A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo VI Endereçamento IPv6. Tipos de Endereços IPv6 No IPv6 encontra-se os seguintes endereços: Unicast Anycast Multicast Broadcast – foi eliminado,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo VI Endereçamento IPv6. Tipos de Endereços IPv6 No IPv6 encontra-se os seguintes endereços: Unicast Anycast Multicast Broadcast – foi eliminado,"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo VI Endereçamento IPv6

2 Tipos de Endereços IPv6 No IPv6 encontra-se os seguintes endereços: Unicast Anycast Multicast Broadcast – foi eliminado, devido sua ineficiência, e o endereço de Multicast o substituiu.

3 Importante

4 Assim, um cliente de conectividade no IPv6 da poderia ter uma sub-clase como a seguinte: 2001:0ba0:1c01::/48 Ao mesmo tempo, este cliente poderia criar as suas próprias sub-redes nas suas instalações fazendo variar o seguinte grupo de 16 bits. Por exemplo, uma das suas sub-redes poderia ser esta: 2001:0ba0:1c01:5c23::/64 Os 64 bits restantes até completar o endereço IPv6 utilizar-se-ão exclusivamente para designar o equipamento dentro da sub-rede.

5 Tipos de Endereços IPv6

6 Unicast: Comunicação um para um Anycast: Comunicação um para um de muitos; Multicast: Comunicação um para muitos;

7 Endereços Unicast Um pacote que foi destinado a um endereço unicast, chega exatamente à interface pertencente ao endereço. Tipos de Endereço Unicast: Endereços Globais Agregados (Agregatable Global Unicast Address) Endereçamento de Retorno (Loopback Address) Endereçamento não Especificado (Unspecified Address) Endereçamento de Site Local (Site-local Unicast Address) Endereçamento de Link-Local (Link-local Unicast Address) IPv4 compatível endereçamento IPv6

8 Endereço Global Agregado É o endereço que será usado globalmente na Internet. Equivalente aos endereços públicos IPv4; Globalmente roteável; Sua estrutura foi projetada para os 64 bits mais a esquerda para a identificação da rede; Os 64 bits mais a direita são usados para identificação da interface;

9 Unicast global pode ser 2000:: /4 3000:: /4 001X 0 = 2 1 = 3

10 Endereço Global Agregado Atualmente estão disponíveis a faixa de 2000::/3 a 3fff:ffff:ffff:ffff:ffff:ffff:ffff:ffff;

11 Endereço de Retorno O endereçamento de retorno representado por 0:0:0:0:0:0:0:1 ou "::1". Apenas pode ser utilizado quando um nó envia um datagrama a si próprio e não pode ser associado a nenhuma interface. No IPv4 era o

12 Endereço não especificado O endereçamento não especificado representado por 0:0:0:0:0:0:0:0 ou "::", indica a ausência de um endereço; Não deve ser utilizado como endereço válido em nenhum nó. Este endereço só pode ser usado como endereço de origem de máquinas/nós que não tenham obtido os seu próprio endereçamento.

13 Endereço de Site Local Endereçamento de Site Local é identificado pelo prefixo FEC0::/10 ou em binário; Ele pode ser definido para uso interno numa organização através da concatenação do campo de SLA – Identificação do Nível Local Agregado (16 bits) com a identificação da interface (64 bits). Este tipo de endereçamento pode ser considerado como privado, visto que ele está restrito a um domínio sem ligação à Internet. Desta forma ele não pode ser anunciado externamente por roteadores.

14 Endereço de Site Local

15 Endereço de Link-Local Este tipo de endereço é automaticamente configurado em qualquer host que possua IPv6, através da conjugação do seu prefixo FE80::/10 ou em binário e a identificação da interface; Estes endereços são utilizados nos processos de configuração dinâmica automática (autoconfiguração) e no processo de descoberta de elementos na hierarquia de roteamento (Neighbor Discovery Protocol). Este endereçamento permite também a comunicação entre nós pertencentes ao mesmo enlace.

16 Endereço de Link-Local Como nos endereços Site Local, esse tipo de endereço não deve ser enviado como endereço de origem ou destino em pacotes. Além disso esses endereços não são repassados pelos roteadores.

17 Endereço de Link-Local

18 Endereço do IID

19 Exercício 2001:bce4:0:0: é o endereço da rede; O endereço MAC do micro é 00:50:3E:E4:4C:00 Qual o endereço IPv6?

20 Resolução

21

22 Resposta Podemos atribuir o seguinte IP: 2001:bce4::0216:f2ff:fefe:34e1.

23 IPv4 compatível com IPv6 Esse tipo de endereço é usado em IPv6 como um mecanismo de transição entre IPv6 e IPv4. É utilizado como endereços de destino e origem em tunnel (encapsulamento de um protocolo sobre outro) IPv6 sobre IPv4. É representado por um endereço IPv6 cujos últimos 32 bits são um endereço IPv4. Desta forma, anexando-se um prefixo nulo (96 bits de zeros) a um endereço IPv4 (32 bits) obtém-se o seguinte formato: 0:0:0:0:0:0: ou ::

24 Endereços Anycast Identifica grupo de interfaces pertencentes a nós diferentes; Quando um pacote é destinado para o endereço Anycast, ele é enviado para uma interface identificada pelo endereçamento; O pacote é enviado a interface que estiver mais próxima, conforme o protocolo de roteamento. Não pode ser utilizado como endereço de origem, pois serve para rápida detecção de um servidor, Com isso um cliente usa o Anycast, para encontrar o servidor mais próximo.

25 Endereço Multicast no momento que o Anycast identifica o grupo de interfaces diferentes, um pacote de endereço de Multicast é enviado a todas as interfaces do grupo. Emula-se assim o Broadcast, através do Multicast. O segundo define o tempo de vida (lifetime), os 4 primeiros bits e o endereço de multicast, os 4 bits restantes do octeto. O endereço de multicast permanente tem o parâmetro de tempo de vida igual a 0, já o temporário o tempo de vida é igual a 1.

26 Endereço Multicast


Carregar ppt "Módulo VI Endereçamento IPv6. Tipos de Endereços IPv6 No IPv6 encontra-se os seguintes endereços: Unicast Anycast Multicast Broadcast – foi eliminado,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google