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Marcel, Lilian e Ana Carolina. Nosso trabalho é, resumidamente, orientar e executar os procedimentos necessários ao andamento da vida acadêmica do aluno,

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Apresentação em tema: "Marcel, Lilian e Ana Carolina. Nosso trabalho é, resumidamente, orientar e executar os procedimentos necessários ao andamento da vida acadêmica do aluno,"— Transcrição da apresentação:

1 Marcel, Lilian e Ana Carolina

2 Nosso trabalho é, resumidamente, orientar e executar os procedimentos necessários ao andamento da vida acadêmica do aluno, desde a inscrição para ingresso nos cursos de Pós- Graduação do IAG até a defesa de dissertação/tese do aluno. Por conta principalmente dos alunos, ocorre nosso contato com os demais setores, docentes, Reitoria e pessoas externas.

3 Exemplo: Para viabilizar a ocorrência de uma defesa de tese ou dissertação, temos que executar procedimentos em conjunto com: aluno, docente interno, docente externo, agências de viagens, hotéis, secretarias de departamento, ATFN, tesouraria, Convênios, Audiovisual, Copa, Gráfica, Biblioteca.

4 Solicitação de verba para pagamento de honorários de professores externos a USP, participantes de bancas de defesa Solicitação de verba para envio de sedex (teses e dissertações), reconhecimento de firma (documentos para alunos estrangeiros) etc

5 Solicitação de pagamento de honorários de professores da USP, que participaram de bancas julgadoras de defesa de Mestrado e Doutorado.

6 Encaminhamento de memorandos de verba da capes para diárias, passagens para professores (participantes de bancas de defesa, eventos etc)

7 A Pós e o coordenador de Programa autorizam impressão de teses e dissertações para alunos que irão depositar seus trabalhos com verba da capes Impressão de certificados e cartazes para divulgação de eventos, cursos, estágio PAE etc

8 Encaminhamento de teses e dissertações defendidas impressas e em versão eletrônica (versão original e versão corrigida, quando houver)

9 Atualmente a Pós-Graduação (CPG) realiza um evento anual (Simpósio de Pós-Graduação do IAG)

10 solicitação de serviço de copa para: defesas, reuniões e eventos.

11 Em conjunto com o Serviço de Graduação, a Pós forma a linha de frente do atendimento direto aos alunos e docentes do Instituto. Através de nosso intermédio, diversos assuntos chegam às instâncias superiores.

12 Nosso trabalho está intimamente ligado ao fluxo de atividades de toda ATAc. A seguir, veremos exemplos disso...

13 Além de cursar disciplinas, os alunos de Pós- Graduação precisam ser aprovados em atividades do respectivo Programa: Exame de proficiência em inglês (no curso de Geofísica a proficiência em inglês é exigida na inscrição do processo seletivo) Exame de proficiência em português (para alunos estrangeiros, além da proficiência em inglês, exigi-se a proficiência em português) Relatório de Atividades semestrais Exame de qualificação (quando exigido – no mestrado da Geofísica e da Astronomia não é exigido) Defesa da dissertação e tese

14 Declarações geralmente solicitadas pelo aluno (de bolsa, de matrícula, de disciplinas, histórico escolar, certificado de defesa, participação estágio PAE etc) Os alunos durante o curso podem: Realizar Estágio PAE Realizar Estágio sanduíche no exterior (doutorado – ex: capes 4 a 12 meses) Solicitar inclusão de coorientador no seu projeto de pesquisa (somente alunos de doutorado ou mestrado interunidades) Solicitar Convênio de coorientação visando a dupla- titulação (somente alunos de Doutorado) Pedidos de auxílio-aluno à Reitoria (Viagens ao exterior para pesquisa e/ou participação em congressos, para alunos de Pós-Graduação da USP matriculados nos cursos de doutorado e, excepcionalmente, de mestrado.)

15 Seguem alguns exemplos da relação com os docentes : - levantamento de dados solicitados pelos professores - listas de alunos matriculados, de s, de conceitos etc - declarações de participação em exames de qualificação, defesa, participação como supervisor do PAE, responsáveis por disciplina - credenciamento e recredenciamento de orientadores - credenciamento e recredenciamento de disciplinas - pedido de auxílio docente à Reitoria (Ex: apoiar Orientadores Credenciados em Programas de Pós- Graduação da USP para visitas de curto, médio ou longo prazo a Centros de Excelência comprovada e/ou participação em eventos de projeção internacional) - agendamento e preparação das defesas

16 INGRESSO DE ALUNOS Troca de informações e solicitações sobre alunos que estão saindo da graduação para entrar na Pós. COLAÇÃO DE GRAU – grande parte dos alunos que ingressam na Pós fizeram a graduação no IAG. Para o ingresso na Pós o aluno deve apresentar declaração de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Deste modo é importante o contato com a Graduação para agendamento de datas de colação de grau que não impossibilitem o ingresso na Pós, tanto no 1º (até final de fevereiro) como no 2º (até o final de julho) semestre. Atualmente há ingresso na Pós-Graduação no 1º (março) e 2º (agosto) semestres de cada ano para os Programas de Astronomia e Geofísica. E para o Programa de Meteorologia o ingresso é 1x ao ano no 1º semestre (março)

17 Programa de Aperfeiçoamento de Ensino ( PAE) O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da USP destina-se a aprimorar a formação de alunos de pós-graduação para a atividade didática de graduação e está composto de duas etapas: a) Preparação Pedagógica (disciplina AGG5900); b) Estágio Supervisionado em Docência. ESTÁGIO PAE (2ª etapa) Para o primeiro semestre de cada ano, o processo seletivo deverá ocorrer nos meses de outubro/novembro, com data de entrega à Comissão Central em 30 de novembro. Para o segundo semestre de cada ano, o processo seletivo deverá ocorrer nos meses de abril/maio, com data de entrega à Comissão Central em 10 de junho. Necessidade de confirmação do oferecimento de disciplinas da graduação no próximo semestre para realização do estágio PAE Troca de informações sobre alunos de Pós que foram contemplados com bolsa para posterior distribuição de bolsas de monitoria da Graduação

18 Distribuição de salas de aula do Instituto Após a distribuição de salas de aulas feita pela Graduação na Intranet, são distribuídas as salas para a Pós. OBS: a sala 15 do IAG está reservada para defesas.

19 Solicitação de equipamentos para realização de defesas, reuniões e eventos Defesas de videoconferência: consulta a instituição externa sobre aparelho de videoconferência (compatibilidade). Possibilidade de utilização do programa Skype como segunda opção. Agendamento de teste antes da defesa. *atualmente é permitida a participação de membro de banca por videoconferência: (um membro no Mestrado e no máximo dois membros no Doutorado) Prestação de consultoria em relação a equipamentos.

20 Membros de comissão: CCP CPG PAE

21 Respaldo para nossas atividades administrativas Intermédio entre a Pós e a Direção do Instituto Intermédio entre a Pós e a Congregação e a CCInt (ex: o convênio de dupla titulação – envolve a Comissão de Pós-Graduação, a Congregação e a CCInt Local) Publicação de editais Normas e regulamentos dos Programas (Congregação)

22 Um excelente final de semana!


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