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Planejamento 1 Verbete: planejar

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Apresentação em tema: "Planejamento 1 Verbete: planejar"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento 1 Verbete: planejar
1. Fazer o plano ou planta de; projetar, traçar: 2. Fazer o planejamento de; elaborar um plano ou roteiro de; programar, planificar: 3. Fazer tenção ou resolução de; tencionar, projetar: Planejamento 1

2 TEMPO MÉDIO DE APOSENTADORIA
Trabalho e Aposentadoria INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: 19,7% TRABALHO 49,3% TEMPO MÉDIO DE APOSENTADORIA 31% 16,5% Fonte : OCDE/2000 e IBGE *Em percentuais (%)

3 Gastos com a Previdência Gastos com previdência
Gastos Totais com Previdência e com Previdência dos Servidores Públicos em Países da OCDE (1998) e no Brasil (2002) em % do PIB Generosidade do nosso Regime de Previdência De acordo com dados da United Nations Population Division[1] e do IBGE, somente em 2021 o Brasil terá a mesma proporção de idosos que em 2000 têm a Argentina (13,8%). Em 2027, estaríamos equivalentes aos EUA atuais (16,1%). Em 2038, atingiríamos o percentual da França (20,5%) e, somente em 2045 estaríamos com o mesmo perfil de idosos que a Alemanha e Japão têm atualmente, que é de 23,2%. [1] World Population Prospects – The 2000 Revision Highligths.ONU, Nova York, 2001. Fonte: OECD Social Expenditure Database e MPAS

4 Déficit do INSS em Bilhões de Reais
Receita e Despesa em relação ao PIB 46,0 7,13% 5,32% 1,81% Fonte: Divisão de Programação Financeira do INSS e IBGE (Dez/2007)

5 Benefícios Emitidos (Abr/2008)
0,0% Cerca de 66,2% dos benefícios pagos pela Previdência Social em Abril/08 possuíam o valor de até um salário mínimo, o que representa um contingente de 17,4 milhões de beneficiários diretos. 0,0% 0,2% 1,8% 3,4% 5,5% 7,2% 16,8 milhões de pessoas: 1SM 13,2% 66,2% 601,7 mil pessoas: < 1SM 2,4% Fonte: MPS

6 Despesas não-financeiras do Governo
Em % 1987 2005 PAGAMENTO DIRETO A PESSOAS 38,8 75,2 Benefícios assistenciais e subsidiados (a) 3,1 21,1 Inativos e Pensionistas 6,1 12,3 Benefícios do INSS acima de 1SM (b) 13,0 27,6 Ativos 16,6 14,2 SAÚDE (Somente Despesas Correntes) 8,0 8,1 OUTRAS DESPESAS CORRENTES 38,9 14,1 Obrigatórias 0,0 5,9 Discricionárias INVESTIMENTOS 2,7 SUB-TOTAL 53,1 16,8 TOTAL 100 Política Monetária Política Econômica Política Fiscal 53,1 16,8 A) Seguro-desemprego, LOAS, RMV, Aposentadoria Rural, benefícios urbanos de 1SM e Bolsa Família. B) Inclusive sentenças judiciais Fonte: Raul Velloso

7 RGPS / INSS 7 Homem das cavernas....
Nas primeiras grandes civilizações... 7

8 INSS Sistema Previdenciário Brasileiro Obrigatórios Voluntário
Regime Geral Regime Funcional Previdência Complementar Previdência Funcional Complementar União Estados Municípios MPAS Trabalhador do Setor Privado Servidores Públicos Fechada Aberta Fechada Embora possuam características próprias que as distingam entre si sob a ótica da relação de trabalho, não se justifica tal segmentação do ponto de vista previdenciário. A situação da velhice e da incapacidade para o trabalho atinge a todos indistintamente e não pode estar vinculada às categorias profissionais, mas sim ao esforço contributivo proporcional Essas categorias se justificam quando, ainda, o Direito Previdenciário era uma vertente do Direito do Trabalho, sem autonomia ou traços próprios. Por isso, os segurados foram classificados segundo a relação de trabalho. Contudo, atualmente, embora o Direito Previdenciário mantenha laços muito próximos com o Direito Trabalhista, possui princípios, normas, regras e instituições específicos e suficientemente amplos de forma a caracterizar um corpo próprio. Com isso, torna-se possível conferir aos segurados tratamento segundo as características que possuam dentro do Direito Previdenciário, independentemente da relação de trabalho. Criação de parâmetro básicos e condições uniformes que assemelhem os dois regimes previdenciários No setor público é que ocorre o maior número de aposentadorias precoces, acumulação de aposentadorias com salário de outro emprego, onde é maior a duração dos benefícios e menor o prazo de carência. Eqüidade Social. Eqüidade inter e intra geracional INSTITUTOS AUTARQUIAS FUNDAÇÕES FUNDOS DE PENSÃO (Serviço Social Autônomo) INSS Fundos de Pensão Sociedades Anônimas Fundos de Pensão Sem fins lucrativos Direito Privado Com fins lucrativos

9 Aposentadoria por Tempo de Contribuição
Principais benefícios do INSS Aposentadoria por Tempo de Contribuição CARÊNCIAS: IDADE  Não há. TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO  35 anos (homem) e 30 anos (mulher). O papel que a proteção social desempenha é fundamental do ponto de vista de redistribuição de riqueza, de coesão social, de estabilidade política e de progresso econômico. Art. 194 da Constituição Federal define a Seguridade Social como um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde , à previdência e à assistência social ou, em outras palavras, destinadas à redução das desigualdades e à proteção dos cidadãos em situação de risco social. Objetivo da Previdência Social- repor rendas ao trabalhador em razão da perda da capacidade laborativa. Art 195 CF-Contribuição do Empregador e dos trabalhadores sobre salários só pode compor a receita da previdência. Para os outros dois programas assistenciais subsiste o Imposto de Renda e outras contribuições incidentes sobre a empresa, por conta do faturamento ou lucro, os concursos de prognósticos e mesmo receitas como COFINS, PIS e a própria CPMF, originalmente instituída com finalidade de financiar ações na saúde. A previdência social é um componente do Sistema de Seguridade Social que se destina a uma finalidade específica: PROVER SEGURO SOCIAL PARA A POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA E COM CAPACIDADE CONTRIBUTIVA. Por focar só no assalariado, na prática deixa de lado mais da metade da. população economicamente ativa que está desempregada ou na informalidade. Contribuição social do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada só pode compor a receita da previdência social. Não há contribuição do empregador para os demais elos do Sistema, para os quais existe o IR, Faturamento sobre o lucro, Cofins, PIS, concursos de prognósticos e a própria CPMF. A justiça social decorre da concepção de que previdência social, por seu caráter contributivo e retributivo, transforma-se em mais um instrumento pelo qual o cidadão com capacidade de obtenção de renda possa contribuir para o bem-estar do conjunto social, na exata proporção em que contribuindo e estando protegido pelo seguro social , não demandará outra políticas assistenciais ou protecionistas que poderão ser melhor aproveitadas por aqueles que estão à margem da sociedade produtiva . *Professor(a) tem redução de mais 5 anos. Aposentadoria por Idade CARÊNCIAS: IDADE  65 anos (homem) e 60 anos (mulher). TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO  15 anos Pensões 100% do Valor da Aposentadoria

10 $$$ $$$ INSS CONTA Repartição Simples Método do RGPS/INSS
Não Constitui Reserva Contribuição para o Pagamento dos Benefícios no Período Custo Crescente Regimes Financeiros nada mais são do que métodos de distribuição do Custo Previdenciário no tempo. São modelos de financiamento do Valor Atual dos benefícios Futuros e que buscam apenas definir como as contribuições necessárias ao cumprimento dos compromissos se distribuem ao longo do tempo. O Regime de Repartição funciona como um orçamento anual, onde os trabalhadores e empregadores de hoje contribuem para possibilitar o pagamento dos trabalhadores de ontem, que estão aposentados. Por sua vez os trabalhadores atualmente em atividade, quando, no futuro, passarem à inatividade terão suas aposentadorias financiadas pelos trabalhadores de então. O Regime de Repartição significa um pacto de gerações. Contrato intergeracional, através do qual os contribuintes recebem expectativas futuras cada vez mais difíceis de serem alcançadas, em contrapartida das contribuições vigentes. O equilíbrio econômico-financeiro dos sistemas custeados pelo Regime de Repartição depende do bom desempenho da economia, do nível de emprego, do salário médio do trabalhador e de aspectos demográficos. Alterações substanciais nas variáveis citadas exigem ajustes nos sistemas, para a manutenção do equilíbrio entre receitas e despesas. Na Repartição Simples, a sensibilidade reside fundamentalmente nas variáveis demográficas (natalidade e longevidade) e nas taxas de emprego formal. O INSS É MAIS UM IMPOSTO CONTA INSS $$$ $$$

11 ATIVOS INATIVOS X 1,5 1,0 ... Estudo de Caso – Repartição Simples 3,23
3.038,99 R$ 31% 942,09 212,72 729,37 425,44 ... 3,23 1 ATIVOS INATIVOS X 1,5 1,0

12 CRESCIMENTO POPULACIONAL
TAXA DE FECUNDIDADE Demografia CRESCIMENTO POPULACIONAL 3 2,5 1,9 1,4 1,2 0,9 0,6 0,4 0,2 1 2 4 1960 1970 1980 1990 2000 2010 2020 2030 2040 Fonte: IBGE

13 Pirâmide Populacional do IBGE
1980 2005 2020 2050 H M

14 Mercado de Trabalho 112 anos 56 anos 35 anos 15 anos 12 anos 5 anos
A aceleração do conhecimento telefone radar transistor AT 286 fotografia rádio televisão Circuito integrado do 486 ao Pentium 112 anos 56 anos 35 anos 15 anos 12 anos 5 anos 3 anos 1 ano 1 mês

15 57,5 milh. Tecnologia e Mercado de Trabalho MODERNIZAÇÃO TECNOLÓCICA
NOVAS TÉCNICAS DE GESTÃO TERCEIRIZAÇÃO Redução dos coeficientes de emprego por unidade de capital investido, ou do número de postos de trabalho por unidade de produto. A única vantagem sustentável de uma empresa é aquilo que ela coletivamente sabe, a eficiência com que usa o que sabe e a prontidão com que adquire e usa novos conhecimentos. Lula também regulamentou a redução do recolhimento ao INSS dos trabalhadores autônomos informais. A partir de abril, eles podem recolher 11% sobre um salário mínimo, em vez dos atuais 20% sobre o rendimento total mensal. A medida estava prevista no Supersimples, regime tributário para as micro e pequenas empresas. O governo estima que até 3,5 milhões de trabalhadores possam aderir ao novo sistema, gerando receita de R$ 1,65 bilhão por ano. A regulamentação da contribuição dos trabalhadores por conta própria e facultativos faz com que donas-de-casa, estudantes, bolsistas e até desempregados tenham acesso a todos os benefícios pagos pela Previdência, desde que paguem R$ 41,80 por mês a partir de maio e se aposentem com um salário mínimo. Para tanto, eles só poderão se aposentar por idade -e não mais por tempo de contribuição.

16 Uma das maiores do Mundo.
Equilibrio do Sistema IDADE MÍNIMA AUMENTO DE CONTRIBUIÇÕES REDUÇÃO DE BENEFÍCIOS Na abordagem de repartição e benefícios definidos a aposentadoria é paga sob a forma de anuidades cujo valor é definido em razão dos ganhos e dos anos de serviço anteriores da pessoa. Na ausência de ajustes ad hoc da fórmula de cálculo, os atributos dos benefícios definidos os isolam de alterações imprevistas dos ganhos, do retorno dos investimentos e da expectativa de vida no momento da aposentadoria. Entretanto, como se trata de financiamento em regime de repartição, eles são sensíveis a alterações da razão beneficiários/contribuintes. Alterações dos índices de natalidade ou de mortalidade ou da razão da população empregada para a população total acarretam desencontros entre receita agregada de contribuições e despesa agregada de benefícios. Estes são tipicamente resolvidos mediante alguma combinação de alterações das taxas de contribuição, do valor de qualquer subsídio do orçamento geral, da fórmula de cálculo dos benefícios aplicável aos que se aposentam cedo e dos procedimentos usados para reajustar os benefícios dos que os estão recebendo CUSTEIO BENEFÍCIO 34% Uma das maiores do Mundo. 16

17 da média dos 80% maiores salários de contribuição, desde Jul/94.
Impacto do Fator Previdenciário SIMULAÇÃO (ABR/08) Necessário mais 8 anos para alcançar o teto. Valor do Benefício = 60,81% da média dos 80% maiores salários de contribuição, desde Jul/94. REDUÇÃO DE 39,19%

18 5SM Diminuição do Teto do INSS TETO SM 10 ANOS 181,00% 245,83% AO ANO
607,80 415,00 424,67 434,56 444,69 455,05 465,65 476,50 487,61 498,97 510,59 522,49 534,66 547,12 559,87 572,91 586,26 599,92 613,90 5SM TETO SM 10 ANOS 181,00% 245,83% AO ANO 10,88% 13,21% DIF. ANUAL 2,33%

19 ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO DESCONHECIMENTO SOBRE PREVIDÊNCIA
Previdência Social Principais Problemas PLANOS GENEROSOS MERCADO TRABALHO Regimes não contributivos Transferências Urbano x Rural Falta de Idade Mínima. Aumento Real Salário Mínimo Teto Elevado 57,5 milhões de pessoas na informalidade/desempregadas. São 67% da PEA. Base Arrecadação-Folha Salários ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO DESCONHECIMENTO SOBRE PREVIDÊNCIA Perfil parecido com o da Europa em menos de 3 décadas. O que é Previdência? Existência de vários Regimes Falta de Transparência Falta de Governança

20 Assistência separada da Previdência Aposentadorias desatreladas do SM
RGPS Correções Assistência separada da Previdência Aposentadorias desatreladas do SM Rural Urbano ASSISTÊNCIA Teto Menor= 3 SM PREVIDÊNCIA Idade Mínima As funções esperadas de um sistema previdenciário com o mínimo de eficácia são: a função securitária, pois deve pagar aposentadorias justas, a função redistributiva, pois deve transferir renda dos segmentos mais ricos da população para os mais pobres e a função desenvolvimentista, pois as contribuições não devem somente cobrir gastos correntes e sim estar disponíveis para formação de poupança. Quanto mais flexível se torna a vida profissional, mais os cidadãos exigirão segurança dos respectivos sistemas de proteção social. Uma boa proteção social e um mundo empresarial de sucesso se reforçam mutuamente. O resultado disso é que, no ano passado, os trabalhadores rurais contribuíram com apenas R$ 3,8 milhões e com eles foram gastos R$ 32,36 bilhões com aposentadorias e pensões. As contribuições previdenciárias deste setor equivalem a somente 11,7% dos gastos. Já os trabalhadores urbanos contribuíram com R$ 119,7 bilhões e foram pagos R$ 133,2 bilhões em benefícios. Descontando o programa típico de assistência social para idosos com mais de 65 anos que não têm condições de subsistência- o chamado LOAS- que consumiu R$ 10 bilhões, a previdência urbana estaria praticamente equilibrada. 70% do furo total da previdência, que foi de R$ 43 bilhões no ano passado, está concentrado no setor rural. O restante nas “aposentadorias” urbanas LOAS. Nova Base Arrecadação Fator Previdenciário

21 REGIMES DE FINANCIAMENTO
Proposta de Reforma SALÁRIOS MÍNIMOS REGIMES DE FINANCIAMENTO ADESÃO GESTOR CONTRIBUIÇÕES Acima de 9 Capitalização Facultativa Bancos/ Fundos de Pensão Próprias 3 - 9 Compuls. Setor Para-Estatal / Fundos Multi-Patrocinados Encargos sobre a folha, recalculados 1 - 3 Repartição MPS/INSS MERCADO Separar Previdência de Assistência; Nova base de arrecadação e novas fontes de financiamento; Novo Teto; Idade mínima; Consolidação do Fator Previdenciário ESTADO 1 Assistência Social Compuls. Presidência/ Secretaria-Geral Impostos/Tesouro 21

22 Previdência Privada O grande propagandista da previdência privada é a previdência social 22

23 Previdência Social Empresarial Previdência Individual
Modelo dos três pilares Previdência Básica Contempla todos os cidadãos e independe de contribuição. Benefícios de 1 a 5 SM Previdência Social Empresarial Fundos de Pensão sem fins lucrativos contributivos ESTATAL EMPRESARIAL INDIVIDUAL Previdência Individual Voluntária Planos de Bancos e Seguradoras com fins lucrativos contributivos

24 Se aposenta pelo INSS ganhando R$1.958,45
Benefícios pagos pelo INSS EXEMPLO: 50 10% Salário = R$ ,00 40 13% Previdência Privada 30 17% 20 26% Nº de Salários Mínimos 15 34% Se aposenta pelo INSS ganhando R$1.958,45 7,3 SM 10 52% 7 74% VARIAÇÃO DE: 80% Fonte: Renato Follador Consultoria em Previdência (JAN/08) Simulação: Homem, 55 anos de idade, 35 anos de contribuição. Fator previdenciário de 0,7285. Quanto maior o seu salário, maior será a diferença entre o que você ganhava e o que o INSS vai lhe pagar. 24

25 Expectativa de Sobrevida no Brasil (1930/40, 1970/80, 2002, 2006)
IDADE Homem Mulher 50 18 20 22 24 26,1 30 26,5 30,6 55 16 17 19 21 22,4 25,9 22,8 26,4 60 13 14 21,9 19,3 65 11 15,8 18,3 16,1 18,7 70 8 9 15 13,2 15,3 Fonte: IBGE 25

26 COM CAR: Receberá 100 % do Benefício.
Capital Adicional de Risco  CAR 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% CAR-SEGURO 100% PREVIDÊNCIA PRIVADA INSS 5SM SEM CAR: Receberá 20% do Benefício. COM CAR: Receberá 100 % do Benefício.

27 FASE DE REALIZAR CONTRIBUIÇÕES FASE DE RECEBIMENTO DE BENEFÍCIOS
Capitalização Patrimônio acumulado ao longo do tempo deve ser suficiente para.. ATIVO LÍQUIDO Juros 20 anos FASE DE REALIZAR CONTRIBUIÇÕES 55 anos Valor do benefício FASE DE RECEBIMENTO DE BENEFÍCIOS PASSIVO ATUARIAL 85 anos ..pagar os “compromisso assumidos com participantes” (benefícios) 27

28 FECHADA ABERTA Previdência Complementar
Fonte: Consolidado Estatístico ABRAPP. ABERTA Fonte: Fenaprevi.

29 Fonte : GAZETA MERCANTIL – Fev/2007.
Patrimônio da Previdência Privada 24,3% do PIB Em bilhões de R$ Fonte : GAZETA MERCANTIL – Fev/2007.

30 Demonstrativo de Benefícios
Valor médio do benefício R$ 3.661,00 R$ 1.984,00 R$ 1.242,00 R$ 1.216,00 Fonte: ABRAPP (jan/07)

31 Nova tributação – MP 209/04 31

32 Participante com Salário de R$ 4.500,00
Cálculo das contribuições Participante com Salário de R$ 4.500,00 FAIXA SALARIAL PERCENTUAL CONTRIBUIÇÃO Até R$ 1.425, % R$ ,75 De R$ 1.425,00 a R$ 2.850,00 (R$ 1.425,00) % R$ ,00 De R$ 2.850,00 a R$ 4.275,00 (R$ 1.425,00) % R$ ,50 De R$ ,00 a R$ 4.500,00 (R$ 225,00) % R$ ,00 Total das Contribuições ,98 % R$ ,25 VANTAGEM FISCAL Faixa Imposto de Renda 27,5 % Isenção Fiscal R$ 74,04 Desembolso R$ 195,21 As contribuições são dedutíveis do IR até o limite de 12% da renda bruta Benefício estimado aos 55 anos = R$ ,00 (35 anos de contribuição – com 8% de rentabilidade)

33 Um dos mais importantes benefícios que uma empresa pode oferecer;
Vantagens da empresa Um dos mais importantes benefícios que uma empresa pode oferecer; Incentivo Fiscal; Poderá deduzir as contribuições de lucro real, até o limite de 20%. Vantagens no processo de seleção; Manter no quadro os melhores profissionais. Renovação do quadro na idade de aposentadoria; Opção de premiação por resultados empresariais; Responsabilidade Social. Melhora a imagem da empresa no mercado.

34 Fonte de renda alternativa à Previdência Oficial
Vantagens para o participante Fonte de renda alternativa à Previdência Oficial Incentivo Fiscal; As contribuições são dedutíveis do IR até o limite de 12% da renda bruta. Poupança Previdenciária individualizada; Os rendimentos são repassados para essa conta. Previdência Capitalizada Tabela I.R. mais vantajosa Tranqüilidade e segurança para a família no futuro.

35 Previdência Privada Aberta
Bancos e Seguradoras (Destinada a todo cidadão) O Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), criado em 1997, é um plano de contribuição definida, em que não há garantia mínima de rentabilidade, pois ela dependerá da estratégia de alocação dos recursos e dos retornos alcançados nos investimentos. O plano não obriga o segurado a uma contribuição fixa mensal, permitindo uma opção quanto à periodicidade e nível da contribuição. As aplicações no PGBL contam com benefícios fiscais, pois é possível abater as contribuições feitas do Imposto de Renda do segurado até 12% de sua renda tributável no ano. O Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) veio depois do PGBL, em julho de 2001, também é um plano de contribuição definida e tem como característica principal a tributação apenas sobre o ganho nas aplicações financeiras no momento do resgate, sem contar com os benefícios fiscais de abatimento do Imposto de Renda existentes no PGBL.

36 ITEM PGBL VGBL TRADICIONAL Características dos Planos Dedução Fiscal
Limitada a 12% sobre a base de rendimentos brutos Não Há Base de incidência do IR Sobre os valores totais do resgate ou da aposentadoria Só sobre a parcela correspondente ao rendimento no resgate ou aposentadoria Declaração do IR Formulário Completo Formulário Simplificado Tipo de Plano Contribuição Definida Benefício Definido

37 Market Share – Previdência Aberta
41,03% 4,07% 3,87% 16,40% 3,15% 12,72% 1,81% 6,76% 0,26% 4,38% Demais Entidades 4,64% Fonte: FENAPREVI Dez/07

38 Concentração por Tipo de Plano
Perfil Previdência Aberta (dez/2007) Carteira de Investimentos Concentração por Tipo de Plano Fonte: FENAPREVI Dez/07

39 Distribuição ativos Previdência Aberta Renda Fixa 75,06%
Retorno dos planos abertos foi de % e o dos Fundos de Pensão fechados foi de % x maior pela diversificação maior com substancial parcela do patrimônio aplicada em renda variável. Renda Fixa 75,06% Títulos Públicos 15,18% Renda Variável 7,64% Imóvel 2,11% Fonte: SUSEP abril/2.008

40 Previdência Privada Fechada
Fundos de Pensão (Destinado aos trabalhadores de determinada empresa, aos servidores de determinado RPPF ou ao trabalhador com vínculo profissional, classista ou setorial) 40

41 Carteira consolidada – Fundos de Pensão

42 PATRIMÔNIO TOTAL NO MUNDO É DE MAIS DE US$ 13 TRILHÕES
Fundos de Pensão no Mundo Em bilhões de US$ – 2007 NÃO BASTA POUPAR, TEM QUE INVESTIR. PATRIMÔNIO TOTAL NO MUNDO É DE MAIS DE US$ 13 TRILHÕES Fonte : Watson Wyatt e Pension & Investiments/2006 42

43 Fundos de Pensão - Participação
SIDERURGIA ENERGIA TELECOMUNICAÇÕES Valia, Previ Fiago Participações GTD Previ Previ Previ, Sistel Previ, Sistel, Petros OUTROS SETORES Peter Drucker Portos Hotéis e Resorts Hospitais Rodovias 43

44 ... ... Ministério da Previdência Social ESTATUTO Plano Plano Plano
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Regulamento Regulamento Regulamento PREVIOGMO Regulamento PREVIDEPAR O Fundo Paraná tem por finalidade instituir e administrar Planos de Benefícios de caráter previdenciário, acessíveis aos empregados das Patrocinadoras e aos associados dos Instituidores, na forma e sob as condições estabelecidas no Estatuto, nos Regulamentos dos Planos de Benefícios e na legislação vigente. ASSOCIAÇÃO Holding Os Planos de Benefícios Previdenciários e respectivos Planos de Custeio serão individualizados por Patrocinadora, por Grupo de Patrocinadoras, por Instituidor ou Grupo de Instituidores. ... Seguradora Paraná Banco Construtora Cada Plano de Benefícios terá denominação própria e será contabilizado de forma segregada.

45 Estratégia de Investimento
Combinar aplicações em RENDA FIXA E RENDA VARIÁVEL (Bolsa de Valores) BOLSA DE VALORES Ativo de maior retorno nos últimos anos Em 24 meses: Ibov 92,14%, CDI 28,7% Tendência de alta Projeção de 75 mil pontos para o final de 2008 Com o investment grade, o índice pode atingir 84 mil pontos Estabilidade ou Queda dos juros é positivo para a bolsa

46 SELIC TAXA REAL = 6,4% TAXA NOMINAL = 11,75% INFLAÇÃO = 5%
Taxa Nominal X Taxa Real TAXA NOMINAL = 11,75% INFLAÇÃO = 5% TAXA REAL = 6,4% SELIC CONCLUSÃO Quanto menor a SELIC, maior o fluxo de recursos para os fundos de ações. Os fundos que aplicarem 100% de seus patrimônios em títulos, com rendimentos próximos a taxa SELIC, não cumprirão a meta atuarial de 6% a.a. Portanto, é preciso diversificar os investimentos, alocando parte do patrimônio em renda variável. Acabou o maná dos títulos públicos que têm baixa volatilidade, baixo risco e pagavam enorme rentabilidade. Impossibilidade de cumprir a META ATUARIAL, aquele retorno estabelecido de forma que o Fundo possa cumprir com os compromissos com seus segurados. Assumir maiores exposições.

47 Diversificação Comparativo de rentabilidade
Período 31/12/1998 a 19/05/2008 1200% 1600% 0% Fonte: Fibra Notícias Ano 19, nº 142, Mai/Jun/Jul/07 75% RF 25% RV 50% RF 50% RV RF 25% RF 75% RV IBOV 47 47

48 Indicadores brasileiros
O valor de mercado subiu menos que o lucro das empresas que compõe o Ibovespa atual. Variação em % Fonte: Valor econômico

49 APLICAÇÃO 28/10/04 RESGATE 31/12/07
Custo de oportunidade APLICAÇÃO 28/10/ RESGATE /12/07 Diferença: 121% * Em 31/12/07

50 RENTABILIDADE ACUMULADA
Comparativo de Rentabilidade 26,52% 21,67% 13,19% 55% 45% 8,46% 8,30% 7,67% RENTABILIDADE ACUMULADA 74,24% Poupança 26,62% 50

51 Taxa de Administração Simulação

52 Tipos de Renda Resgate único

53 RENATO FOLLADOR Fone: 55 (41) 3351-9963 renatof@jmalucelli.com.br
53


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