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Viviane Conceição de Oliveira Antonello Orientador: Leonardo Pozza

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Apresentação em tema: "Viviane Conceição de Oliveira Antonello Orientador: Leonardo Pozza"— Transcrição da apresentação:

1 Viviane Conceição de Oliveira Antonello Orientador: Leonardo Pozza
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS QUALIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AO PROGRAMA DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SEDE NA CIDADE DE QUITANDINHA, PR Viviane Conceição de Oliveira Antonello Orientador: Leonardo Pozza Pelotas 2013

2 INTRODUÇÃO A Hipertensão Arterial Sistêmica e o Diabetes Mellitus são considerados um problema grave de saúde pública no Brasil e no mundo. Estratégias de saúde pública são necessárias para a ênfase nos fatores de risco, que quando observados reduzem consideravelmente o risco de exposição as complicações, e proporcionam melhora na qualidade de vida do indivíduo.

3 Quitandinha - PR

4 Ação Programática * Manter o cuidado continuado, para com o grupo de hipertensos e diabéticos; * Educar e preparar portadores dessas patologias e suas famílias para o autocuidado; * Monitorar a assistência, prevenir complicações; * Supervisionar o cuidado nos diferentes níveis de complexidade.

5 QUITANDINHA O município de Quitandinha possui uma área de 447 km² e população de habitantes (IBGE, 2010), localizado na região metropolitana de Curitiba Hospital Municipal SAMU Bravo NIS I Unidade de Atenção Primária a Saúde da Família Centro Social Rural - 10 Mini Postos

6 UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE DA FAMÍLIA (SEDE)
SMS Unidade de Atenção Primária a Saúde Da Família 01 NIS CAMI Marcação de Exames e Consultas Fisioterapia Psicologia ECG

7 Unidade de Atenção Primária a Saúde da Família (SEDE)

8 OBJETIVO GERAL Melhorar a qualidade do atendimento aos adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus.

9 METODOLOGIA Contexto: UBS Sede, no município de Quitandinha Referencial Teórico: Protocolos do MS, Cadernos de Atenção Básica nº 15 e 16 de DM e HAS, respectivamente. Público Alvo: Todos os pacientes hipertensos e diabéticos pertencentes à área de abrangência .

10 METODOLOGIA Ações no eixo de organização e gestão do serviço: Acolhimento, supervisão, gerenciamento e busca ativa Ações no eixo de monitoramento e avaliação: Monitorização de novos cadastros, consultas e exames complementares.

11 METODOLOGIA - Ações no eixo de engajamento público: Orientação comunidade, realização de consultas eletivas médicas e de enfermagem. - Qualificação da prática clínica: Capacitação da equipe e dos ACS. - Ações no eixo de organização e gestão do serviço: Visitas domiciliares, planejamento da agenda.

12 Objetivos, Metas e resultados
Meta: Rastrear e captar 100% dos adultos com 18 anos ou mais para HAS. Figura 1: Cobertura do programa de atenção ao hipertenso na UBS.

13 Objetivos, Metas e resultados
Meta: Capacitar 100% dos profissionais no atendimento ao paciente hipertenso e/ou diabético conforme protocolo adotado na UBS (Ministério da Saúde). Figura 3: Proporção de profissionais capacitados para trabalhar na intervenção.

14 Objetivos, Metas e resultados
Meta: Realizar exame clínico apropriado em 100% das consultas, médica e de enfermagem, incluindo exame físico dos pés, com palpação dos pulsos tibial posterior e pedioso e medida da sensibilidade a cada 03 meses para diabéticos. Figura 4: Proporção de hipertensos com o exame clínico em dia de acordo com o protocolo.

15 Objetivos, Metas e resultados
Meta: Recomendar a solicitação de exames complementares periódicos em 100% dos pacientes. Figura 5: Proporção de hipertensos com os exames complementares do protocolo em dia.

16 Objetivos, Metas e resultados
Meta: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos acompanhados na UBS. Figura 9: Proporção de hipertensos com cadastro no programa HIPERDIA ou em planilha própria.

17 Objetivos, Metas e resultados
Meta: Requerer a estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos acompanhados na UBS periodicamente (pelo menos uma vez ao ano). Figura 10: Proporção de hipertensos com estratificação de risco cardiovascular por exame clínico em dia.

18 Objetivos, Metas e resultados
Meta: Ofertar consulta periódica com dentista a 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos. Figura 11: Proporção de hipertensos com consulta periódica com dentista.

19 Objetivos, Metas e resultados
Meta: Rastrear e captar 100% dos adultos com 18 anos ou mais para DM. Figura 15: Cobertura do programa de atenção ao Diabético na UBS.

20 Objetivos, Metas e resultados
Meta: Recomendar a solicitação de exames complementares periódicos em 100% dos pacientes. Figura 18: Proporção de diabéticos com os exames complementares do protocolo em dia.

21 Objetivos, Metas e resultados
Meta: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos acompanhados na UBS. Figura 22: Proporção de diabéticos com cadastro no programa HIPERDIA ou em planilha própria.

22 Objetivos, Metas e resultados
Meta: Ofertar consulta periódica com dentista a 100% dos pacientes diabéticos. Figura 24: Proporção de hipertensos com consulta periódica com dentista.

23 Resultado -Monitorização das ações realizadas, cuidado holístico
- Melhoria da qualidade da assistência prestada aos hipertensos e diabéticos, -Monitorização das ações realizadas, cuidado holístico - Integração com o serviço de odontologia, aumento no número de atendimentos de hipertensos e diabéticos. - Trabalho em equipe.

24 DISCUSSÃO - A intervenção propiciou a ampliação da cobertura da atenção aos hipertensos e diabéticos. - Melhorou a proporção de hipertensos com o exame clínico, consulta médica, e a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo.

25 DISCUSSÃO - Os pacientes foram encaminhados à consulta odontológica e orientados quanto à prática de atividades físicas regulares, alimentação e hábito de vida saudáveis e abandono do tabagismo.

26 DISCUSSÃO - Capacitação relativas ao rastreamento, diagnóstico, tratamento e monitoramento da HAS e DM. - Otimização da agenda médica e de enfermagem.

27 DISCUSSÃO - O impacto da intervenção percebido pela comunidade, satisfação com a prioridade no atendimento e com os encaminhamentos realizados. - A intervenção não será por enquanto incorporada a rotina da unidade de saúde, ficará como modelo para um futuro projeto da gestão municipal.

28 REFLEXÃO CRÍTICA - A aprendizagem é o resultado de todos os esforços realizados para atingir um objetivo e as estratégias utilizadas e os valores envolvidos pelo curso proporcionaram o aprendizado esperado.

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