A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TUA SOLIDÃO…. Tua Solidão Momentos há em que os desafetos surgem na estrada a despeito do teu anseio de fraternidade. Instantes em que os teus sentimentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TUA SOLIDÃO…. Tua Solidão Momentos há em que os desafetos surgem na estrada a despeito do teu anseio de fraternidade. Instantes em que os teus sentimentos."— Transcrição da apresentação:

1 TUA SOLIDÃO…

2 Tua Solidão Momentos há em que os desafetos surgem na estrada a despeito do teu anseio de fraternidade. Instantes em que os teus sentimentos amorosos são escarnecidos e desprezados de forma gélida. Joanna de Ângelis

3 Nunca, porém estarás só. Nunca te encontrarás definitivamente abandonado. Quando te faltarem mãos humanas e carícias de outros corações terrenos, Jesus redobra sua permanência ao lado da tua indigência espiritual e retifica seu inesgotável amor.

4 Nunca te sentirás sozinho. Nunca alimentes o abandono. Ele te ama com um amor que jamais conhecestes, e constrói, em meia à tua aparente soledade, uma eternidade de alegrias afetivas, sobre os alicerces de tuas dores atuais. Como Ele faz a ti, elege o amor como mensagem tua a outros doloridos da estrada e sai para o abraço da vida, no carro dourado da fé e do serviço. Joanna de Ângelis- psicogr.: Divaldo Franco

5 Conceito: Solidão Estado do que se encontra ou vive só; isolamento. Situação ou sensação de quem vive isolado numa comunidade.* Solidão a dois Estado de casados ou amantes que, embora vivam juntos, dir-se-ia viverem sós, por não haver entre eles nenhum entendimento. Soledade Tristeza característica de quem se acha só ou abandonado.

6 Existem vários tipos de solidão: A tristeza de estar só; A tristeza de estar só; (insatisfação e desagrado…medo) (insatisfação e desagrado…medo) A quietude íntima A quietude íntima

7 (Obra: O Amor, Leo Buscaelia,pg 62-68) Cada um de nós, nos momentos mais significativos da existência, esteve e estará sozinho. Cada um de nós, nos momentos mais significativos da existência, esteve e estará sozinho. Heidegger Heidegger

8 ISOLAMENTO EXISTENCIAL À medida que uma pessoa é responsável pela própria vida ela é só.

9 SOLIDÃO: A maior doença social do século. A sociedade competitiva dispõe de pouco tempo para a cordialidade desinteressada;A sociedade competitiva dispõe de pouco tempo para a cordialidade desinteressada; A mídia exalta os triunfadores de agora…esquecendo-se com facilidade dos heróis de ontem, sepultam os valores do idealismo. A mídia exalta os triunfadores de agora…esquecendo-se com facilidade dos heróis de ontem, sepultam os valores do idealismo. O homem, no entanto, sem ideal, mumifica-se.

10 O sucesso decantado como forma de felicidade, é talvez, um dos maiores responsáveis pela solidão profunda. Há terrível ânsia de ser amado, não para conquistar amor e amar, porém ser objeto de prazer, mascarado de afetividade.

11 A neurose da solidão é doença contemporânea, que ameaça o homem distraído pela conquista de valores de pequena monta, porque transitórios. Todo aquele que se diz em solidão, exceto em casos patológicos, é alguém que se receia encontrar, que evita descobrir-se, conhecer-se, assim ocultando a sua identidade na aparência de infeliz, abandonado.

12 Uma criança recém- nascida, que recebe todos os cuidados do ponto de vista material, mas não é amada, que não sente o calor humano, uma carícia, etc, terá problemas no seu crescimento e desenvolvimento. Uma criança recém- nascida, que recebe todos os cuidados do ponto de vista material, mas não é amada, que não sente o calor humano, uma carícia, etc, terá problemas no seu crescimento e desenvolvimento. Leo Buscelia Deus nos criou para vivermos em sociedade.

13 O AMOR é o alimento da VIDA Sua carência é mais prejudicial ao crescimento, ao desenvolvimento da criança do que qualquer tipo de doença.

14 Pesquisas médicas Dr Skeels- durante 20 anos estudou crianças órfãs. A única variável: amor humano e a educação. Dividiu 2 grupos de 12 crianças. O 1° não recebia amor humano. Dr René Spitz- Dr René Spitz- na década passada, estudou crianças que viviam em duas instituições diferentes, mas fisicamente adequadas. Numa instituição a criança estava em contato direto com uma pessoa, em geral sua mãe. Na outra havia uma única enfermeira responsável por oito a doze crianças.

15 Resultado: 1a Pesquisa: Dr Skeels: Descobriu que as crianças do 1°grupo, que permaneceram sem amor pessoal, encontravam-se senão mortas, internadas em instituições para retardados ou doentes mentais.Descobriu que as crianças do 1°grupo, que permaneceram sem amor pessoal, encontravam-se senão mortas, internadas em instituições para retardados ou doentes mentais. As do 2° grupo que receberam amor e atenção, tornaram-se pessoas ajustadas e auto- suficientes. Todos felizes no casamento, com exceção de um divorciado. As do 2° grupo que receberam amor e atenção, tornaram-se pessoas ajustadas e auto- suficientes. Todos felizes no casamento, com exceção de um divorciado.

16 Resultado 2a Pesquisa: Dr René Spitz Crianças que receberam educação e tiveram um contato humano- O quociente de desenvolvimento aumentou de 101,5 para 105 e mostrou tendência de continuar a crescer. As crianças que não tiveram esses fatores, iniciaram com um quociente de desenvolvimento de 124 e no segundo ano de estudo o quociente havia caído para 45.

17 Todo o Espírito que vai se reencarnar precisa sentir-se amado, desde quando seu corpo está sendo formado no útero … … após o nascimento e durante toda a infância ele precisa desse amor da mesma maneira que do alimento material, e este amor deve acompanhá-lo até a adolescência, porque o adolescente precisa sentir-se seguro, confiante.

18 Mas, quando ao invés do Amor existe desamor, a indiferença… sofrerá osconflitos de afetividade. e muitas vezes o ódio por aquele Espírito que vai reencarnar naquele corpo que está se formando,…, e tudo continua após o nascimento, durante a infância e adolescência, esse adolescente sofrerá os chamados conflitos de afetividade.

19 Ele passa a sentir solidão… do tipo tristeza de estar só Sente-se abandonado, desprezado, incompreendido, odiado pelos pais, ele passa sentir-se demais,sobrado dentro do lar, e tudo isso faz baixar sua auto- estima incompreendido, odiado pelos pais, ele passa sentir-se demais,sobrado dentro do lar, e tudo isso faz baixar sua auto- estima.

20 Em consequência do desamor O que pode acontecer: O que pode acontecer:Suicídio Vícios (drogas etc) Conflitos na área da sexualidade (gravidez precoce, homosexualismo, etc) Muitas vezes, nessa ilusão o adolescente se depara com o que não queria: a morte do corpo físico. Auto-estima baixa -Eu não presto, prá nada… - Ninguém me ama -Essa vida não tem sentido…

21 O AMOR É O ALIMENTO DA VIDA. O ser que Ama não sente solidão, porque o Amor plenifica, porque o Amor transforma-o, tornando- fraterno, solidário O ser que Ama não sente solidão, porque o Amor plenifica, porque o Amor transforma-o, tornando- fraterno, solidário. É preciso cativar A criancinha precisa ser cativada pela mamãe, pelo papai. É preciso criar laços, laços de AMOR.

22 Não nos permitamos sentir solidão do tipo tristeza de estar só Não estamos abandonados, mas estamos ligados, unidos a toda Humanidade.

23 a) Aprender a Amar; b) Participar da luta coletiva, ajudar o próximo; c) Aprender a conviver, respeitar o próximo; d) Lembrar que Jesus jamais se isolou; Precisamos:

24 e) fazer silêncio interior, de solidão tipo quietude íntima f) Lembrarmos do exemplo de Jesus: só no mundo e o Pai com ele

25 Confiemos. Amemos. Sirvamos. Somos partes integrantes da Criação; a Criação está em nós e nós estamos na Criação. Confiemos. Amemos. Sirvamos. Somos partes integrantes da Criação; a Criação está em nós e nós estamos na Criação. Por que sentir solidão? Porque isolar-se? Porque ser solitário?

26 Pesquisa e Palestra por Dra.Leda Benício, Maceió/Al Formatação: Arlete Länzlinger


Carregar ppt "TUA SOLIDÃO…. Tua Solidão Momentos há em que os desafetos surgem na estrada a despeito do teu anseio de fraternidade. Instantes em que os teus sentimentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google