A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mosteiro dos Jerónimos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mosteiro dos Jerónimos"— Transcrição da apresentação:

1 Mosteiro dos Jerónimos

2 Mosteiro dos Jerónimos
O Mosteiro dos Jerónimos é um dos mais belos e imponentes exemplares do Estilo Manuelino, testemunho monumental da riqueza dos Descobrimentos portugueses. Está situado em Belém, Lisboa, à entrada do Rio Tejo. Constitui o ponto mais alto da arquitetura manuelina e o mais notável conjunto monástico do século XVI em Portugal e uma das principais igrejas-salão da Europa.

3 História Arcada do claustro, Mosteiro de Santa Maria de Belém, foi encomendado pelo rei D. Manuel I, pouco depois de Vasco da Gama ter regressado da sua viagem à Índia. A sua construção iniciou-se no ano de 1502 com o patrocínio do rei D. Manuel I de Portugal com o objetivo de ser consagrado a Santa Maria de Belém e de receber a comunidade de frades da ordem de S. Jerónimo.

4 História D. Manuel I decidiu que o Mosteiro seria construído na antiga praia do Restelo e entregou a obra a Boitaca, arquiteto que trabalhou na obra até 1516. Do projeto de Boitaca, podemos salientar uma decoração emblemática de esferas armilares e outros símbolos de cariz realista e também naturalista tais como as várias cordas, cabos, troncos e raízes que se encontram no edifício. Foi financiado em grande parte pelos lucros do comércio de especiarias.

5 História A partir de 1517 a obra é entregue ao arquiteto João Castilho que passa a desenvolver no projeto uma linha artística que varia entre o estilo gótico final e os iniciais traços do estilo renascentista. Mais tarde, já no reinado de D. João III são realizadas novas obras, mas estas são já feitas dentro de um estilo mais clássico.

6 História o Mosteiros dos Jerónimos sobreviveu ao terrível sismo de 1755, mas foi danificado pelas tropas invasoras francesas enviadas por Napoleão Bonaparte no início do século XIX.

7 História Inclui, entre outros, os túmulos dos reis D. Manuel I e sua mulher, D. Maria, D. João III e sua mulher D. Catarina, D. Sebastião e D. Henrique e ainda os de Vasco da Gama, de Luís Vaz de Camões, de Alexandre Herculano e de Fernando Pessoa.

8 História Após 1834, com a expulsão das Ordens Religiosas, o templo dos Jerónimos foi destinado a Igreja Paroquial da Freguesia de Santa Maria de Belém.

9 Carateristicas do mosteiro
Destacam-se o seu claustro, completo em 1544, e a porta sul, de complexo desenho geométrico, virada para o rio Tejo. Os elementos decorativos são repletos de símbolos da arte da navegação e de esculturas de plantas e animais exóticos.

10 Biblioteca do Mosteiro dos Jerónimos
Centro de Documentação que reúne, desde 1984, documentos, livros, teses universitárias, iconografia, catálogos e revistas com conteúdos relevantes para o estudo do Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, Zona envolvente e Descobrimentos Portugueses. Inicia-se a sua informatização a partir de 2001 em formato Unimarc-Bibliobase; Consulta presencial para utilizadores internos e externos. Pontualmente faz empréstimos acesso indireto (utilizadores externos) e direto (utilizadores internos); Catálogo informatizado com acesso no local ou através de bibliobase; Possibilidade de utilização de computador portátil.

11 Curiosidades O monumento é considerado património mundial pela UNESCO, e em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal.

12 Disciplina: Educação Moral e Religiosa Católica
Professora: Dr.ª Ana Rute Realizado por: Daniela Ferreira nº4 9ºA Maria Caseiro nº17 9ºA


Carregar ppt "Mosteiro dos Jerónimos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google