A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Secundária de Cantanhede Língua Portuguesa A Sara mudou de Visual Autora: Maria Teresa Maia Gonzalez Editora: Profissão Adolescente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Secundária de Cantanhede Língua Portuguesa A Sara mudou de Visual Autora: Maria Teresa Maia Gonzalez Editora: Profissão Adolescente."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Secundária de Cantanhede Língua Portuguesa A Sara mudou de Visual Autora: Maria Teresa Maia Gonzalez Editora: Profissão Adolescente

2 Informações sobre o autor: Maria Teresa Maia Gonzalez nasceu em Coimbra, em 1958, Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, foi professora de Língua Portuguesa de 1982 a 1997, no ensino oficial e particular.

3 Personagens: Sara – era uma rapariga simples bonita inteligente, solidária, tinha cabelos longos, a sua maneira de vestir era sempre de calças e botifarras e tinha uma paixão por pintura; Simão Pedro – irmão gémeo de Sara, aplicado nos estudos; Salvador – irmão mais velho de Sara, tinha uma virtude de não gozar com ela em frente de estranhos, namorava Sebastião – era o mais novo da família, o seu feitio não era dos melhores, influenciado; Maria Emília – mãe, trabalhava num atelier, preocupava-se com os seus filhos, era empenhada na família; Pai – era dentista, preocupava-se demasiado com Sara, mandava as suas bocas para a filha por causa de dar catequese e ser desleixada no seu visual; Conceição – empregada velhota; Lena – melhor amiga de Sara ; Carla – namorada do Salvador;

4 Resumo da História: A Sara era uma rapariga que frequentava o 12º ano, tal como o seu irmão gémeo Simão Pedro, ambos estavam prestes a fazer 18 anos. Filha de pai dentista e mãe pintora, tinha um irmão mais velho o Salvador e um mais novo o Sebastião. Sara para além dos estudos, dedicava-se ao ensino da catequese. Rapariga de personalidade muito forte, talentosa, determinada, simples inteligente e sobretudo muito solidária com os outros. Apesar das muitas semelhanças que ligam Sara ao irmão e da grande amizade que os une, Sara é muito diferente dele e também das raparigas da sua idade. A sua relação com os rapazes não passava de amizade. Sara era uma rapariga muito bonita com grande talento para a pintura, a sua maneira de ser e de pensar concedem-lhe um poder de encantar o mundo á sua volta. Esta sua maneira de ser leva a decidir mudar a sua vida, o querer ser FEREIRA..

5 Citações: Se uma pessoa pode votar, conduzir, viajar sem autorização dos pais quando tem dezoito anos, por que razão não haveria eu de tentar encontrar o que procuro? Na verdade, julgo saber o que tanto procuro: o espaço certo e o silêncio que me permita ver e ouvir o que não tem forma ou som Eu estou convencida de que não devemos tirar as hipóteses a ninguém, especialmente aos que nem sequer podem defender os seus direitos. Nessa noite, Sara adormeceu feliz. Sara foi para o quarto encher um saco com roupas para oferecer à Vanda, a neta querida da Conceição…

6 Comentário: Eu gostei do livro porque retrata o dia-a-dia de uma jovem adolescente que de um dai para o outro decide mudar a sua vida. A história de Sara é bem diferente das histórias dos jovens de hoje em dia. O que mais me marcou no livro foi a mudança radical no seu visual e ao mesmo tempo a sua maneira de ser. Acho o livro muito interessante, engraçado, só fiquei um pouco desiludida com o final da história, estava á espera de outro fim.

7 Objectivo da Leitura: Acho que devemos ler sempre, para melhorar o nosso vocabulário e não dar tantos erros ortográficos. O exemplo de Sara poderá servir para muitos jovens.

8 Trabalho realizado por: Marina Rocha 10º AS Nº 13957


Carregar ppt "Escola Secundária de Cantanhede Língua Portuguesa A Sara mudou de Visual Autora: Maria Teresa Maia Gonzalez Editora: Profissão Adolescente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google