A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História Prof. Milton. Afinal, ele governou o país por mais de dezoito anos, de várias formas: como ditador, presidente por eleição indireta e por eleição.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História Prof. Milton. Afinal, ele governou o país por mais de dezoito anos, de várias formas: como ditador, presidente por eleição indireta e por eleição."— Transcrição da apresentação:

1 História Prof. Milton

2 Afinal, ele governou o país por mais de dezoito anos, de várias formas: como ditador, presidente por eleição indireta e por eleição direta. Em torno de sua personalidade e de sua ação política, ergueram-se um culto e uma repulsa.

3 O culto foi tecido com a imagem do homem que esteve à frente das transformações econômicas e sociais, como um nacionalista que resistiu aos trustes estrangeiros, como o primeiro estadista a vir em socorro dos humildes, implantando no país uma legislação trabalhista.

4 A repulsa batia em teclas pessoais – a frieza, o caráter dissimulado – e em traços negativos do homem público, entre eles o autoritarismo, que atingiu sua forma plena no Estado Novo, e a manipulação assistencialista dos trabalhadores. FAUSTO, Boris. GETÚLIO VARGAS: o poder e o sorriso. São Paulo: Cia das Letras, 2006, p. 12 e 13.

5 Décadas de 1920 e 1930: Antiliberalismo; Fascismo; Stalinismo; Descrença no Capitalismo; Crise de 1929; Autoritarismo.

6 Conjuntura política após 1935: Tentativa de Golpe Comunista – Intentona Comunista. Liderança de Luís Carlos Prestes, Capitão do Exército e ex-líder Tenentista, convertido ao Comunismo. Expectativa de novas eleições.

7 Características do Estado Novo: Características fascistas. Valorização do autoritarismo governamental. Apoio da burocracia civil e militar. Apoio da burguesia industrial.

8 Características: Elaborada por Francisco Campos. Legitimou o Estado autoritário. Centralizadora. Destruiu a autonomia dos governos locais. Polaca. Destruiu o Congresso Nacional e a Democracia.

9 CSN – Conselho de Segurança Nacional (Controle Militar). DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda (Censura). DASP – Departamento Administrativo do Serviço Público (Modernização do serviço público, plano de carreira, concursos).

10 Ideologia Racista. Projeto Educacional. Radiodifusão – Hora do Brasil. Datas Cívicas: Dia do Trabalho; Independência; Semana da Pátria...

11 Incentivo à industrialização. Substituição de importações. Indústria de base: siderurgia, metalurgia, petrolífera e de cimento. Órgãos governamentais para planejamento econômico: CTEF (Ferrovias), DNER, CNP (Petróleo). Empréstimos: Alemanha e EUA. CSN: Companhia Siderúrgica Nacional.

12 Peleguismo. Sindicalismo corporativista – Justiça do Trabalho – Salário mínimo e Carteira de Trabalho – CLT.

13

14 Envio da FEB à Europa. Fim da II Guerra Mundial – Manifesto dos Mineiros. Estudantes da Faculdade de Direito de São Paulo. Fortalecimento da Oposição. Fim da Censura – liberdade de Imprensa. Movimento Queremista.

15 Eleições de 1945: UDN – União Democrática Nacional: Brigadeiro Eduardo Gomes. PCB – Partido Comunista do Brasil: Yedo Fiúza. PSD - Partido Social Democrático: Gal. Eurico Gaspar Dutra. PTB – Partido Trabalhista Brasileiro: Apoiou Dutra.

16 Juan Domingo Perón Argentina Getúlio Vargas Brasil Lázaro Cárdenas México


Carregar ppt "História Prof. Milton. Afinal, ele governou o país por mais de dezoito anos, de várias formas: como ditador, presidente por eleição indireta e por eleição."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google