A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando assento e quando me levanto; De longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando assento e quando me levanto; De longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e."— Transcrição da apresentação:

1 Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando assento e quando me levanto; De longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos são bem conhecidos por ti. Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor. Tu me cercas por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim. Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance; é tão elevado que não o posso atingir. Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença?

2 Caçula entre doze irmãos Contava os segredos dos irmãos (Gn 37.2) Preferido do papai (Gn 37.3) Sonhos de grandeza (Gn 37.7, 9) Vendido como escravo (Gn 37.28) Preso por que não quis ter relação íntima com a mulher do senhor (Gn 39.10)

3 A consciência de que Deus está presente determina o bom testemunho do crente Essa consciência capacitou José a dar um bom testemunho. Vejamos 3 áreas: 1. Serviço ao próximo (Gn 40.4) – José... Os servia.

4 As prisões egípcias serviam a três propósitos: Cárceres locais (tal como as prisões atuais); Reservas de trabalhos forçados para o estado; Prisioneiros em prisão preventiva esperando julgamento.

5 José sempre serviu com fidelidade: Em casa ao pai. Cuidava dos rebanhos (Gn 37.2); Na casa de Potifar (Gn 39.6); Lucas 16.10: Quem é fiel no pouco também é fiel no muito.

6 1. Serviço ao próximo (Gn 40.4) – José... Os servia. Marcos a 45: Mas Jesus, chamando-os para junto de si, disse-lhes: Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar- se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. Pois o próprio filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e das a sua vida em resgate por muitos.

7 1. Serviço ao próximo (Gn 40.4) – José... Os servia. João –...eu vos dei o exemplo, para que como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do aquele que o enviou. Isaías...eis-me aqui, envia-me a mim. (Is 6.1, 8) Quanto maior for a consciência da presença de Deus em nossa vida, maior será nosso serviço aos outros.

8 A consciência de Deus presente capacitou José a ser sensível aos outros (v. 6)...notou que estavam abatidos. A solução dos problemas está em Deus! Tivemos sonhos e não há quem os interprete. Ele respondeu: Não são de Deus as interpretações? (v. 8).

9 Princípios vitais para nossa vida cristã: 1. Deus pode resolver os problemas e até evitar que aconteçam É possível não se revoltar contra Deus quando enfrentamos uma situação de crise Devemos fazer nossa parte para tentar solucionar o problema (cf. vv ).

10 Essa consciência capacitou José a servir e a ser sensível aos problemas dos outros mesmo na hora da angústia. Mas também o capacitou numa terceira área... A consciência de que Deus está presente capacitou José a ser verdadeiro ( vv. 13, 19) José falou de salvação quando necessário e de condenação quando foi preciso.

11 Num primeiro momento podemos não perceber o benefício de ser verdadeiro (cf. Gn 40.23). Aquela atitude de José fez uma diferença enorme para o resto de sua vida: Chefe dos copeiros: E tudo aconteceu conforme ele nos dissera... (Gn 41.13) Faraó: Será que vamos achar alguém como este homem, em quem está o espírito divino? (Gn 41.38)

12 Se temos consciência de que Deus está presente devemos sempre perguntar antes de agir: Deus aprovaria esse meu negócio? Isso não seria uma ofensa à Sua santa presença comigo? Deus aprovaria esse meu relacionamento? Aprovaria os lugares que eu freqüento? Aprovaria esses pensamentos?

13 Essa consciência deve nos capacitar a... Servir ao próximo; A ter mais sensibilidade; E também a ser verdadeiros.

14


Carregar ppt "Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando assento e quando me levanto; De longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google