A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resumindo Na arquitetura x86 (32 e 64 bits), são usadas a segmentação e a paginação. O espaço de endereçamento de uma aplicação é dividido em segmentos,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resumindo Na arquitetura x86 (32 e 64 bits), são usadas a segmentação e a paginação. O espaço de endereçamento de uma aplicação é dividido em segmentos,"— Transcrição da apresentação:

1 Resumindo Na arquitetura x86 (32 e 64 bits), são usadas a segmentação e a paginação. O espaço de endereçamento de uma aplicação é dividido em segmentos, onde é determinado um endereço lógico, que consiste no par [segmento:deslocamento].

2 Resumindo O dispositivo de segmentação converte esse endereço para um espaço de endereçamento linear (virtual). Finalmente, o dispositivo de paginação converte o endereço virtual para físico, localizando a moldura de página que contém os dados solicitados

3 Resumindo

4 MMU -Memory Management Unit O endereço virtual é encaminhado para a unidade de gerenciamento de memória (MMU -Memory Management Unit). MMU - dispositivo do processador, cuja função é transformar o endereço virtual em físico e solicitar este último endereço ao controlador de memória.

5 Tabela de Páginas A conversão de endereços virtuais em físicos baseia-se em tabelas de páginas, que são estruturas de dados mantidas pelo Sistema Operacional.

6 Tabela de Páginas Descrevem cada página da aplicação (num sistema em execução, existe pelo menos uma tabela de páginas por processo). Cada tabela é indexada pelo endereço virtual e contém o endereço físico ou a indicação de que a página está em um dispositivo de armazenamento secundário.

7 Tabela de Páginas

8 Como o acesso à tabela de páginas é muito lento, pois está em memória, a MMU possui uma memória(cache) associativa chamada buffer de tradução de endereços (TLB - Translation Lookaside Buffer).

9 TLB - Translation Lookaside Buffer TLB - Consiste em uma pequena tabela contendo os últimos endereços virtuais solicitados e seus correspondentes endereços físicos.

10 TLB - Translation Lookaside Buffer

11 Linux em 32 Bits Na arquitetura x86 de 32 bits, o Linux pode endereçar até 4 GB de memória virtual. Este espaço é dividido em dois: o espaço do núcleo e o espaço do usuário. Kernel space - É único e protegido das aplicações comuns, e armazena, uma estrutura que descreve toda a memória física; este espaço é limitado a 1 GB.

12 Linux em 32 Bits User space - Cada aplicação recebe um espaço de endereçamento de até 3 GB. Caso a memória física seja menor do que a necessária, o Linux pode alocar espaço em meios de armazenamento diversos (disco rígido, dispositivo de rede e outros).

13 Linux em 32 Bits Este espaço é tradicionalmente conhecido como espaço de troca (swap space), embora o mecanismo adotado seja a paginação.

14 Windows em 32 Bits Na arquitetura x86 de 32 bits, o Windows pode endereçar até 4 GB de memória virtual, dividido em duas partes. Por padrão, o Windows reserva 2 GB para o núcleo e para as aplicações até 2 GB. Entretanto, é possível alterar essa configuração, podendo usar até 3 GB.

15 Windows em 32 Bits Diferentemente do Linux, o Windows usa apenas arquivos para paginação (paging files). Pode usar até 16 desses arquivos, e cada um pode ocupar até 4095 MB de espaço em disco.

16 Atenção! Páginas acessadas com menos frequência na RAM vão para disco (para o Pagefile.sys ), dando lugar à uma outra página prioritária no momento.

17 Atenção! Quando a aplicação finalmente acessar o dado que está naquela página agora em disco, o sistema aloca espaço na RAM para trazer de volta a página. Isso pode resultar em outras páginas que estavam em RAM a serem paginadas para o disco.

18 Resumindo... No Linux a memória virtual é dimensionada quanto ao seu tamanho na instalação e não poderá mais ser mudada. Somente poderá ser mudado se o disco rígido for reparticionado novamente para utilizar uma partição maior de swap. Assim deixando a swap maior você terá que diminuir a raiz.

19

20 Resumindo... A memória virtual também é chamado de arquivo de paginação. Recomenda-se que se use 2x a 3x de memória virtual do que você tiver de memória RAM, mas não siga isso a risca, pois, se você tiver um computador com memória de 4 GB.

21 Resumindo... No Windows o usuário tem livre arbítrio ou Windows escolher qual é a melhor opção de quantidade de memória RAM,mas geralmente o Windows por si só pega pouca memória RAM. O usuário pode ainda escolher de quanto quer usar de seu disco rígido para memória virtual, ou seja.

22 Resumindo... A memória virtual deixou os programadores despreocupados com quanto de memória seu programa irá precisar, pois a memória virtual é muito maior do que os pentes de memória RAM, podendo o programador se preocupar mais com a tarefa de programação.

23 Memória Virtual Por que que a memória RAM é mais cara? Não seria mais fácil simplesmente utilizar o HD para armazenar os dados?

24 Memória Virtual Porque a memória virtual é extremamente mais devagar do que a memória RAM. Dessa forma se computador dispor de pouca memória RAM e precisar usar a memória virtual para armazenar dados o desempenho será comprometido

25 Espaço de Kernel e o Espaço do Usuário Compactar a área do Kernel pode causar problemas, como restringir o número de usuários que podem se conectar simultaneamente ou o número de processos que podem ser executados. Um espaço do usuário menor significa que o programador do aplicativo tem menos espaço para trabalhar.

26 Tamanho Memória Virtual Ajuste tamanho fixo: Utilize o mesmo valor em "Tamanho inicial" "Tamanho final". Isso evita que o arquivo fique fragmentado e o sistema consegue acessá-lo de forma mais eficiente.

27 Cuidado! Muito cuidado ao alterar estes valores, principalmente caso o tamanho da memória RAM sofra alterações. Pode gerar despejo da memória.

28 Tamanho Memória Virtual Por que não deixar em tamanho gerenciado pelo sistema? Não é interessante deixar o sistema gerenciar porque o mesmo criaria um arquivo de memória virtual que não teria um valor fixo. Logo ele ficaria muito fragmentado com o uso e deixaria o sistema ainda mais lento.

29 Orientações Por padrão, o Windows armazena o arquivo de paginação na partição de inicialização. O tamanho padrão do arquivo de paginação é 1,5 vezes a RAM total. Fonte:

30 Orientações Para melhorar o desempenho, é uma prática recomendada colocar o arquivo de paginação em uma partição e unidade de disco rígido diferentes. Dessa forma, o Windows pode tratar várias solicitações E/S mais rapidamente. Fonte:

31 Cuidado! Se você remover o arquivo de paginação da partição de inicialização, o Windows não poderá criar um arquivo de despejo (Memory.dmp). Isso poderá levar a um tempo de inatividade prolongado se for necessário depurar para solucionar o problema da mensagem de erro de parada. Fonte:

32 Cadê o DUMP? Imagine que uma vez por mês seu servidor reinicia inesperadamente (a famosa Tela Azul). E você precisa resolver este problema o mais rápido possível. A peça chave para a resposta desse problema está no arquivo de DUMP (MEMORY.DMP). Até aqui, tudo bem. Mas e se o arquivo MEMORY.DMP não foi criado? Como vamos achar o culpado pela Tela Azul? Fonte:http://soplat.net/2010/05/12/cade-o-dump-do-windows-2003xp/

33 Painel de Controle Sistemas e Segurança Sistema Configurações Avançadas do Sistema

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43 Quem gerencia melhor a memória, Windows ou Linux

44 Gerenciamento de Memória Endereço de memória é um identificador único para um local de memória no qual um processador ou algum outro dispositivo pode armazenar pedaços de dados.

45 Gerenciamento de Memória Em computadores modernos com endereçamento por byte, cada endereço representa um byte distinto de armazenamento.

46 Gerenciamento de Memória Dados maiores que um byte podem residir em múltiplos bytes, ocupando uma seqüência de bytes consecutivos. Alguns microprocessadores foram desenvolvidos para trabalhar com endereçamento por palavra, tornando a unidade de armazenamento maior que um byte

47 Gerenciamento de Memória Tanto memória virtual quanto memória física utilizam endereçamento de memória.

48 Gerenciamento de Memória Para facilitar a cópia de memória virtual em memória real, os sistemas operacionais dividem a memória virtual em páginas, cada uma contendo um número fixo de endereços.

49 Gerenciamento de Memória Cada página é armazenada em disco até que seja necessária, sendo então copiada pelo sistema operacional do disco para a memória, transformando o endereço virtual em endereço real.

50 Gerenciamento de Memória Tal transformação é invisível ao aplicativo, e permite que aplicativos operem independente de sua localização na memória física, fornecendo aos sistemas operacionais liberdade para alocar e realocar memória conforme necessário para manter o computador executando eficientemente.

51 Gerenciamento de Memória Freqüentemente, ao citar tamanho de palavra em computadores modernos, é citado também o tamanho de endereços de memória virtual em tal computador.

52 Gerenciamento de Memória Por exemplo, um computador de 32 bits geralmente trata os endereços de memória como valores inteiros de 32 bits, tornando o espaço de endereçamento igual a 2 32 = bytes de memória, ou 4 GB.


Carregar ppt "Resumindo Na arquitetura x86 (32 e 64 bits), são usadas a segmentação e a paginação. O espaço de endereçamento de uma aplicação é dividido em segmentos,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google