A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. No Brasil a cada ano, cerca de 20% das crianças que nascem são filhas de adolescentes, número que representa três vezes mais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. No Brasil a cada ano, cerca de 20% das crianças que nascem são filhas de adolescentes, número que representa três vezes mais."— Transcrição da apresentação:

1 GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

2 No Brasil a cada ano, cerca de 20% das crianças que nascem são filhas de adolescentes, número que representa três vezes mais garotas com menos de 15 anos grávidas que na década de 70. No Brasil a cada ano, cerca de 20% das crianças que nascem são filhas de adolescentes, número que representa três vezes mais garotas com menos de 15 anos grávidas que na década de 70..

3 A grande maioria dessas adolescentes não tem condições financeiras nem emocionais para assumir a maternidade e por causa da repressão familiar, muitas delas fogem de casa e quase todas abandonam os estudos. A grande maioria dessas adolescentes não tem condições financeiras nem emocionais para assumir a maternidade e por causa da repressão familiar, muitas delas fogem de casa e quase todas abandonam os estudos.

4 A pesquisa Nacional em Demografia e Saúde, de 1996, mostrou um dado alarmante; 14% das adolescentes já tinha pelo menos 1 filho e as jovens mais pobres apresentam fecundidade dez vezes maior. A pesquisa Nacional em Demografia e Saúde, de 1996, mostrou um dado alarmante; 14% das adolescentes já tinha pelo menos 1 filho e as jovens mais pobres apresentam fecundidade dez vezes maior.

5 Entre as garotas grávidas atendidas pelo SUS no período de 1993 a 1998, houve aumento de 31% dos casos de meninas gravidas entre 10 a 14 anos. Entre as garotas grávidas atendidas pelo SUS no período de 1993 a 1998, houve aumento de 31% dos casos de meninas gravidas entre 10 a 14 anos. Nesses cinco anos, 50 mil adolescentes foram parar nos hospitais públicos devido a complicações de abortos clandestinos. Nesses cinco anos, 50 mil adolescentes foram parar nos hospitais públicos devido a complicações de abortos clandestinos.

6 ABORTO POR SUCÇÃO O ser humano é dilacerado e retirado aos pedaços. O ser humano é dilacerado e retirado aos pedaços.

7 O ABORTO QUÍMICO Substâncias químicas usadas contraem o útero, causando a expulsão e a morte do feto. Substâncias químicas usadas contraem o útero, causando a expulsão e a morte do feto.

8 ABORTO POR SOLUÇÃO SALINA O liquido venenoso é aspirado pelo nascituro que, em horas morre desidratado, com hemorragia cerebral e convulsões. O liquido venenoso é aspirado pelo nascituro que, em horas morre desidratado, com hemorragia cerebral e convulsões.

9 ...Ainda no seio materno, a vida humana é muito frágil, privada de qualquer capacidade de defesa....Ainda no seio materno, a vida humana é muito frágil, privada de qualquer capacidade de defesa.

10 O ABORTO PROVOCADO: Condena á morte de um ser humano inocente e indefeso; Condena á morte de um ser humano inocente e indefeso; Danifica a saúde física, psíquica e espiritual da mulher; Danifica a saúde física, psíquica e espiritual da mulher; Desumanizam as pessoas que o praticam; Desumanizam as pessoas que o praticam; Nega o direito à vida, que é primeiro de todos os direitos. Nega o direito à vida, que é primeiro de todos os direitos. Discrimina os seres humanos, ao decidir quem vai ou não vai viver; Discrimina os seres humanos, ao decidir quem vai ou não vai viver;

11 Aumenta a violência na sociedade; Aumenta a violência na sociedade; Reduz o ser humano a um objeto descartável; Reduz o ser humano a um objeto descartável; Ignora a sacralidade e o valor sobrenatural da vida; Ignora a sacralidade e o valor sobrenatural da vida; Atenta contra a grandeza da maternidade; Atenta contra a grandeza da maternidade; Desrespeita gravemente a Lei de Deus. Desrespeita gravemente a Lei de Deus.

12 TODO SER HUMANO É imagem e semelhança de Deus; É imagem e semelhança de Deus; É único e irrepetível; É único e irrepetível; É amado por Deus; É amado por Deus; Tem sempre valor inestimável; Tem sempre valor inestimável; É destinado a vida eterna. É destinado a vida eterna.

13 Antes de formar você no ventre materno, eu te conheci; antes que nascesse eu te consagrei. (Jr 1,5) Antes de formar você no ventre materno, eu te conheci; antes que nascesse eu te consagrei. (Jr 1,5)

14

15 A luta das adolescentes grávidas para continuar na escola! Dificuldades de enfrentar os olhares, pré- conceituosos, a desconfiança. Dificuldades de enfrentar os olhares, pré- conceituosos, a desconfiança. Falta de apoio da família, os enjôos o mal estar. Falta de apoio da família, os enjôos o mal estar. Uma jovem faltou um mês na escola porque sentia muito enjôo. Uma jovem faltou um mês na escola porque sentia muito enjôo.

16 Sentia o isolamento das amigas... Sentia o isolamento das amigas... O ciúme do companheiro que não quer que vá a escola. O ciúme do companheiro que não quer que vá a escola. Tudo isso faz com que muitas jovens desistam da escola. Tudo isso faz com que muitas jovens desistam da escola.

17 TESTEMUNHO DE UMA JOVEM Eu queria liberdade de seguir a minha vida sozinha, de fazer o que eu bem entendesse! Mas percebi que não era bem isso que eu queria e me dei mal! Agora estou grávida!

18 Mães jovens têm tendência de ser avós jovens!

19 Mãe ficou sabendo que a filha ficou grávida! Por causa de uma dor de garganta. Porque a jovem foi levada ao médico e a medico disse para jovem se ela iria tomar injeção bezetacil neste estado!??!?!?!

20 Ai que a mãe descobriu que a filha estava grávida. Ela (a mãe) perdeu o chão, pois jamais passaria pela sua cabeça que sua filha estaria grávida??!?!?

21 Jovem de 16 anos grávida! Quando recebeu a notícia que estava grávida, ficou desesperada!

22 Em 1700 pacientes em São Paulo atendidas no hospital das Clinicas, a gravidez foi uma forma de manter o namoro. Em 1700 pacientes em São Paulo atendidas no hospital das Clinicas, a gravidez foi uma forma de manter o namoro.

23 FICAR Ficar é um tipo de relacionamento sem compromisso entre os parceiros. Ficar é um tipo de relacionamento sem compromisso entre os parceiros. Num ambiente social, numa festa, barzinho, etc.. Dois jovens sentem-se atraídos, dançam conversam e resolvem ficar juntos aquela noite. Num ambiente social, numa festa, barzinho, etc.. Dois jovens sentem-se atraídos, dançam conversam e resolvem ficar juntos aquela noite. Nesta relação pode acontecer beijos, abraços até uma relação sexual. Nesta relação pode acontecer beijos, abraços até uma relação sexual.

24 Esse relacionamento é inteiramente descompromissado, sendo possível que esses jovens se encontrem novamente e não aconteça mais nada entre eles. Esse relacionamento é inteiramente descompromissado, sendo possível que esses jovens se encontrem novamente e não aconteça mais nada entre eles.

25 A DECISÃO É SUA JOVEM! E agora com todo esse conhecimento. E agora com todo esse conhecimento. Você vai querer apenas Ficar, só porque todo mundo fica. Você vai querer apenas Ficar, só porque todo mundo fica. Você vai correr o risco??????? Você vai correr o risco??????? PENSE, REFLITA! PENSE, REFLITA! A vida é bonita demais! Se respeite e respeite o outro (a)! A vida é bonita demais! Se respeite e respeite o outro (a)! Não se deixe levar pela onda pela moda! Não se deixe levar pela onda pela moda!

26 É preciso conhecer a própria sexualidade e vive-la de modo sadio e íntegro, planejar responsavelmente e com amor a família. É preciso conhecer a própria sexualidade e vive-la de modo sadio e íntegro, planejar responsavelmente e com amor a família. O plano de Deus é que cada um de nós seja feliz! O plano de Deus é que cada um de nós seja feliz! Ser feliz é amar e respeitar, é fazer com que o outro (a) seja amado, respeitado pois somos filhos e filhas de Deus. Ser feliz é amar e respeitar, é fazer com que o outro (a) seja amado, respeitado pois somos filhos e filhas de Deus.

27


Carregar ppt "GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. No Brasil a cada ano, cerca de 20% das crianças que nascem são filhas de adolescentes, número que representa três vezes mais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google