A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MISERICÓRIDA MISERICÓRDIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MISERICÓRIDA MISERICÓRDIA."— Transcrição da apresentação:

1 MISERICÓRIDA MISERICÓRDIA

2 “O Evangelho Segundo o Espiritismo”
S.XAVIER “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (Cap. 10, item 4)

3 diálogo entre Deus e Moisés: “Mostrai-me a vossa glória, disse Moisés.
No Êxodo, um dos livros do Antigo Testamento, encontramos o seguinte diálogo entre Deus e Moisés: “Mostrai-me a vossa glória, disse Moisés. E Deus respondeu: Vou fazer passar diante de ti todo o meu esplendor... pois dou a minha graça a quem dou a minha graça e uso de misericórdia com quem uso de misericórdia. Mas não poderás ver a minha face, pois o homem não me pode ver e continuar vivo... Quando a minha glória passar eu te cobrirei com a minha mão até que eu tenha passado. Retirarei depois a mão e me verás por detrás; quanto a minha face ela não pode ser vista.” (Ex, 33: 18 a 23) A idéia de Deus entre os antigos hebreus era bastante materializada: Deus possuía mãos, face, podia ser visto de costas, experimentado, também, ciúmes, arrependimento e cólera.Misericórdia, em sentido teológico, significa o perdão de Deus aos nossos erros e, como vemos no texto acima, era concedida de forma caprichosa, discriminatória: dou a minha graça a quem dou (e não a todos).

4 Mostra também o Mestre que a contabilidade celeste não
Jesus renovou radicalmente essa concepção, mostrando o Criador como Pai amoroso e sábio, que ama a todos os filhos sem distinções, “fazendo que chova sobre bons e maus e que o sol se levante para justos e injustos” (Mateus,5:45). Mostra também o Mestre que a contabilidade celeste não funciona segundo critérios simplesmente aritméticos ou quantitativos, mas leva em conta fatores outros, ligados ao valor substancial de nossas ações, como se depreende de suas afirmativas sobre o amor que “cobre a multidão dos pecados” (I Pedro, 4:8) ou a esmola da viúva humilde, que pequena do ponto de vista material era, contudo, a mais valiosa ante a sabedoria divina.(Marcos, 13:42 a 44).

5 Beneficiando-nos, continuamente, do amor de
A Doutrina Espírita retoma a concepção trazida por Jesus mostrando a bondade divina em ação permanente junto a nós, o que é ilustrado, desde a Codificação, através de casos sonde a misericórdia do Criador se patenteia inesgotável, incansável e incessante, na construção de nossa felicidade, apesar das resistências oriundas de nossa ignorância e imaturidade. Beneficiando-nos, continuamente, do amor de nosso Pai, que possamos, por nossa vez, exercitar o perdão quanto a eventuais prejuízos que nos advenham, que poderão nos atingir em termos materiais ou afetivos mas jamais retirar-nos os bens mais preciosos da paz de consciência, da esperança e da fé.

6 A propósito do perdão a palavra dos benfeitores espirituais é incisiva:
“Espíritas, jamais vos esqueçais de que, tanto por palavras, como por atos, o perdão das injúrias não deve ser um termo vão... Olvidai o mal que vos hajam feito e não penseis senão numa coisa: no bem que podeis fazer... Deus sabe o que demora no fundo do coração de cada um de seus filhos. Feliz, pois, daquele que pode todas as noites adormecer, dizendo: Nada tenho contra o meu próximo.

7 Bem- aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. (Mateus – 5:7)
No decurso de nossa existência, em contacto com os companheiros de jornada terrena, temos oportunidades de fazer o bem, de ajudar este ou aquele e usar de misericórdia com os sofredores que cruzam o nosso caminho. Aqueles que agem desta maneira, com certeza também receberão misericórdia de seus momentos difíceis. Dar e receber faz parte da Lei Divina. Procuremos sempre dar o melhor de nós, a fim de receber o melhor. A misericórdia é a exteriorização do sentimento de amor. Evangelho Luz da Alma – Autor: Luiz Rodrigues da Cruz.

8 Depois de anos na Doutrina Espírita (ou meses), lendo, conhecendo, ouvindo, falando, trabalhando, doando, recebendo, sentindo, vivendo, experimentando... Tendo a certeza de que somente através do esforço contínuo, individual de transformação, é que construímos a felicidade e conseqüentemente a paz. Depois de estarmos a meses “sentindo na pele” a OS2 e todos os seus acontecimentos... Responda: ESTAMOS SEM DUVIDA EM PERIODO DE DEFINIÇÕES E DE GRANDES DICIFULDADES JUNTO AS QUAIS A MISERICORDIA DIVINA COLOCA SEMPRE RECURSOS DE APOIO E ORIENTAÇÃO PARA TODOS QUANTOS SE DISPONHAM A PERSEVERAR NO BEM. Comunicação; Relacionamento, e Diálogo. Não estão em nossas dificuldades cotidianas? Ou você não as têm? (Arrogância) Não são estas ferramentas capazes de educar o ser humano para o convívio sereno com o próximo: na alteridade, na benevolência, no respeito.....? Estas ferramentas: comunicação, relacionamento e diálogo. São bases (alicerces) da casa bem edificada. Pense nisso, e ainda responda: você sabe o que é AMOR?

9 Bons estudos e até segunda-feira.
Beijos calorosos em vossos corações. Estudante dos Sentimentos e aprendiz de Jesus no AMOR. Helton.


Carregar ppt "MISERICÓRIDA MISERICÓRDIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google