A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O IMPERIALISMO Prof.ª Viviane Jordão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O IMPERIALISMO Prof.ª Viviane Jordão."— Transcrição da apresentação:

1 O IMPERIALISMO Prof.ª Viviane Jordão

2 Política de expansão e domínio territorial e/ou econômico de uma nação sobre outras.

3 A palavra “imperialismo” apareceu apenas em 1870, sendo bastante utilizada entre 1890 e 1914, e servindo ainda hoje para designar práticas militares e culturais desenvolvidas por potências para exercer domínio sobre outros Estados, politicamente independentes.

4 INTRODUÇÃO A partir de 1830, a Revolução Industrial se espalhou pela Europa. Países como Bélgica, França, Alemanha, Itália e Rússia começaram a se industrializar em momentos diferentes, causando uma grande concorrência comercial entre eles. Além desses países EUA e Japão se industrializaram, acirrando as disputa dos países industrializados por matérias-primas e mercados consumidores. Acirrando = estimulando

5 IMPERIALISMO A concepção de Imperialismo constituiu-se de duas características fundamentais: O investimento de capital em territórios externos; A propriedade econômica monopolista. “Um país imperialista era um país que dominava economicamente outro país”.

6 Por volta de 1860, iniciou-se a Segunda Revolução Industrial, caracterizada pela descoberta de novas fontes de energia, como o petróleo e a eletricidade, além de novos materiais como o aço. Os capitalistas aumentaram a produtividade com a racionalização do trabalho dos operários e o desenvolvimento da produção em série. As fábricas passaram a ser controladas pelos bancos ou grandes conglomerados de empresas (trustes e cartéis), que detinham o monopólio dos mercados em seus países.

7 Trustes (fusão de diversas empresas do mesmo ramo).
Cartéis (grupo de grandes empresas independentes que estabelecem entre si um acordo com o objetivo de controlar os preços ou o mercado de um determinado setor). Holdings (empresa que domina o controle de ações sobre outras empresas, como possuidora da maior parte de suas ações).

8 Esses conglomerados ficaram tão poderosos que passaram a controlar os rumos das economias de seus países, pois não havia mais a livre concorrência – as pequenas empresas eram “engolidas” pelas grandes, que acabavam determinando os preços a divisão dos mercados para cada conglomerado industrial. Essa fase ficou conhecida como capitalismo financeiro ou monopolista, pois os bancos passaram a controlar a produção industrial.

9 A EXPANSÃO COLONIAL CAPITALISTA
Entre 1880 e 1914, as grandes potências capitalistas dividiram entre si a influência sobre parte do planeta. Pintura indiana, c. 1840, de criança inglesa passeando acompanhada de criados nativos.

10 A EXPANSÃO COLONIAL CAPITALISTA FATORES
Fatores econômicos: busca por novos mercados, necessidade de novas fontes de energia e matérias-primas para a indústria em ascensão. Fatores políticos: campanha política, para mostrar o poderio nacional. Fatores culturais: justificou-se como uma missão civilizadora do homem branco, que levaria aos povos “atrasados” as conquistas da ciência e da indústria. Ingleses sendo carregados por nativos no Ceilão, c

11 A colonização do século XIX foi diferente daquela ocorrida nos séculos XVI e XVII. Os novos colonizadores voltaram-se para a Ásia e para a África, enquanto os colonizadores do Antigo Regime concentraram seus esforços no Novo Mundo. O novo colonialismo serviu para os países europeus aliviarem seu excesso populacional, enviando os pobres e condenados pela justiça para suas colônias.

12 Mercado Consumidor; Mercado fornecedor de matéria-prima; Mercado fornecedor de mão-de-obra; Mercado para investimento de capitais. 2ª Rev. Industrial Aumento da produção; Mercado saturado; Acumulo de capital. Entre 1880 e 1914, a maior parte do mundo, à exceção da Europa e das Américas, foi formalmente dividida em territórios sob governo direto ou sob política indireta de um ou outro estado de um pequeno grupo

13

14 A PARTILHA DA ÁFRICA O pontapé inicial para o domínio imperialista da África pelos europeus foi a conquista da Argélia pelos franceses, em 1830. Em 1867, foram descobertas minas de diamantes no Transvaal (região no sul da África). Em 1889, ouro e cobre foram descobertos na Rodésia (hoje Zambia e Zimbábue). Os países europeus que experimentavam o processo de industrialização começaram a anexar territórios africanos aos seus impérios. Parei nesse slide, rever o restante pág D10 da Apostila.

15 Ilustração do século XIX onde as potências industriais “dividem” a China.

16 Os europeus na África antes do século XIX
África por volta de 1830

17 PARTILHA DA ÁFRICA

18 PARTILHA DA ÁSIA E DA OCEANIA

19 IMPERIALISMO NORTE AMERICANO
Doutrina Monroe – “A América para os americanos”. Essa política visava proteger o continente americano da influência dos europeus, principalmente das decisões do Congresso de Viena, que defendia, entre outras coisas, a legitimidade das metrópoles europeias em recolonizar seus territórios na América. Investiam na produção de matérias-primas.

20 Consequências do Neocolonialismo / Imperialismo
• Desestruturação de sistemas produtivos locais. • Fome endêmica, miséria crônica. • Submissão econômica das regiões dominadas. • Agravamento de conflitos regionais. • Tribos nômades foram obrigadas a se fixarem. • Confisco de terras dos povos nativos. • Ruptura do sistema de vida local. • Interferência cultural: mudança de hábitos costumes crenças e consumo. • Desenvolvimento de nações industrializadas. • Disputas imperialistas • I Guerra Mundial.

21 QUESTÕES O pensamento europeu no século XIX, foi influenciado por dois ideários. Quais são eles? Explique. Defina Liberalismo. O que significa socialismo utópico? Quem foram os pensadores do Socialismo Científico? Qual foi sua teoria? Como podemos definir Anarquismo? O que é Imperialismo? Faça uma tabela sobre as diferenças entre a colonização do século XVI e o século XIX. Fale sobre a Doutrina Monroe. O que é e qual o seu objetivo. Cite três consequências do Imperialismo?


Carregar ppt "O IMPERIALISMO Prof.ª Viviane Jordão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google