A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagem de Programação JAVA Professora Michelle Nery Nomeclaturas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagem de Programação JAVA Professora Michelle Nery Nomeclaturas."— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem de Programação JAVA Professora Michelle Nery Nomeclaturas

2 Agenda Nomeclaturas JDK JRE JEE JSE JME JVM Toolkits Swing AWT/SWT JDBC EJB JNI JSP

3 Agenda Nomeclaturas SERVELTS Applets RMI JSF JAVA FX JAVA CARD Servidores JBoss Tomcat JAR IDEs

4 Nomeclaturas JDK - Java Development Kit O JDK é um kit de desenvolvimento Java fornecido livremente pela Sun. Constitui um conjunto de programas que engloba compilador, interpretador e utilitários, fornecendo um pacote de ferramentas básicas para o desenvolvimento de aplicações Java. Componentes disponíveis no JDK (Java Development Kit) : javac ( compilador ) java ( interpretador ) appletviewer ( visualizador de applets ) javadoc ( gerador de documentação ) jar ( programa de compactação )

5 Nomeclaturas JRE - Java Runtime Enviroment O software Java JRE é também conhecido como Java Runtime Environment, também é chamado de Java Runtime, Runtime Environment, Runtime, JRE, Java Virtual Machine, Virtual Machine, Java VM, JVM, VM ou download do Java. Java Runtime Environment (JRE) significa Ambiente de Tempo de Execução Java, e é utilizado para executar as aplicações da plataforma Java. É composto por bibliotecas (APIs) e pela Máquina virtual Java (JVM).

6 Nomeclaturas JEE - Java Enterprise Edition Java EE (ou J2EE, Java 2 Enterprise Edition, ou em português Java Edição Empresarial) é uma plataforma de programação para servidores na linguagem de programação Java. O JEE é a plataforma Java voltada para redes. Contém bibliotecas especialmente desenvolvidas para o acesso a servidores, a sistemas de , a banco de dados, entre outras características. Desenvolvido para suportar uma grande quantidade de usuários simultâneos. A plataforma JEE contém uma série de especificações: JDBC (Java Database Connectivity), utilizado no acesso e conexão ao banco de dados; JSP (Java Server Pages), uma espécie de página Web (aplicações para Internet); Servlets que permite a geração de requisições e respostas. Servidores Web que permitem a configuração de páginas na Web.

7 Nomeclaturas JSE - Java Standard Edition O J2SE (Java 2 Standard Edition) ou Java SE é uma ferramenta de desenvolvimento para a plataforma Java. Ela contém todo o ambiente necessário para a criação e execução de aplicações Java, incluindo a máquina virtual Java (JVM), o compilador Java, as APIs do Java e outras ferramentas utilitárias. O JSE é o ambiente de desenvolvimento mais utilizado, seu uso é voltado para computadores pessoais e servidores, onde há bem mais necessidade de aplicações. Mais indicada para quem quer aprender a linguagem.

8 Nomeclaturas JME - Java Micro Edition O JME (Java Micro Edition) é o ambiente de desenvolvimento para dispositivos móveis ou portáteis, como telefones celulares e palmtops. Desde que seus dispositivos tenham uma JVM (Java Virtual Machine - Máquina Virtual Java), é possível, com poucas modificações, implementar os aplicativos em qualquer aparelho, sendo o único limite a capacidade do hardware. A plataforma JME contém configurações e bibliotecas trabalhadas especialmente para a atuação em dispositivos portáteis. Assim, o desenvolvedor tem maior facilidade para lidar com as limitações de processamento e memória, por exemplo. Um exemplo disso é a configuração chamada CLDC (Connected Limited Device Configuration), destinada a dispositivos com recursos de hardware bastante limitados, como processadores de 16 bits e memórias com 512 KB de capacidade.

9 Nomeclaturas JVM - Java Virtual Machinne Máquina Virtual Java (do inglês Java Virtual Machine – JVM) é um programa que carrega e executa os aplicativos Java, convertendo os bytecodes em código executável de máquina. Graças à Máquina Virtual Java, os programas escritos em Java podem funcionar em qualquer plataforma de hardware e software que possua uma versão da JVM, tornando assim essas aplicações independentes da plataforma onde funcionam.

10 Nomeclaturas Swing/SWT/AWT São toolkits do Java: AWT – Primeiro toolkit que existiu no Java Swing – Toolkit que estende/substitui a AWT SWT – Toolkit que concorre com a Swing

11 Nomeclaturas JDBC - Java Database Connectivity Java Database Connectivity ou JDBC é um conjunto de classes e interfaces (API) escritas em Java que fazem o envio de instruções SQL para qualquer banco de dados relacional. Possibilita o uso de bancos de dados já instalados.

12 Nomeclaturas EJB - Enterprise Java Beans É um componente do tipo servidor que executa no container do servidor de aplicação. Os principais objetivos da tecnologia EJB são fornecer um rápido e simplificado desenvolvimento de aplicações Java baseado em componentes distribuídas, transacionais, seguras e portáveis.

13 Nomeclaturas JNI - Java Native Interface É um padrão de programação que permite que a máquina virtual da linguagem Java acesse bibliotecas construídas com o código nativo de um sistema. Permite integrar o Java com aplicações criadas em outras linguagens de programação, tornando possível a invocação de métodos ou funções em ambas as direções.

14 Nomeclaturas JSP - Java Server Pages JavaServer Pages (JSP) é uma tecnologia utilizada no desenvolvimento de aplicações para Web, similar às tecnologias Active Server Pages (ASP) da Microsoft ou PHP. Por ser baseada na linguagem de programação Java, tem a vantagem da portabilidade de plataforma, que permite a sua execução em diversos sistemas operacionais, como o Windows da Microsoft, Unix e Linux.

15 Nomeclaturas Servlets Componente do lado servidor que gera dados HTML e XML para a camada de apresentação de um aplicativo Web. É basicamente uma classe na linguagem de programação Java que dinamicamente processa requisições e respostas.

16 Nomeclaturas Applets Applet é um software aplicativo que é executado no contexto de outro programa (como por exemplo um navegador web).

17 Nomeclaturas RMI - Remote Method Invocation O RMI (Remote Method Invocation) é uma interface de programação que permite a execução de chamadas remotas no estilo RPC em aplicações desenvolvidas em Java. JSF - Java Server Faces JavaServer Faces é um framework para o desenvolvimento de aplicações Web, que permite o desenvolvimento de aplicações para a Internet de forma visual, ou seja, arrastando e soltando os componentes na tela (JSP), definindo propriedades dos mesmos.

18 Nomeclaturas JAVA FX - Java FX Script JavaFX Script é uma linguagem de script. O domínio da plataforma engloba o desenvolvimento de RIAs (Rich Internet Application) para desktops e dispositivos móveis. Você pode criar aplicativos para diversas plataformas usando JavaFX: desktop, celular, web, televisão digital. A compatibilidade de JavaFX através das plataforma é de 80%, isso quer dizer que seu código Desktop pode ser o mesmo que vai rodar no celular, ou com pequenas alterações.

19 Nomeclaturas Java Card Voltada para dispositivos embarcados com limitações de processamento e armazenamento.

20 Nomeclaturas Servidores de Aplicação para JavaEE JBoss Servidor J2EE ou seja, além de outras coisas possui um container EJB e um container Web (JSP e Servlets) Tomcat Container Web. Executa JSP e Servlets. Em Java EE, o container contém os componentes construídos como Servlets (container para aplicações Web) ou EJBs (container para componentes de negócio). Um exemplo de container para Web é o Tomcat.

21 Nomeclaturas Java Archive (JAR) É um arquivo compactado usado para distribuir um conjunto de classes Java, um aplicativo java, ou outros itens como imagens, XMLs, entre outros. É usado para armazenar classes compiladas e metadados associados que podem constituir um programa.

22 IDEs É a ferramenta de software na qual o programador irá desenvolver sua aplicação. Na plataforma Java NetBeans Eclipse Comando de Linha A escolha da IDE deve levar em consideração a afinidade da equipe. Não existe a melhor IDE

23 Lista de Exercício 1. Quais são os componentes do JDK? Explique cada um deles. 2. O que é o JRE? Qual sua funcionalidade? Em que pacote ele já contempla sua funcionalidade para o programador. 3. Qual é a diferença do JME, JSE e JEE? Em quais situações você aplicaria cada uma das plataformas. 4. O que é JNI? 5. Pra que serve o JSP? 6. Qual a contribuição do JSF para o JSP? 7. Explique com suas palavras qual a função do JDBC. 8. Pra que serve os toolkits AWT, SWT e Swing? 1. Pesquise exemplos de componentes dessas ferramentas. 2. Pesquises as vantagens e desvantagens de cada um. 9. Qual a diferença entre EJB e Servelts? 10. Cite 2 servidores de aplicações. Pesquise qual o mais popular. 11. Qual a finalidade da plataforma Java FX. 12. O que faz o jar? 13. Pesquise as diferenças ou vantagens das plataformas Netbeans e Eclipse


Carregar ppt "Linguagem de Programação JAVA Professora Michelle Nery Nomeclaturas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google