A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ana Luís Melo Nº1 Elsa Oliveira Nº8 Fábio Margarido Nº9.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ana Luís Melo Nº1 Elsa Oliveira Nº8 Fábio Margarido Nº9."— Transcrição da apresentação:

1 Ana Luís Melo Nº1 Elsa Oliveira Nº8 Fábio Margarido Nº9

2 Nasceu em 1958, em Coimbra, Maria Teresa Maia Gonzalez estudou na faculdade de letras da Universidade Clássica, em Lisboa. Aí licenciou-se em Letras e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, tendo sido professora de 1982 a Na sua carreira como autora conta já com inúmeros livros editados dos quais se destaca A Lua de Joana, sendo o seu maior sucesso editorial. Foi publicado em Lisboa, em Outubro de 1994, conta já com 17 edições e exemplares vendidos. É também a autora da Colecção Profissão: Adolescente, onde conta com 26 títulos publicados e, fez também com Maria do Rosário Pedreira a Colecção O Clube das Chaves, de quem foram publicados 21 volumes. A maior parte dos seus livros reflectem assuntos sobre a juventude. Na sua escrita são visíveis as situações dos jovens hoje em dia, como por exemplo, a linguagem.

3 A lua de Joana; Recados da Mãe; O Guarda da praia; Quase Adolescente; Ser invulgar; Bicho em perigo; Voa comigo; A história dos brincos de penas; Boas férias, Miguel! ; Histórias do céu; O incendiário misterioso; A fonte dos segredos; Os pés que anunciam a paz; Gaspar & Mariana; Adivinhas com bichos; Pedro e o papa; Anti - Bonsai; Retratos imperfeitos; Histórias com Jesus; A contemplação da coroa; A cruz vazia; O pai no tecto; Colecção Um palco na escola; Colecção Profissão: Adolescente; Colecção O Clube das Chaves.

4 Este livro conta-nos a história de uma adolescente, Joana, que nos fala da sua vida através cartas que escreve a Marta, a sua amiga que morreu de overdose. Joana não percebia como é que ela se meteu nesse vício e pensava que nunca a iria conseguir perdoar. Joana interrogava-se ao tentar entender o que teria levado a sua amiga Marta a fazer aquilo. Joana era uma rapariga exemplar, na escola e em casa, mas tudo mudou quando ela se envolveu com uma amiga da Marta, a Rita, (a amiga que teria levado Marta a envolver-se com as drogas), e com o próprio irmão da Marta, o Diogo, também vítima das drogas.

5 O ambiente familiar da jovem Joana não era muito bom. O pai, médico, estava quase sempre ausente e a mãe preocupava-se unicamente com a sua loja. O irmão isolava-se no quarto a ouvir música e apenas a avó Ju, que acabou por falecer, lhe dava alguma atenção. Devido à morte da sua avó, a pessoa de quem ela mais gostava no mundo e a falta de atenção e de diálogo por parte dos pais, levou a que ela se começa-se a sentir só e as únicas pessoas que, lhe deram atenção, foram a Rita e o Diogo. Ela começou a vender as suas coisas, para conseguir dinheiro, para ajudar Diogo acabando também ela por se envolver com as drogas.

6 Um dia ela olhou-se ao espelho e reparou como tinha mudado, entendendo agora, como, tão facilmente Marta se tinha envolvido com a droga. Joana tentou abandonar as drogas mas, já foi tarde de mais… O livro termina com o pai da Joana a ler as cartas, desapertar a correia do relógio e a pousa-lo devagar sobre a mesinha. E talvez a pensar que agora, tinha todo o tempo do mundo. Mas para quê? Não esteve presente quando a filha mais precisou… não conseguiu evitar que tal como a Marta, Joana morresse também por overdose.

7 É interessante ler a vida desta personagem, como ela se transforma ao longo dos dias e dos anos. Também é salientado a importância do diálogo entre os filhos e os pais, pois a falta de diálogo, é muitas vezes a razão que leva os filhos a procurarem outros caminhos, que neste caso é a droga. Este livro mostra a realidade dos dias de hoje: o grande problema que a droga é para todos – para a família, para os amigos e para a própria pessoa que comete esse erro.


Carregar ppt "Ana Luís Melo Nº1 Elsa Oliveira Nº8 Fábio Margarido Nº9."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google