A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rei de Portugal Ordem:3.º Rei de Portugal Cognome(s):O Gordo Início do Reinado:26 de Março26 de Março de 12111211 Término do Reinado:25 de Março25 de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rei de Portugal Ordem:3.º Rei de Portugal Cognome(s):O Gordo Início do Reinado:26 de Março26 de Março de 12111211 Término do Reinado:25 de Março25 de."— Transcrição da apresentação:

1

2 Rei de Portugal Ordem:3.º Rei de Portugal Cognome(s):O Gordo Início do Reinado:26 de Março26 de Março de Término do Reinado:25 de Março25 de Março de Aclamação:CoimbraCoimbra, Predecessor: D. Sancho ID. Sancho I D. Afonso II, rei de Portugal Sucessor:D. Sancho II Pai:D. Sancho ID. Sancho I, Mãe:D.Dulce de Aragão Data de Nascimento:23 de Abril23 de Abril de Local de Nascimento:Coimbra Data de Falecimento:25 de Março25 de Março de Local de Falecimento:ToledoToledo, CastelaCastela Consorte(s):D. UrracaD. Urraca Infanta de CastelaCastela Príncipe Herdeiro:Infante D.SanchoInfante D.Sancho (filho) Dinastia:Borgonha (Afonsina)

3 Terceiro rei de Portugal Nasceu:23 de Abril 1185 (Coimbra) Falecido: 25 Março 1223 (na sua cidade natal) Filho de: Sancho 1º de Portugal e Dulce de Barcelona (infanta de Aragão). Subida ao trono: sucessor de seu pai em 1211 O seu reinado foi marcado por grandes conflitos entre o ele e as suas irmãs Mafalda, Teresa e Sancha (a quem seu pai deixara em testamento a posse de alguns castelos no centro do país correspondentemente com as vilas, termos, alcaidarias e rendimentos, com o objectivo de centralizar o poder régio O reinado de Afonso II caracterizou um novo estilo de governação. Afonso II não contestou as suas fronteiras com Galiza e Castela, nem procurou expandir o seu reino para Sul, preferindo sim consolidar a estrutura económica e social do país. Criou o primeiro conjunto de leis portuguesas que valorizam a existência de propriedades privadas, direito civil e cunhagem de moeda. Enviou embaixadas a vários países europeus, com objectivo de estabelecer tratados comerciais. Apesar das poucas preocupações militares, enviou tropas portuguesas que juntamente de tropas castelhanas, aragonesas e francesas, combateram na batalha de Navas de Tolosa para defender a Península Ibérica dos muçulmanos. Outras reformas de Afonso II tocaram na relação da coroa Portuguesa com o Papa. Para possuir a independência de Portugal, Afonso Henriques (seu avô) foi obrigado a legislar vários privilégios para a Igreja. Anos depois, estas medidas começaram a ser um peso para Portugal, no qual a igreja estava a ser a grande portadora de bens e riquezas. O nosso rei procurou acabar com o poder clerical e usando as receitas das igrejas para utilidade nacional. Esta atitude originou um conflito diplomático entre o Papa e Portugal. Depois de ter sido excomungado pelo Papa Honório III, Afonso II rectificou os seus erros contra a Igreja, mas morreu em 1223 excomungado, sem fazer nenhum esforço para modificar a sua política. Só após a resolução do conflito com a Igreja, o seu sucessor Sancho II, pode finalmente Afonso II descansar em paz no Mosteiro de Alcobaça.


Carregar ppt "Rei de Portugal Ordem:3.º Rei de Portugal Cognome(s):O Gordo Início do Reinado:26 de Março26 de Março de 12111211 Término do Reinado:25 de Março25 de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google