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Profa. Dra. Maria Aparecida de Souza Melo

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Apresentação em tema: "Profa. Dra. Maria Aparecida de Souza Melo"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Dra. Maria Aparecida de Souza Melo
Revisão do conteúdo da disciplina Estudos Interdisciplinares em Técnicas de Pesquisa Profa. Dra. Maria Aparecida de Souza Melo

2 Capítulo 1 – Tipos de Projetos de Pesquisa
Patton (1990) Pesquisa Básica Procura entender e explicar os fenômenos; os pesquisadores trabalham para gerar novas teorias e para testar teorias existentes Pesquisa Aplicada Entender a natureza e fonte dos problemas humanos; aplicação dos resultados e explicações da pesquisa básica para a resolução de problemas do mundo real Avaliação de Resultados Julgar a efetividade de um programa, política ou plano; utilização de dados quantitativos para se fazer as comparações dos resultados Avaliação Formativa Aperfeiçoamento de uma intervenção (um programa, uma política, organização ou produto); é necessário que tenha ocorrido um tempo após a implementação pra que possa ser avaliado Pesquisa-Ação Uma forma de pesquisa que procura resolver problemas específicos, dentro de um grupo, organização ou programa; métodos menos sistemáticos, mais informais e específicos ao problema, pessoas, empresa etc. Tanto na avaliação formativa quanto na pesquisa ação são focalizados programas específicos, em determinado momento e não há intenção de generalizar

3 (Cont.) Capítulo 1 – Tipos de Projetos de Pesquisa
Tipologias de projetos em Administração – adaptação das tipologias para que se possa criar uma nova e mais condizente a projetos de Administração Pesquisa Aplicada Gerar soluções potenciais pra os problemas humanos Avaliação de resultados Julgar a efetividade de um plano ou programa Avaliação formativa Melhorar um programa ou plano; acompanhar sua implementação Proposição de Planos Apresentar soluções para problemas já diagnosticados. Pode ou não incluir a implementação do plano Pesquisa-diagnóstico Explorar o ambiente organizacional e de mercado; levantar e definir problemas

4 Capítulo 2 – Fundamentos do Plano de Pesquisa
O processo de pesquisa em Administração Fases: Formulação, execução e análise Fase I: Formulação Desenvolver: Teoria Questão de pesquisa Hipóteses -Plano de estudo Processo de tomada de decisão Fase III: Analítica Analisar dados Análise estatística Interpretação Fazer inferências (sustenta/não sustenta?) Interpretar resultados Identificar limitações Fase II: Execução Implementar projetos: Criar dispositivos para coleta de dados Coletar dados Verificar erros Codificar dados Armazenar dados

5 (Cont.) Capítulo 2 – Fundamentos do Plano de Pesquisa
Ciência – a metodologia de pesquisa O método científico Ciência é que se conhece sobre um assunto definido; tenta descrever a realidade de um modo verdadeiro O método científico é aquele que os pesquisadores empregam para adquirir esse conhecimento Constitui-se em um método que passa pela observação, a descoberta e o desenvolvimento das hipóteses O pesquisador começa uma investigação preliminar para experimentar e traduzir a descoberta em uma hipótese ou conjunto de hipóteses testável Uma pergunta de pesquisa coloca uma questão de interesse para o pesquisador e se relaciona com a decisão específica com que a empresa se confronta Uma hipótese é uma declaração formal de alguma suposição não-comprovada que tenta explicar certos fatos ou fenômenos

6 (Cont.) Capítulo 2 – Fundamentos do Plano de Pesquisa

7 (Cont.) Capítulo 2 – Fundamentos do Plano de Pesquisa
Planos de pesquisa básica Os planos de pesquisa em Administração podem ser agrupados em uma de três categorias Exploratório Objetiva desenvolver uma melhor compreensão sobre o tema em estudo Útil quando as questões de pesquisa são vagas ou quando há pouca teoria disponível pra orientar as previsões, sendo difícil formular uma afirmação básica do problema de pesquisa Descritivo Descreve alguma situação com a utilização da mensuração de um evento ou atividade Geralmente esta descrição é feita com o uso de estatísticas descritivas (contagem de frequência, medidas de tendência central como a média ou a moda, ou um medida de variação, como o desvio padrão) Causal Tentam testar se um evento causa um outro (X causa Y?)

8 (Cont.) Capítulo 2 – Fundamentos do Plano de Pesquisa
Pesquisa exploratória – assume várias formas Revisões da literatura Técnicas de entrevistas exploratórias Grupos de foco – um pequeno grupo de pessoas se reúnem em formato de discussão conduzida por um moderador treinado (entevistador) Entrevistas em profundidade – sessão de discussão individual entre um entrevistador treinado e um entrevistado Técnica Delphi – uma abordagem de entrevista exploratória; concentra-se na percepção de um especialista reconhecido, geralmente em relação à antecipação ou previsão de eventos futuros – forma específica de pesquisa de opinião Técnicas projetivas – o entrevistador apresenta um estímulo ambíguo e solicita que o entrevistado apresente a sua compreensão, impressão ou interpretação

9 (Cont.) Capítulo 2 – Fundamentos do Plano de Pesquisa
Pesquisa descritiva – os planos são estruturados e criados especificamente para medir características descritas de uma questão de pesquisa. As hipóteses derivadas da teoria servem para guiar o processo e fornecer uma lista do que precisa ser medido. Envolvem todas as atividades da Fase II A coleta de dados pode envolveu algum tipo de processo de entrevista estruturada, questionários etc. Diferentemente dos estudos exploratórios, são com frequência confirmatórios, ou sejam, são usados para testar hipóteses Estudos transversais – os dados são coletados em um único ponto no tempo e sintetizados estatisticamente – Ex. Surveys Baseada em mensurações de amostras descrevem população Incluem as estatísticas tradicionais de classificações (melhor/pior), contagens de frequência simples (quantidade), classificações transversais (frequências contingentes), médias de grupo, média por contingente (médias por grupos) ou correlações. Estudos longitudinais – também baseado em amostras, os dados são coletados das mesmas unidades de amostras em diversos pontos no tempo Os dados representam uma série temporal de observações Permitem mapear elementos administrativos de modo que se possam observar as tendências (ex. Desempenho dos empregados) Às vezes empregam um painel – uma amostra fixa organizada com o propósito de coletar dados

10 (Cont.) Capítulo 2 – Fundamentos do Plano de Pesquisa
Pesquisa causal – testam se um evento causa um outro evento ou não (uma mudança em um evento causa ou não mudança correspondente em outro evento) Sequência temporal – a causa deve ocorrer antes do efeito Covariação – uma mudança na causa está associada com uma mudança no efeito Associação não-espúria – a associação existe mas exige que outras causas potenciais sejam controladas Sustentação teórica –há uma explicação lógica para o porquê da existência de relação entre a causa e o efeito Os planos causais são complexos, exigem uma execução precisa e tomam tempo desde o planejamento até a execução e podem ser muito onerosos A causalidade é estabelecida através da experimentação Experimento – um plano causal em que o pesquisador controla uma “causa” potencial e observa seus efeitos correspondentes – realizado per meio da manipulação Há experimentos de laboratório e de Campo

11 (Cont.) Capítulo 2 – Fundamentos do Plano de Pesquisa
Planejamento e Implementação do Projeto de Pesquisa A seleção do melhor projeto – depende da questão de pesquisa Observação de dados para conhecimento – quase sempre os projetos de pesquisa envolvem análises de dados Dados objetivos versus subjetivos Objetivos – números dos quais é difícil discordar Subjetivos – oriundos da opinião de indivíduos Dados primários e dados secundários primários –coletados para os objetivos da pesquisa Secundários – coletados de outros pesquisas ou sistemas de informações (mais difícil de avaliar sua qualidade) Dados quantitativos versus dados qualitativos Quantitativos – números são utilizados diretamente para representar as propriedades de algo Qualitativos – representam descrições de coisas sem a atribuição direta de números

12 Cap. 3 – Pesquisa e Decisões Criativas
Os pesquisadores em Administração decidem o tipo de projeto de pesquisa, os dados e a abordagem estatística que serão usados para determinadas questões de pesquisa


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