervenção da Expo, que inclui o local onde foi realizada a Exposição Mundial de 1998 e ainda todas as áreas sob administração da ParqueExpo, S.A. Esta área tornou-se, entretanto, um centro de atividades culturais e um novo bairro da cidade, com várias instituições culturais e desportivas próprias. O Parque das Nações é atualmente considerado como o bairro mais seguro e mais bem frequentado da cidade de Lisboa. A sua arquitetura contemporânea, os espaços de convívio e todo o projeto de urbanização e requalificação urbana trouxeram nova dinâmica à zona oriental da cidade de Lisboa.

12

13 A EXPO'98, cujo tema foi "Os oceanos: um patrimônio para o futuro", realizou-se em Lisboa de 22 de Maio a 30 de Setembro de Atraiu cerca de 11 milhões de visitantes e foi considerada pelo BIE (o organismo internacional que elege as cidades a receberem as exposições) como a melhor Exposição Mundial de sempre. A zona escolhida foi o limite oriental da cidade junto ao rio Tejo. Arquitetonicamente, a Expo revolucionou esta parte da cidade: foram construídos diversos pavilhões que permanecem a serviço dos habitantes e visitantes integrados no agora designado Parque das Nações, destacando-se o Oceanário, um pavilhão de múltiplas utilizações (Pavilhão Atlântico, arquiteto Regino Cruz) e um complexo de transportes metropolitano e ligações ferroviárias (Estação do Oriente). Parque das Nações

14 Parque das Nações - Bandeiras de todos os Países que participaram na EXPO 98 Parque das Nações - Bandeiras de todos os Países que participaram na EXPO 98

15 Fonte no Parque das Nações Com um pouco de paciência você espera a fonte ir enchendo até explodir como um vulcão.

16

17 Oceanário de Lisboa É o maior aquário do mundo com a reprodução de 5 oceanos distintos e numerosas espécies de mamíferos e peixes. Obra do arquiteto Peter Chermayeff. O Oceanário eternizou a ligação de Lisboa com o oceano. Todos os anos, cerca de 1 milhão de pessoas percorrem a sua exposição, tornando-o o equipamento cultural mais visitado de Portugal. Para além da excelência da exposição, que torna a visita única e inesquecível, o Oceanário pretende, ainda, promover o conhecimento dos oceanos, sensibilizando os cidadãos para o dever da conservação do patrimônio natural, através da alteração dos seus comportamentos. O Oceanário colabora com várias instituições em projetos de investigação científica, de conservação da biodiversidade marinha e que promovam o desenvolvimento sustentável dos oceanos.

18

19

20

21

22

23

24

25

26 Belém Protótipo do avião de Gago Coutinho e Sacadura Cabral Protótipo do avião que Gago Coutinho e Sacadura Cabral usaram para fazer a 1ª travessia aérea sobre o Atlântico, de Lisboa ao Rio de Janeiro em 1922.

27 Torre de Belém Torre de Belém A Torre de Belém, símbolo da potência militar e marítima de Portugal, é o monumento manuelino mandado construir entre 1515 e 1521, por D. Manuel I, para defender o porto de Lisboa e também com a função de farol e torre de controle.

28

29

30 Marina de Belém

31 Rosa dos Ventos A Rosa-dos-Ventos, situada em frente ao Padrão dos Descobrimentos, em Belém, foi oferecida pela República da África do Sul a Portugal. A Rosa-dos-Ventos tem 50 metros de diâmetro e é executada em mármores de vários tipos, contendo um planisfério de 14 metros. Naus e caravelas embutidas marcam as principais rotas dos Descobrimentos Portugueses. A autoria do desenho pertence ao arquiteto Cristino da Silva. O desenho serve de decoração do pátio de acesso ao Padrão dos Descobrimentos.

32

33 Esta esfera armilar está situada junto ao Monumento aos Descobrimentos, fazendo parte do núcleo de monumentos de Belém em Lisboa. Tornou-se num dos emblemas do Rei D.Manuel I. É a recriação do Universo em miniatura que servia para estudar a mecânica celeste. O nome de "armilar" provém dos vários anéis ou armilas de que é composto. As esferas representam o movimento da lua, do sol e das estrelas errantes, excetuando a terra e as estrelas fixas. Na época medieval era muito usado pelos navegadores do oriente. Esfera Armilar

34 Monumento aos Descobrimentos O Monumento aos Descobrimentos, popularmente conhecido como Padrão dos Descobrimentos, localiza-se na freguesia de Belém, na cidade e Distrito de Lisboa. Em posição destacada na margem direita do rio Tejo, o monumento foi erguido para homenagear os envolvidos no processo dos descobrimentos portugueses.

35

36

37

38 O Centro Cultural de Belém localiza-se na Praça do Império, freguesia de Belém. Foi concebido originalmente para acolher a sede da presidência portuguesa da Comunidade Européia e posteriormente para desenvolver atividade cultural. O Museu Coleção Berardo é um museu de Arte moderna e contemporânea criado como Fundação de Arte Moderna e Contemporânea em 9 de Agosto de 2006 para albergar a denominada Coleção Berardo. Está instalado no Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém, com um acervo composto por 862 obras, em exposição permanente e exposições temporárias. O museu foi inaugurado em 25 de Junho de Centro Cultural de Belém - Museu Coleção Berardo

39 Praça do Império – Mosteiro dos Jerónimos

40 O Mosteiro dos Jerónimos é um mosteiro manuelino, testemunho monumental da riqueza dos descobrimentos portugueses. Situa-se em Belém, Lisboa, à entrada do Rio Tejo. Constitui o ponto mais alto da arquitetura manuelina e o mais notável conjunto monástico do século XVI em Portugal e uma das principais igrejas-salão da Europa. Destacam-se o seu claustro, completo em 1544, e a porta sul, de complexo desenho geométrico, virada para o rio Tejo. Os elementos decorativos são repletos de símbolos da arte da navegação e de esculturas de plantas e animais exóticos. O monumento é considerado patrimônio mundial pela UNESCO, e em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. Mosteiro dos Jerónimos

41

42

43 Igreja Santa Maria Belém A Igreja apresenta uma planta em cruz latina, composta por três naves à mesma altura (igreja salão), reunidas por uma única abóbada polinervada assente em seis pilares de base circular.

44 Altares laterais

45

46 Túmulo de Vasco da Gama Quando se entra, encontram-se os túmulos de Vasco da Gama (sub-coro esquerdo) e de Luís de Camões (sub-coro direito), ambos do século XIX, do escultor Costa Mota. Além desses estão os túmulos dos reis D. Manuel I e sua mulher, D. Maria, D. João III e sua mulher D. Catarina, D. Sebastião e D. Henrique e ainda os de Alexandre Herculano e de Fernando Pessoa.

47 Túmulo de Luís Vaz de Camões

48 Músicas Viva Amália - CD Guitarras Cantam Amália Viva Amália - CD Guitarras Cantam Amália Marceneiro, H. Rego, F. Valério, J. Galhardo. Músicas Viva Amália - CD Guitarras Cantam Amália Viva Amália - CD Guitarras Cantam Amália Marceneiro, H. Rego, F. Valério, J. Galhardo. Pesquisa de textos e imagens Formatação Bete Maciel - Fevereiro/2011 Fortaleza - Ceará - Brasil Bete Maciel - Fevereiro/2011 Fortaleza - Ceará - Brasil INÍCIO Imagens Bete Maciel Luiza de Paula Luiz A. Maciel de Paula Milena Taveira Natália Taveira Imagens Bete Maciel Luiza de Paula Luiz A. Maciel de Paula Milena Taveira Natália Taveira


Carregar ppt "ATENÇÃO Clique nas palavras sublinhadas para ter acesso a informações; Clique nas palavras sublinhadas para ter acesso a informações; Para que o texto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google