A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Módulo III. 2 Protocolo TCP/IP 3 Protocolo TCP/IP Protocolo TCP/IP O que é TCP/IP? - TCP/IP ou Transmission Control Protocol / Internet Protocol. -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Módulo III. 2 Protocolo TCP/IP 3 Protocolo TCP/IP Protocolo TCP/IP O que é TCP/IP? - TCP/IP ou Transmission Control Protocol / Internet Protocol. -"— Transcrição da apresentação:

1 1 Módulo III

2 2 Protocolo TCP/IP

3 3 Protocolo TCP/IP Protocolo TCP/IP O que é TCP/IP? - TCP/IP ou Transmission Control Protocol / Internet Protocol. - Os protocolos utilizados na internet são o resultado de um projeto da DARPA(Defense Advanced Research Projects Agency) - O TCP/IP permite a comunicação entre qualquer conjunto de redes interconectadas e é bem adequado tanto para a comunicação LAN como para a comunicação WAN.

4 4 Protocolo TCP/IP Protocolo TCP/IP O que é TCP/IP? - ARPAnet foi inicialmente usada para conectar universidades e redes militares. - ARPAnet usava o protocolo NCP. - NCP foi aperfeiçoado para o TCP/IP. - A partir de 1o. Janeiro de 1983 os dispositivos do ARPAnet deixaram de aceitar pacotes NCP.

5 5 Protocolo TCP/IP Protocolo TCP/IP O que é TCP/IP? - O TCP/IP inclui não apenas as especificações das camadas 3 e 4 (como o IP e o TCP), como também inclui as especificações de aplicativos comuns como o correio eletrônico, o login remoto, a emulação de terminal e a transferência de arquivos.

6 6 Visão Geral do Protocolo (Endereços). Visão Geral do Protocolo (Endereços). Endereços IP e Endereços Ethernet. Endereços Ethernet ou MAC. - Endereços de placa exclusivo de 48 bits ou 12 hex (existem possibilidades). - Ex AF-F8-E7-71. Para visualizar use > net config workstation ou server.

7 7 Classe de Endereçamento. Classe de Endereçamento. Endereços IP. - Formado por 4 bytes – 32 bits. - Os endereços são organizados em 5 classes(na prática só três).

8 8 Classe de Endereçamento. Classe de Endereçamento. ENDEREÇOS PRIVADOS (CATEGORIA 1) 1 REDE CLASSE A: a REDES CLASSE B: a REDES CLASSE C: a

9 9 Classe de Endereçamento. Classe de Endereçamento. A B C 16 milhões 65 mil x.x.x x.x x

10 10 Sub-Redes. Sub-Redes. Máscara de Sub-redes. - São identificadores das classes de endereços IP. - Possui 32 bits divididos em quatro bytes. - Utiliza o bit 1 para especificar bits de rede e subredes, enquanto o dígito 0 é usado para especificar bits de hosts. ClasseMáscara de Sub-rede A B C

11 11 Classe de Endereçamento e Sub-Rede. Classe de Endereçamento e Sub-Rede. Um endereço IP e uma máscara de sub-rede em uma interface têm três finalidades: -Eles permitem que o sistema processe a recepção e transmissão de pacotes. - Eles especificam o endereço local do dispositivo. - Eles especificam um intervalo de endereços que compartilham o cabo com o dispositivo.

12 12 Como Implementar uma Sub-Rede? Como Implementar uma Sub-Rede? Determinar o número de segmentos. Determinar o número de hosts por segmento. Com isto se define : Uma máscara de subrede para toda a rede Um único ID de rede por segmento físico Um intervalo (range) de hosts por segmento

13 13 Endereçamento. Endereçamento.

14 14 Endereçamento. Endereçamento.

15 15 Endereçamento. Endereçamento. Notação Decimal Pontuada.

16 16 Endereçamento. Endereçamento. Regra Básica para Atribuição de Endereços IP. HOSTS NA MESMA REDE LOCAL – DEVEM TER O MESMO ID DE REDE HOSTS COM ID DE REDE DIFERENTE – DEVEM SER LIGADOS ATRAVÉS DE ROTEADORES.

17 17 Exemplo de Endereçamento. Exemplo de Endereçamento.

18 18 Exemplo de Endereçamento Exemplo de Endereçamento

19 19 Exemplo de Endereçamento. Exemplo de Endereçamento.

20 20 Exemplo de Endereçamento. Exemplo de Endereçamento computadores600 computadores... SÃO PAULO CURITIBA 800 computadores... RIO DE JANEIRO

21 21 Exemplo de Endereçamento. Exemplo de Endereçamento. Por default, a máscara de uma rede classe B é Para dividir a rede em 4 subredes, utiliza-se a máscara:

22 22 Exemplo de Endereçamento. Exemplo de Endereçamento. 1: a : a : a : a

23 23 Exemplo de Endereçamento. Exemplo de Endereçamento computadores600 computadores... SÃO PAULO CURITIBA 800 computadores... RIO DE JANEIRO

24 24 Endereços Endereços Endereços que não podem ser atribuidos a nenhuma estação: : Endereço de Loopback; : Broadcast : Broadcast da rede classe C : Broadcast da rede classe B : Broadcast da rede classe A : Endereço de Inicialização Endereços de rede e de bradcast de uma determinada sub-rede.

25 25 Visão Geral do Protocolo. Visão Geral do Protocolo. Gateway e Broadcast.

26 26 Roteamento IP Roteamento IP A determinação do caminho, para o tráfego através de uma nuvem de rede, ocorre na camada de rede (camada 3)

27 27 Roteamento IP Roteamento IP Quando um quadro vai de uma rede para outra existe um re-encapsulamento. Muda-se o MAC mas o IP continua o mesmo.

28 28 Roteamento IP Roteamento IP Rotas estáticas x Rotas Dinâmicas.

29 29 Roteamento IP Roteamento IP Rotas estáticas x Rotas Dinâmicas.

30 30 Protocolos do TCP/IP. Protocolos do TCP/IP.

31 31 TCP versus OSI TCP versus OSI

32 32 Conjunto de Protocolos TCP(Aplicação) Conjunto de Protocolos TCP(Aplicação) HTTP POP3 WINS HOSTS TFTP

33 33 Conjunto de Protocolos TCP(Aplicação) Conjunto de Protocolos TCP(Aplicação) FALAR SOBRE AS PORTAS USADAS (EXPLICAR BEM) Exemplificar com netstat e tcpdump, htop,etc.

34 34 Conjuntos de Protocolos TCP – Resolução de Problemas. Telnet Ping Traceroute NBTSTAT NETSTAT IPCONFIG/WINIPCFG Conjunto de Protocolos TCP(Aplicação) Conjunto de Protocolos TCP(Aplicação)

35 35 Conjuntos de Protocolos TCP – Resolução de Problemas LABORATÓRIO Conjunto de Protocolos TCP(Aplicação) Conjunto de Protocolos TCP(Aplicação)

36 36 Conjunto de Protocolos TCP (Transporte) Conjunto de Protocolos TCP (Transporte)

37 37 Conjunto de Protocolos TCP (Transporte) Conjunto de Protocolos TCP (Transporte)

38 38 Conjunto de Protocolos TCP (Transporte) Conjunto de Protocolos TCP (Transporte) Portas:

39 39 Conjunto de Protocolos TCP (Rede) Conjunto de Protocolos TCP (Rede)

40 40 Conjunto de Protocolos TCP (Rede) Conjunto de Protocolos TCP (Rede)

41 41 Conjunto de Protocolos TCP (Rede) Conjunto de Protocolos TCP (Rede)

42 42 Os Domínios e o DNS. Os Domínios e o DNS.

43 43 Domínios e DNS. Domínios e DNS. Domínio: é a denominação que é fornecida a um site para localizar e identificar conjuntos de computadores na internet. DNS: principal função é traduzir nomes em IP´s.

44 44 Domínios e DNS. Domínios e DNS. Tipos de Zonas.

45 45 Laboratório Laboratório Instalação e configuração de DNS

46 46 Internet 2 e IPv6(IPng) Internet 2 e IPv6(IPng)


Carregar ppt "1 Módulo III. 2 Protocolo TCP/IP 3 Protocolo TCP/IP Protocolo TCP/IP O que é TCP/IP? - TCP/IP ou Transmission Control Protocol / Internet Protocol. -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google