A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gótico em Portugal Mosteiro da Batalha. O Gótico apareceu como resposta à austeridade do estilo Românico. A expansão do estilo gótico em Portugal deve-se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gótico em Portugal Mosteiro da Batalha. O Gótico apareceu como resposta à austeridade do estilo Românico. A expansão do estilo gótico em Portugal deve-se."— Transcrição da apresentação:

1 Gótico em Portugal Mosteiro da Batalha

2 O Gótico apareceu como resposta à austeridade do estilo Românico. A expansão do estilo gótico em Portugal deve-se às ordem religiosas (franciscanos, dominicanos, carmelitas, hospitalários). Mosteiro de Leça do Balio (Ordem dos Cavaleiros Hospitalários)

3 O Mosteiro de Alcobaça (começado em 1178 e habitado a partir de 1222), marca o inicio do estilo gótico em Portugal.Mosteiro de Alcobaça Foi fundado pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, para a Ordem Cisterciense. D. Afonso Henriques

4 Características do estilo Gótico: Verticalismo dos edifícios. Igreja de S. Francisco – Porto Mosteiro da Batalha

5 Paredes mais leves e finas. Igreja de S. João de Alporão - Santarém Predominam as janelas. igreja de Santa Clara a Velha - Coimbra

6 Rosáceas. Igreja de Santa Maria do Olival – Tomar

7 Arco de volta quebrada, arcos em ogiva. Mosteiro de Alcobaça - interior

8 Ornamentação: círculos, motivos florais, animais, gárgulas… Gárgula – Mosteiro de Alcobaça Mosteiro da Batalha

9 Um marco na arquitectura gótica portuguesa é o Mosteiro da Batalha, construído a mando do rei D. João I para comemorar a vitória na Batalha de Aljubarrota contra os castelhanos. Mosteiro da Batalha D. João IBatalha de Aljubarrota A obra do mosteiro, começada em 1388 e que seguiu até o século XVI, introduziu o gótico internacional flamejante em Portugal.

10 Mosteiro da Batalha – Santa Maria da Vitória


Carregar ppt "Gótico em Portugal Mosteiro da Batalha. O Gótico apareceu como resposta à austeridade do estilo Românico. A expansão do estilo gótico em Portugal deve-se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google