A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pedro I de portugal D. Pedro I foi o oitavo rei de Portugal, foi-lhe dado o cognome de “O Justiceiro” (também o Cruel; Cru; ou o vingativo), estes cognomes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pedro I de portugal D. Pedro I foi o oitavo rei de Portugal, foi-lhe dado o cognome de “O Justiceiro” (também o Cruel; Cru; ou o vingativo), estes cognomes."— Transcrição da apresentação:

1 Pedro I de portugal D. Pedro I foi o oitavo rei de Portugal, foi-lhe dado o cognome de “O Justiceiro” (também o Cruel; Cru; ou o vingativo), estes cognomes porque D.Pedro queria a todo o custo vingar o assassínio de Inês de Castro. Era filho de D. Afonso IV e a sua mulher, a princesa Beatriz de Castela. Pedro I sucedeu a seu pai em 1357. D. Pedro é conhecido pela sua relação com Inês de Castro, a aia galega da sua mulher Constança, que influenciou fortemente a politica interna de Portugal no reinado de Afonso IV. Inês acabou assassinada por ordens do rei em 1355, mas isso não trouxe D. Pedro de volta a influência paterna.

2 Bem antes pelo contrario, entre 1355 e a sua ascensão a coroa, D
Bem antes pelo contrario, entre 1355 e a sua ascensão a coroa, D. Pedro revoltou-se contra o pai pelo menos duas vezes, pois nunca lhe perdoou ter mandado assassinar Inês de Castro. Uma vez coroado Rei, em 1357, D. Pedro anunciou o casamento com Inês, realizado em segredo antes da sua morte. Este facto baseia-se apenas na palavra do rei, uma vez que não existem registos de tal união. Conta também a tradição que D. Pedro teria desenterrado o cadáver de Inês de castro, coroando-o como Rainha de Portugal, e obrigando os nobres a procederem à cerimónia do beija-mão real ao cadáver, sob pena de morte. Dois assassinos de Inês foram capturados e executados.

3 O seu corpo permanece no mosteiro de santa Maria de Alcobaça.
De seguida ordenou a execução de dois túmulos que foram colocados na parte lateral do mosteiro de Alcobaça para que no dia do juízo final, os eternos amantes, então ressuscitados, de imediato se vejam. Como rei, D. Pedro, revelou-se um bom administrador, corajoso na defesa do país contra a influência papal, foi ele que promulgou Beneplácito Régio, que impedia a livre circulação de documentos eclesiásticos no país sem a sua autorização expressa. D. Pedro foi também justo na defesa das camadas menos favorecidas na população. Na politica externa participou ao lado de Aragão na invasão de Castela. D. Pedro reinou durante dez anos, conseguindo ser extremamente adorado pelo povo, ao ponto de dizerem as gentes “Que tais dez anos ouve em Portugal como estes que reinara elRei Dom Pedro”. O seu corpo permanece no mosteiro de santa Maria de Alcobaça. Ordem: 8.º Rei de Portugal Cognome(s): O Justiceiro Início do Reinado: 8 de Maio de 1357 Término do Reinado: 18 de Janeiro de 1367 Aclamação: Lisboa Predecessor: D. Afonso IV Sucessor: D. Fernando I Pai: D.Afonso IV, Mãe: D.Beatriz de Castela Data de Nascimento: 8 de Abril de 1320 Local de Nascimento: Coimbra Data de Falecimento: Local de Falecimento: Estremoz


Carregar ppt "Pedro I de portugal D. Pedro I foi o oitavo rei de Portugal, foi-lhe dado o cognome de “O Justiceiro” (também o Cruel; Cru; ou o vingativo), estes cognomes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google